Para entender por que chegamos ao Sonic 4

Hey there, leitores. Vamos matar a saudade de quem gostava de ler nossos artigos! PORÉM, o texto que vamos trazer hoje não foi redigido por nenhum membro do blog, mas sim por um grande parceiro e administrador do Sonic Zone Fórum, DarkSonic. O tema do texto remete à polêmica gerada pelo último game de plataforma 2D da franquia, Sonic the Hedgehog 4. Porém, o aspecto abordado pelo tio DS está mais ligado à reação de fãs e "fãs" do ouriço e de como esse debate chegou aonde chegou.

Confira o texto clicando em Leia mais...

Para entender por que chegamos ao Sonic 4: Episódio 2, temos que analisar o projeto Sonic 4, que foi iniciado com Sonic 4: Episódio 1. Aqui está uma parte importante da questão: analisar. Muitos fãs de Sonic se mostram bons corneteiros, mas são péssimos analistas. Algumas vezes até vejo que o pessoal sabe das coisas, mas não consegue juntá-las.

Grande parte da crítica de Sonic 4: Episódio 1 vem da má interpretação do projeto. Não entendendo o projeto e analisando ele sobre o que se achava que deveria só poderia resultar no que resultou: birra! Vamos deixar a birra de lado. Sonic 4 será a junção de alguns episódios (ainda não se sabe quantos serão ao final), sendo o episódio 1 o primeiro, ou seja, o ponto de largada, o pontapé inicial.

Eis que Sonic 4: Episódio 1 é lançado. O jogo divide opiniões, mas os falsos classistas tentam vender como verdade absoluta uma suposta podridão do jogo. Bom, eles fazem mais barulho, mas isso não implica na compra da suas verdades.

Abaixo analiso alguns pontos para tentar explicar a cornetagem de certos fãs ao Sonic 4: Episódio 1.

Má interpretação do jogo: História e divisão de episódios

"É a continuação de Sonic 3 & Knuckles". Exclama alguém. Esse argumento é comum, mas ignora o detalhe. Sonic 4 é uma nova aventura e Sonic 4: Episódio 1 é a primeira parte dessa aventura. Por conta disso, fizeram um jogo introdutório. A história de Sonic 4 ainda não está completa e como uma introdução, Sonic 4: Episódio 1 visa relembrar os clássicos. Isso explica o excesso de rehash e reciclagem de boss.

Por conta disso, é normal ignorar o óbvio. Que o jogo será dividido em episódios e o que vimos no primeiro é apenas uma introdução (a complementação vem no próximo item).

Má interpretação do jogo 2: Público

Por ser uma introdução, o apelo nostálgico foi excessivo. Grande parte das reclamações vem daí. Afinal, se era para ser uma continuação (na verdade é uma nova aventura, como disse anteriormente) defendem que teria que partir para inovação, sem exagerar no fator nostalgia.

Quem fala isso são, em grande maioria, os que se dizem classistas. Porque eles interpretaram que Sonic 4 seria o título voltado ao público classista. Ledo engano. Sonic 4 visa tentar agradar todos os tipos de fãs de Sonic. A sutileza que não se enxerga está no fato de Sonic 4 buscar inspiração na fórmula clássica, deste modo o objetivo não é fazer um jogo igual aos clássicos, mas inspirados nele.

O fator reciclagem e rehash é então justificável, pois visa introduzir o estilo de jogo aos fãs mais novos e dar nostalgia ao fãs mais velhos. Afinal, querendo ou não, o fato é que o jogo foi lançado 16 anos após Sonic & Knuckles e isso é bastante tempo.

Falta de informação

Tudo isso que eu falei geralmente é combatida pela tática do Lula. Dizer que foi traído, pois a SEGA não informou isso.

Bom, primeiro de tudo, quem começou colocando a carroça na frente dos bois foram esses fãs que, com base no título e não no projeto, interpretaram que o jogo seria exclusivamente para agradar eles. As declarações e entrevistas, entretanto, mostram o contrário. A SEGA informou isso que eu estou expondo, os fãs que não leram ou não quiseram ler.

Não está tudo mastigadinho, mas ao juntar a peça nas entrevistas e declarações, dará para perceber o que eu estou expondo.

Fator Birra

A falta de informação também se alia muita vezes ao sentimento de birra. Isso explica porque o jogo não é criticado pela física, mas demonizado por ela. Não interessa se o gráfico da Lost Labyrinth e Mad Gear está ok. A pegação no pé é com a plastificação da Splash Hill.

É a já conhecida tática que pode ser vista nos últimos anos. Pegar uma falha particular e expandir ao todo, na ânsia de falar mal.

Onda
Portanto, o ódio a este game, dependendo do ambiente em que se está conversando sobre ele, faz com que a atmosfera fique pesada para falar bem do jogo, falar dos pontos positivos. Os birrentos podem dizer: "não há nada de bom". Bom, não é isso que falam os reviews. Tanto os que gostaram, quanto o que não gostaram.

Além disso, passa-se a impressão de que todo mundo acha que o jogo é ruim. Quando a realidade é bem diferente. É um jogo polêmico. Temos que os gostaram e os que não gostaram. Basta ler os reviews da crítica especializada e de blogs. Até mesmo ir a outros ambientes...

Superioridade dos que se dizem fãs classistas

O pessoal que se diz fã classista se considera superior aos outros tipos de fã de Sonic. Somando isso às justificativas anteriores, fica fácil notar a fonte do ódio.

Esse tipo de gente é a que faz mais barulho, mas não necessariamente indica que é a maioria. É comum ver piadas para ridicularizar e ajuda no barulho, o que não deixa de ser uma maneira de intimidação. Eles discordam, mas aí já não é problema meu.

Autor: DarkSonic
Imagens / Edição: Orichalcum

Confira o segundo artigo da série: Sonic 4: O projeto, de fato.