E estamos nessa situação: semanas sem nenhuma informação nova quanto aos futuros projetos da Sega relacionados ao vigésimo aniversário do nosso querido ouriço. É comum tanta impaciência, já que não é todo dia que uma série de jogos completa vinte anos de existência.
Ao longo dessas duas últimas décadas, muitos jogos do Sonic foram lançados. Nessa longa história que teve seus altos e baixos, tivemos a oportunidade de testemunhar o empenho da Sega para fazer jogos do Sonic. Curiosamente, muitos fãs parecem não estarem satisfeitos com os últimos títulos do ouriço.
Bem, esse artigo especial tem como único objetivo nomear os
10 melhores títulos do Sonic. A seleção foi feita por mim e usarei certos
argumentos para explicar o porque da posição do título.
Para ser franco, o que tem me motivado a fazer esse Especial (que é o primeiro da SC) é exatamente o excesso de reclamações que os jogos do Sonic têm recebido. Fico imaginando se existe mesmo uma boa razão para tanta insatisfação. Será que os jogos do Sonic têm estado tão ruins? Ou é apenas neura dos fãs e críticos? Todos querem os jogos do ouriço da sua forma. Outros querem que a forma dos jogos seja a mesma dos clássicos. Outros dizem que do jeito que está, está perfeito, sendo que todo gamer são sabe a situação do Sonic hoje.
Essa seleção não planeja nomear através de uma simples opinião minha. A base da seleção foi feita através dos jogos do Sonic que foram bem-sucedidos durante esse longo tempo. Não no sentido de muitas vendas ou fama, e sim indo para o lado mais conceitual.
Bem, vamos começar...
--------------------------------
Primeiro de tudo, não estamos considerando as versões PS2/Wii desse game, uma vez que ela se diferem totalmente das versões PS3/Xbox 360, que é a referida aqui...
Talvez você não concorde com
Sonic Unleashed estando nesse Top, mas devo lembrar a característica que faz do Sonic um personagem singular:
velocidade. Quando digo velocidade, não estou dizendo correr na velocidade do som e sim ser rápido em todos os sentidos. As fases diurnas de
Unleashed mostram isso com uma facilidade monstruosa. Não é porque elas possam ser apenas correria desenfreada ou coisa parecida, mas esse game introduziu algo que deixou uma marca definitiva na série.
A fórmula por trás de Unleashed, criada graças à
Hedgehog Engine, não só fez muitos fãs adorarem a forma de como Sonic corre pelas fases em uma velocidade violenta, mas também trouxe um novo tipo de jogabilidade que se mostrou funcional. Trocar de perpectiva 2D para 3D (hoje a chamamos de 2.5D) foi um bela sacada da Sonic Team e veio mesmo em boa hora. O jogo como um todo não é algo de se chamar "perfeito", mas é totalmente jogável e divertido dependendo do gosto do jogador. Até mesmo o Werehog, que se tornou uma figura polêmica entre os críticos e fãs mais extremistas, mesmo tendo um gameplay lento e repetitivo, se mostrou funcional, coisa que alguns jogos pré-Unleashed não apresentavam.
Unleashed não é simplesmente o game mais rápido do Sonic em 3D, mas também é o jogo que mostrou o caminho certo para a Sonic Team seguir, com o objetivo de criar jogos do Sonic com muita mais qualidade. Não é o que o jogo possui mas o que ele realmente significa para a franquia o fez merecer a décima posição do Top.
--------------------------------
Vamos ser sinceros: Sonic realmente tem futuro nos consoles Nintendo. Desde a saída da Sega do ramo de consoles, a parte da série que se saiu mais bem sucedida foi a
Advance, lançada para o GBA. Em termos de crítica, foi a única série do ouriço que podemos dizer que "o sucessor é melhor que o anterior". E já que temos apenas três títulos carregando o nome da saga criada pela Dimps, é lógico que
Sonic Advance 3 seria o felizardo a aparecer no Top.
O jogo reune características de praticamente todos os principais jogos do Sonic lançado até o Sonic Battle, indo de fases com temáticas similares até a efeitos gráficos e sonoros. Em certos momentos, jogar Advance 3 pode dar um toque de nostalgia. Porém, o verdadeiro trunfo do game é a consistencia das fases unida ao excelente trabalho em duplas implementado, fazendo com que o game não se torne apenas pura plataforma, mas dá uma pitada de estratégia, pois nunca uma unica dupla resolve todos os desafios e puzzles, uma vez que os personagens mudam de comportamento dependendo da dupla formada. E o mais impressionante é que corrida, plataforma e estratégia num jogo de Sonic realmente combinam!
Isso sem falar do pequeno porém cativante enredo que se desenrola ao longo do game. Advance 3 pode não ser tão famoso quando os jogos 3D do Sonic, mas definitivamente merece um lgar de destaque entre os melhores game do ouriço.
