Análise - Sonic the Hedgehog 2

Sonic the Hedgehog foi definitivamente um hit na indústria de games em 1991. O sucesso foi tão grande que estava eminente o lançamento de uma continuação. E ainda hoje, essa sequela diverte ainda mais que o game original: Sonic the Hedgehog 2 expande as limitações do seu antecessor, tornando-o não só um clássico instantâneo no Mega Drive como também um sinônimo de paradigma para a franquia.






Robotnik ataca novamente!
Nessa nova aventura, Sonic conhece Tails, uma raposa de duas caudas que se diz fã do ouriço. Tails pode agitar suas caudas formando uma hélice e voar, podendo acompanhar Sonic onde ele estiver. Todos viviam em paz até que o diabólico Dr. Robotnik reaparecer... Desta vez, o vilão está construindo uma estação espacial chamada Death Egg e almeja completar a construção com o poder da Esmeraldas do Caos, que agora estão totalizando sete, e continuar robotizando animais para formar seu exercito. Sonic e Tails precisam deter Robotnik na Death Egg e coletar as Esmeraldas do Caos antes do vilão.


Maior, mais rápido e mais divertido!
Sonic the Hedgehog 2 oferece uma experiência bem singular comparada ao seu antecessor. A jogabilidade que fez do primeiro game da franquia um sucesso voltou, mas com uma velocidade bem acentuada e agora com o novo personagem Tails, a série abre portas para um modo multiplayer e um co-op interativo. O jogo fica ainda mais rápido com a nova habilidade do ouriço: o Spin Dash. Segurando para baixo e apertando o botão de ação repetidamente, você carrega o giro do Sonic e ao soltar o direcional, ele parte em altíssima velocidade. Essa simples adição deixou o gameplay com uma variedade de possibilidades.

O jogo possui vinte fases das mais variadas, sendo que somente algumas recebem a divisão por atos, mas todas ainda podem ser chamadas de "zonas". Um verde campo aberto com colinas e loopings (Emerald Hill), cavernas escuras e cheias de armadilhas (Mystic Cave), montanhas que cortam as nuvens e tendendo a terremotos (Hill Top) e uma cidade subterrânea mecânicas com trechos de lava (Metropolis) são apenas algumas fases que o jogo oferece. Todas são bastante longas e cheias de vida, com belos cenários e backgrounds coloridos e animados.

O interesante nesse jogo é que a partir da Metropolis Zone, as fases começam a mostrar uma sequencia dos eventos da história. A perseguição no Tornado na Sky Chase e a fuga de Robotnik em Wing Fortress deixam isso mais evidente. Agora o grande destaque vai para a trilha sonora que com certeza pode ser posicionada entre as melhores da franquia. Todas tem ritmo, representam belissimamente cada fase e algumas são até mesmo inesquecíveis. Para quem é fã "de alma" chora ao ouvir o encerramento do jogo, composta pela banda Dreams Come True. Um excelente trabalho de Masato Nakamura!




O novo personagem da série, Tails, tem praticamente as mesmas habilidade do Sonic. A diferencia principal entre eles é que a raposa pode voar usando suas caudas. Porém, você não pode controlar o vôo do Tails aqui. Enquanto você e seu amigo jogam no co-op, se o Tails se afastar demais do Sonic, ele reaparece voando. Enquanto o computador pode voar, o jogador não pode. Faltou explorar mais as habilidades da raposa dentro do co-op e na campanha do jogo. Porém, essa incapacidade foi, digamos, "necessária" para que não exista vantagem para ninguém no modo multiplayer. Nele, você e seu amigo jogam nas fases do jogo com telas divididas na horizontal. É uma competição simples, onde vale como decisão do vencedor a pontuação, os anéis coletados e o tempo. Os monitores ficam com uma interrogação, deixando a competição mais interessante, pois não depende só de habilidade mas também de sorte. É bem divertido como um todo, mas certos momentos de slowdowns excessivos podem estragar a dinâmica da disputa.

