Veja a entrevista do site Kotaku INTEIRA traduzida abaixo:
Para entender o que a Sega pensa de seu mascote incrivelmente famoso, devemos usar como exemplo como os gamers reagiram para a versão "lobisomem" do Sonic, o Werehog.
"A criatura, que foi jogável nas seções de combate no game Sonic Unleashed, foi recebida com muitas críticas", disse Sean Radcliff, vice-presidente de marketing da Sega of America. "Se você ler tudo, e nós fizemos - talvez não todas, mas a grande maioria delas - você pode encontrar incríveis desavenças. Mas se você pegar um grupo de crianças entre 8, 9 ou 10 anos de idade, a história é outra."
Você não pode agradar a todos, isso a Sega aprendeu.
"Se você lê tudo, temos que ser de tudo para todos os fãs do Sonic, e isso é difícil de se fazer" disse Mike Hayes, atual presidente da Sega Europe e, dito no último mês, presidente da Sega of America também. "Tentar colocar tudo em um jogo e fazer todo mundo feliz é impossível. E eu acho que isso já está claro."
Enquando a Sega prossegue, nas palavras de Hayes, com o futuro do ouriço, fãs novatos e veteranos poderão esperar por uma avalanche de games do Sonic que não vão agradar a todos de uma vez.
Para a Sega, o público-alvo dos games do Sonic, de fato, não são os fãs que cresceram com o ouriço, e sim os que estão crescendo agora. "Sonic está muito presente entre os mais novos. E o que temos a fazer é um Sonic de qualidade e que encante essa audiência, em primeiro lugar e acima de tudo. Devo dizer que nós estamos realizados com produtos como Sonic Heroes do PS2, e eu acho que nós fizemos isso com Mario & Sonic no Wii e DS. Eu acho que nós fizemos isso de algum jeito com o Sonic an the Secret Rings no Wii. Acho que o Sonic and the Black Knight foi um bom jogo."
Hayes está pouco satisfeito com o desepenho da empresa em games lançados nos poderosos consoles Xbox 360 e PlayStation 3. "Eu acho que tivemos muitos desafios com Sonic the Hedgehog (2006) e Sonic Unleashed. Sonic 2006 vendeu extremamente bem por um preço baixíssimo. Então é claramente mais popular com um público jovem. Mas em primeiro lugar: devemos fazer jogos de boa qualidade para esse público. Game de qualidade quer dizer um game praticamente perfeito? Bem, não exatamente. Apenas que seja uma qualidade apropriada a eles. Assim temos nosso público-alvo, e o que nós temos a fazer é um game que atenda a esses fãs, especificamente."
E esse último grupo - os principais fãs do Sonic - parecem ser os que mais fazem apelos em sites como esse sobre o futuro da franquia. Hayes sugeriu algumas maneira de como a Sega deveria criar um game do Sonic para essa comunidade: "Frequentemente ela olha mais para o lado nostalgico do Sonic. Eles são muito populares. Fãs de qualquer maneira."
Uma sugestão vinda dos leitores era para Sega seguir o exemplo do "retorno às origens" que a Nintendo fez com New Super Mario Bros. alguns anos atrás, e criar um novo game do Sonic jogado em formato side-scrolling similar aos games 16-bits. Embora não prometendo de que a Sega poderia ou sequer estaria planejando algo parecido, Hayes usou a questão como uma forma de discutir as diferenças entre a histórico do Mario e do Sonic.
"Nos seus dias de glória, foi um 'Guerreiro Moderno'" disse Hayes. Isso é, em outras palavras, o "ápice", a série de games mais legal, mais crescido do que Mario. Hayes adimirava isso, mesmo trabalhando cinco anos na Nintendo. "Mario era infantil demais" disse Hayes. "Entretanto foi um tremendo sucesso, e as vezes imaginamos as Sega nesse patamar. Agora, o mundo evoluiu desde que Sonic alcançou isso. Sonic não pode competir com um Guerreiro Moderno 2. Não pode."
A diferença, Hayes, explicou, é que mesmo como Sonic poderia deixar de ser a coisa mais incrivel nos consoles de videogame, Mario poderia sempre seguir seu estilo alegre. Um New Super Mario Bros não foi, na visão de Hayes, como um grande retorno para as raízes da série , tanto como seria uma continuação de um estilo de franquia que foi sempre relevante para tipo original de audiência do Mario. "Eles tinham uma estratégia coerente", disse ele. "Considerando que, com Sonic, acho que você tem que usá-la para um público-alvo diferentes. Sonic tem que passar por uma metamorfose com cada tipo de jogo que você for desenvolver."
Hayes e o resto da Sega quer fazer os fãs veteranos da série felizes. Eles só precisam algo desses fãs: não esperarem o Sonic que eles querem em cada jogo que é lançado. Então... qual é o plano? Muito ainda não foi revelado ainda, é claro, mas a estratégia básica é fazer um game principal do Sonic a cada ano, jogos derivados entre eles, em algumas ocasiões, spin-offs envolvendo Sonic em atividades físicas como jogar tênis, andar em pranchas (como em Sonic Riders) ou dirigi carros, como no proximo lançamento, Sonic & Sega All-Stars Racing.
O pessoal da Sega esperar que seu plano gere um Sonic para todos. "Tentar apaziguar todas essas audiências é realmente difícil", disse Ratcliffe. "Mas estamos lisonjeados, porque temos tido fãs veteranos conosco em uma jornada de quase 20 anos e eles ainda são apaixonados por Sonic".
Fonte: TSSZ News
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