--------------------------------
Se Sonic Rush já fazia muitos grudarem os olhos no Nintendo DS, o que poderemos dizer de
Rush Adventure? O game que dá continuidade à saga de Sonic com a nova personagem Blaze se consagrou como um dos títulos mais divertidos do Sonic não pela excessiva velocidade presente nas fases, mas por apresentar um novo e grande mundo a explorar pelos sete mares. A seções em alto-mar como waterbike, hovercraft e submarino, além de fazerem bom uso da touchscreen do portátil, expandem o fator "aventura" na medida certa, sem ficar repetitivo ou cansativo.
SRA mostra também como um enredo de Sonic pode ser simples, bem-feito e cativante, ainda mais por trazer o mundo de Blaze, com muitos novos personagens que ajudam a dar um toque bem original a trama. A jogabilidade em si é bastante sólida e divertida e se encaixa perfeitamente no estilo dos jogo do ouriço. A mistura de correria louca com aventuras nos oceanos deu ao jogo uma experiencia bastante produnda e... Ah, nem precisamos dizer mais nada: Rush Adventure é uma peça de ouro no Nintendo DS e merecedor do oitavo lugar no nosso Top!
--------------------------------
E lá estavamos nós, aguardando ansiosamente pelo grande lançamento de Sonic 4 Episode 1, tendo a certeza de que esse sim será o jogo que vingará os "fracassos" passados... Hoje, muitos reclamam por causa de uma física mau elaborada... que vexame por parte desses fãs... Isso tudo contribuiu para que
Sonic Colors conquistasse o título de "quebrador" do famigerado
Sonic Cycle.
Que Colors foi um sucesso inesperado, isso ninguém duvida. Mas que fosse causar um impacto tão grande na fanbase de Sonic e receber ótimas notas por parte dos críticos, isso ninguém esperava. Porém, se você ainda não enxergou a grandiosidade de Colors, pare para pensar: porque Colors? O que ele tem de especial? Simples, meus caros: já fazia tempos que um jogo 3D do Sonic funcionava de forma tão consistente...
É mais porque causa de Colors que Unleashed apareceu nesse Top, uma vez que o jogo "colorido" jamais existiria se Unleashed não tivesse sido lançado. O titulo absorve as qualidades do seu antecessor e aplica novas habilidades adquiridas com pequenos seres alienígenas. O mais impressionante nisso é como tal caracteristica foi tão bem trabalhada. Em Colors, os Wisps são parte importante da história, mas nas fases, os Wisps dão impressão de serem apenas novos power-ups. Tal fato dá uma profundidade bastante sutil ao título, apesar da história ser excessivamente simples para um jogo de Sonic em 3D. Felizmente, ela é simples o suficiente para agradar de fãs mais novos até fãs veterenos do ouriço.
E para melhorar a situação, não só a jogabilidade, mas o jogo todo parece funcionar de forma tão... homogênenea. É como se o jogo fluisse da forma mais natural possível, algo muito raro de acontecer em um Sonic 3D. Tais fatores nos levaram a posicionar Colors em sétimo lugar, o que, diga-se de passagem, foi definitivamente merecedor.
--------------------------------
Além de Sonic estar fazendo 20 anos, Shadow está fazendo 10! Isso deveria ser motivo de festa, pois
Sonic Adventure 2 é também referencia quando se trata de jogos do Sonic de qualidade. De todos os games do ouriço, esse certamente leva o fator ação ao extremo, com tanta prioridade em Action Stages. Jogar Sonic Adventure 2 faz o jogador entrar em um mundo onde ação está ocorrendo de forma altamente intensa, independente de qual personagem você está jogando.
Diferente do seu antecessor, SA2 tem mais apelo à jogatina do que ao enredo, coisa que à princípio é muito idiota de se falar, considerando a trama tão madura para um jogo de Sonic. Porém, considere que as fases desse game são ainda mais longas e em maior quantidade que o Adventure original, além da ausência dos Adventure Fields.
Mas isso é um problema do jogo? De forma nenhuma! Essa mudança repentina de estilo entre os Adventures foi o que trouxe aos personagens novas personalidades. É muito facil dizer qual dos Adventure é mais "cool". Basta escutar a soundtrack do game: me diga qual música dos jogos do Sonic é quase chamada de "hino do Sonic"?
Live and Learn, ora essa!
Talvez isso tenha causado uma grande divisão entre a fanbase de Sonic, por causa de aparição de Shadow, uma figura que fez um sucesso enorme entre os fãs pela sua forma "sombria" de agir. Agora, se perguntassemos a opinião de todos os que tenham jogado o game no bom e velho Dreamcast, a resposta será praticamente unânime. Vamos parabenizar Shadow e Rouge em 2011 colocando Sonic Adventure 2 em nosso sexto lugar!