Outra novidade é o Special Stage. Totalizando sete, agora eles são acessados passando por um checkpoint com 50 anéis ou mais. Um portal de estrelas se abre e então um novo desafio aparece. Trata-se de uma pista de corrida pseudo-tridimensional onde seu objetivo é coletar o número de anéis estipulado. Ao longo da pista terão bombas para atrapalhar você. Caso você acerte uma bomba, você perde dez anéis. Dentro de cada fase, são pedidos três quantidades de anéis. Caso você não consiga pegar todos, você é expulso do estágio. Caso você pegue o necessário em todos os três pedidos, você ganha uma Esmeralda do Caos. É bem mais difícil que o do primeiro jogo, mas coletar as Esmeraldas aqui é bem mais recompensador: Sonic ganha uma forma dourada invencível chamada Super Sonic, mais rápido e com um super pulo. O único problema dele é sua inconveniente condição para se transformar. Você deve coletar 50 anéis na fase e pular, mas assim o jogo lhe obriga a se transforma sempre. Felizmente, isso normalmente não atrapalha a diversão do jogo.




Conceito expandido
Sonic 2 mostra que a série ainda pode expandir seus horizontes. O game está muito mais rápido e não é só por causa do gameplay. As fases do jogo estão melhor estruturadas e com mais caminhos alternativos, explorar fica ainda mais divertido. Muitas delas foram criadas para abusar da nova velocidade, como a Chemical Plant Zone. Outras levam mais para o estilo plataforma, como a Oil Ocean Zone. O balanceamento da dificuldade ficou perfeito, ninguém terá péssimas experiencias na aventura. Agora não é necessário memorizar a fase para torná-la mais fácil, pois o layout do jogo está mais agradável quanto a visibilidade.

Um fato interessante é como esse jogo serviu de molde para muitos outros futuros títulos da franquia. Não é de se estranhar, pois as idéias contidas na obra são tão boas que é dificil imaginar algo ainda melhor. O conceito criado aqui trás uma grande melhora na jogabilidade e a experiencia é uma das melhores do Mega Drive. Não é a toa que hoje temos Sonic 3D Blast com um semelhante Special Stage e Sonic 4 sendo criado baseando-se nesse jogo.




Sonic the Hedgehog 2 é um jogo indispensável para qualquer fã do ouriço. Não só pela diversão mas pela experiencia que se tem ao jogar, Sonic 2 é um grande marco para a franquia e definitivamente é o maior clássico dos clássicos do Mega Drive.

5 comentários:

  1. 10 acho um exagero nenhum realmente merece 10 porque assim sempre vai ter um melhor que o outro porque se existirem Dois com nota 10 seria dificil saber qual é melhor por exemplo Sonic 3 e Knuckles é melhor que sonic 2

    ResponderExcluir
  2. @[RE]Gabriel: entendo seu ponto de vista. Espere para ver nossa análise do Sonic 3 & Knuckles e você verá porque dar um 10 para o Sonic 2 não foi um exagero ^^

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Também acho um belo exagero. No mais, prefiro os outros Sonics do Mega Drive à esse (tirando Spinball e 3D Blast) pois com o equilíbrio tudo fica meio "mamata" demais. Curto bem mais as fases "pedreiras" do 1, no Sonic 2 parece tudo muito certinho, tudo pronto.

    Mas o jogo é sim, muito bom, claro. Só que pra mim é levemente super-estimado.

    ResponderExcluir
  5. Também acho um belo exagero. No mais, prefiro os outros Sonics do Mega Drive à esse (tirando Spinball e 3D Blast) pois com o equilíbrio tudo fica meio "mamata" demais. Curto bem mais as fases "pedreiras" do 1, no Sonic 2 parece tudo muito certinho, tudo pronto.

    Mas o jogo é sim, muito bom, claro. Só que pra mim é levemente super-estimado.

    ResponderExcluir