--------------------------------
Agora vamos entrar no Top dos cinco melhores jogos do Sonic.
Afinal, nós estamos comemorando vinte anos de que? Não é vinte anos de Sonic, e sim o aniversário de vinte anos de lançamento do primeiro jogo da franquia. Realmente, considerando a ocasião e o jogo em questão, seria uma grande maldade não colocá-lo entre os melhores.
Sonic the Hedgehog marcou vidas de muitos gamers por aí. É um daqueles jogos que ficam preso na memória para sempre. Quer dizer, quem não se lembra da bela música da Green Hill Zone? Quem não se lembra da primeira batalha contra Robotnik com sua bola de ferro? Quem não se lembra dos caminhos em forma de "u" da Spring Yard Zone? Quem não adoraria esquecer a sua primeira vez no chefe da Labyrinth Zone? Todos esses momentos ficaram gravados na mente de quem jogou esse game... e esse game, até nos dias de hoje, não se torna enjoativo!
Se há algum jogo do Sonic que possa ser usado como maior referencia, esse é o Sonic 1. Está em quinto lugar em nosso Top, o jogo que prova que os clássicos nunca envelhecem.
--------------------------------
Só para constar:
Sonic 3 & Knuckles foi o jogo mais difícil de se posicionar no Top 10. Ele claramente é um game de Sonic com potencial para ser o melhor de todos, mas definitivamente ele não é. Felizmente, tem potencial o suficiente para aparecem em nossa quarta posição.
Nem é preciso dizer com detalhes que jogar S3K é uma experiência épica. Foi o primeiro (e único) jogo do Sonic que "arrebentou" até mesmo o ápice estabelecido pelo nosso primeiro colocado (não pule para o primeiro ainda! Aguente aí!). Com tantas zonas, armadilhas e obstáculos, S3K ganharia o título de "jogo mais difícil do Sonic" facilmente. Considere-se um expert se você conseguiu pegar todas as Esmeraldas do jogo, pois não é todo mundo que consegue...
Além é claro da quantidade de elementos que o jogo possui, como as novas transformações, os escudos especiais, badniks essencialmente variados, tudo isso mais as enormes fases jogando com cada personagem...
Se é para pegar um jogo de qualidade e quantidade,
Sonic 3 & Knuckles é mais que um exemplo. Sua posição nesse Top não poderia ser mais difícil... mas convenhamos. Os próximos três colocados a seguir podem significar mais do que apenas jogos excelentes.
--------------------------------
Jogue na Emerald Coast com o Sonic. Pesque com o Big. Voe com o Tails. Fuja com a Amy.
Escute Azure Blue World. Essas ações podem não ter um grande impacto hoje, mas para quem sabe o que o game
Sonic Adventure para o Dreamcast significa para a série, com certeza uma dessas ações pode tocar o seu coração. Já faz um tempo que as pessoas têm esquecido o quão grande a série Adventure é e o quão incrível a experiencia de jogar pode ser. Isto é, se você é um fã da franquia, provavelmente o racha que o Sonic pega com a orca em Emerald Coast não deve ter saído da sua mente.
Sonic Adventure, diga-se de passagem, é mais que uma simples inserção da série no mundo 3D. É simplesmente o modelo de como um jogo 3D do Sonic deve ser. Não na parte técnica, é regra para os games de Sonic evoluir tecnicamente dependendo do hardware. Mas o conceito do game é ao mesmo tempo simples, profundo e consistente. Se fossemos imaginar um encarnação perfeita do Sonic para o 3D, a mais próxima disso está em Adventure.
O charme das fases, o desenrola da trama, que, sem sombra de dúvidas, caiu como uma luva para a série, pois não só é bastante única e criativa, mas também reutilizou elementos da série clássica, a jogabilidade diferenciada com cada personagem, obedecendo bem o fator aventura... E mais a trilha sonora, que nasceu simplesmente perfeita. Características essas fizeram de
Adventure um clássico instantâneo no Dreamcast e merecedor de nosso terceiro lugar de melhor jogo do Sonic. Todos saúdam Tikal!
--------------------------------
Vou fazer uma pergunta: o que mais um jogo do Sonic pode oferecer de especial? Novos temas para as fases? Novos escudos? Novos personagens? Pode até ser que essas perguntas se respondam com um simples "sim", mas... E se colocassemos um jogo do Sonic que em termos de originalidade de idéias é fraco e possui quase o mesmo gameplay do primeiro game da série como o segundo melhor jogo do Sonic? Bem, esse é o caso do injustiçado
Sonic CD, um game que vendeu pouco no Sega CD e que muitos o desconhecem. Não sabem o que estão perdendo...
Sonic CD tem um diferencial único: viagens no tempo. "
Ah, esse negócio de viajar no tempo é muito clichê!". Pode até ser, mas a forma de como isso foi implementada em SCD está longe de ser clichê. Cada fase tem sua versão no passado, no presente e no futuro. Você começar no presente e precisa voltar ao passado para mudar o futuro. Simples assim. Misturando tudo isso com o jogabilidade rápida do Sonic, temos um game que, a cada partida, é um jogo diferente. Não dá para ter uma única experiencia com SCD todas as vezes que jogamos, pois as viagens no tempo permitem que dezenas de possibilidades de caminhos novos apareçam em qualquer que seja o tempo da fase. Quando entramos nesse novo mundo do Sonic com vontade, é muito difícil de largar. É profundo demais para um jogo 2D de plataforma.
Até o clima do jogo te dá um sensação diferente do primeiro game da série. A história em si é uma que simplesmente marcou a série por definitivo. Todos os fãs sabem que o maior adversário que Sonic já enfrentou foi Metal Sonic, e é aqui onde eles competem pela primeira vez, no melhor estilo Sonic: numa corrida. E graças à tecnologia do CD, temos hoje umas das trilhas sonoras mais memoráveis dos jogos 16-bits. Quem já escutou
Sonic Boom e
You Can Do Anything sabe do que estou falando. As sequencias feitas no estilo anime dão a idéia mais pura de que o minúsculo Little Planet tem muitas coisas grandiosas para se explorar. A idéia de que existe mesmo um mundo dentro daquele jogo. Algo que parece estar vivo...
Não há palavras para expressar melhor o quão grande é o pequeno Sonic CD. Mais Sonic que ele, só mesmo o primeiro colocado...
--------------------------------
Chegamos finalmente ao nosso querido primeiro colocado. Merecido, diga-se de passagem. Analisando cuidadosamente, foi uma briga interminável para decidir qual era o melhor jogo do Sonic:
Sonic the Hedgehog 2 ou Sonic CD. Aí, me veio na cabeça algo que estava preso no meio de dois extremos. Quando um dos extremos prevaleceu, não pude responder de forma diferente: é Sonic 2.
Primeiro, pela forma de como uma deficiência da camera pode dar um impacto de velocidade tão grande. Se você já jogou na Chemical Plant Zone, deve entender isso. Em momentos, você não consegue ver o Sonic na tela, pois a mesma não é rápida o suficiente. Aí, chegamos em uma marca registrada do Sonic que vimos em um certo comercial de televisão: Sonic 2 é tão rápido que desafia até mesmo
você de acompanhá-lo.
Segundo, pelo fato de que praticamente TODOS os jogos do Sonic depois desse, de alguma forma, pegaram um pouco de sua base. Nunca estranhou a quantidade de Special Stages similares aos do Sonic 2 em diversos outros jogos? Não ficou surpreso com a declaração de Takashi Iizuka sobre o Sonic 4 estar sendo feito aos moldes do Sonic 2? Se ele está fazendo isso, é por um bom
motivo, não é?
Terceiro, pelo Spin Dash. Sim, só pelo Spin Dash. Vai me dizer que nunca gostou de soltar um giro nas longas descidas com direito a loopings na Chemical Plant ou se sentiu aliviado por sair rapidamente da seções d'água da Aquatic Ruin? Aqui temos algo simplesmente inegável: Sonic 2 deu origem a um golpe que é marca registrada da série.
E quarto, pela aparição de Tails. Não há Shadow ou Knuckles que substitua esse valioso personagem. Apesar de muitas vezes chegar a atrapalhar quando se joga sozinho, o co-op do Sonic 2 oferece toneladas de diversão. Se tem um jogo em que Tails teve uma importancia crucial, esse é Sonic 2.
De forma geral, o jogo do Sonic que fez a série atingir um limite foi Sonic 2. Não estou querendo dizer que não há como evoluir mais. Sonic tem recebido novas caras desde sua saída da era 16-bits. Acontece que o conceito dado ao jogo é tão completo que não há mais como superá-lo, mas sim transformá-lo. Eu não duvido que enquanto os jogos do Sonic estavam sendo feitos, os olhos dos desenvolvedores estão sendo guiados pelo conceito de Sonic 2. O próprio Iizuka-san admitiu isso. E se temos a série que conhecemos hoje, é graças aos esforços dos produtores dessa magnifica sequência.
Reforço o que eu havia dito em minha análise desse game: Sonic 2 é e sempre será o clássico dos clássicos do Mega Drive.
--------------------------------
Aqui encerramos nosso Artigo Especial. Demorou um tempão para postar, pois eu tive pouco tempo nessa semana. Espero que tenha gostado da lista e se você não concorda, corcorda ou acha que outro jogo deveria aparecer entre os melhores, poste um comentário!
Jogos que quase entraram no Top:
- Knuckles' Chaotix
- Sonic the Hedgehog (Master System)
- Sonic Colors DS
É isso aí. Até o próximo Especial, galera. See ya!