Colors Power: vieram para ficar?

Primeiramente, vamos ao dever da notícia. Temos um novo trailer de Sonic Lost World divulgado pela IGN, onde foram abordados os poderes dos Wisps. Além disso, é possível ver novas fases do jogo. O vídeo também revelou a data de lançamento do jogo: 22 de outubro.


Fiquemos agora com o artigo. 

Colors Power: vieram para ficar?

Após um período de desconfiança, tivemos Sonic Colors em 2010 que recuperou o respeito ao ouriço. Não que seu predecessor, Sonic Unleashed, tenha universalmente sido mal recebido, mas serviu como feedback necessário para dosar as mudanças aos títulos futuros.

Saiu Werehog e sua tentativa de tentar captar fãs de games de pancadaria, em alta no mercado em 2008. Saiu também o gameplay totalmente focado em velocidade, que, apesar de não ser ruim (e será mantida essa abordagem em algumas fases de Lost World), saturava o jogo.

As críticas aos elementos polêmicos de Unleashed puderam melhorar a adaptação do gameplay alternado em 3D e 2D em uma mesma fase. Esta dosagem explica, em parte, o sucesso de Sonic Colors. Há, contudo, outro elemento que não pode ser esquecido: os Wisps.

Esses pequenos aliens deram ao Sonic poderes especiais. Os Power Ups fizeram um 'upgrade' na jogabilidade sem distorcê-la, sem torná-la menos Sonic. Adição que, ao contrário do que foi verificado com o Werehog, veio para somar e complementar, não para polemizar o gameplay.

Depois tivemos em Generations um casamento entre Unleashed Day Stages e Colors. Não foi tão correria quanto o primeiro, mas não foi tão plataforming quanto o segundo. O jogo confirmou que a junção 2D e 3D da jogabilidade moderna é possível. Também esteve presente, na reedição da fase Planet Wisp, os Colors Power. Pudemos fazer uso do Spikes e do Rocket.

Lembro-me de uma discussão no Fórum Portal Sonic referente à Sonic Colors (antes de Generations ter sido anunciado) onde um membro indagou se seriam os Wisps os novos "escudos" do Sonic. Os clássicos escudos, que em Sonic 3 permitiam novos movimentos ao Sonic, seriam substituídos pelos poderes dos aliens do futuro? Com o Sonic clássico, em Generations, mostrou-se possível o casamento de ambos. Em Sonic Lost World, escudos e Wisps estarão juntos. Os Wisps não são, portanto, uma substituição, mas um meio pelo qual Sonic ganha poderes temporários. Já os escudos têm a função primária de proteger o Sonic quanto a perda de rings e, como visto em Sonic 3, permitem proteção a ambientes específicos e ganho de movimentos especiais. Felizmente, não são excludente.

É interessante observar que, em Sonic Lost World, Takashi Iizuka, após balancear a jogabilidade morderna em Colors e Generations, decidiu partir para uma nova empreitada. Um gameplay inédito, mas ao mesmo tempo não tão estranho, pois reúne características do gameplay clássico, do adventure e do moderno. Também não abriu mão dos Wisps.

A indagação intrigante levantada por aquele membro do Fórum Portal Sonic terminou em sua própria reflexão com um "só um futuro dirá". Hoje, 3 anos depois, acho que temos nos Wisps uma ferramenta de gameplay que veio para ficar. Não seria para menos. Trata-se de elementos que combinam tanto com Sonic que podem ser usados em sua jogabilidade clássica (2D), moderna (3D) e que promete grandes momentos neste novo 3D/2D cilíndrico de Sonic Lost World. Um elemento tão versátil e que contribui positivamente ao gameplay não poderia deixar de ser aproveitado.

Qual será a explicação da história para o aparecimento desses pequenos aliens? Ainda não se sabe. Em Colors, eles foram parte integrante da história. Em Generations, a distorção do tempo que levou o Sonic a fases passadas permitindo seu aparecimento justamente na fase coletada de Colors. Permanece a dúvida quanto a Lost World. O título do game faz referência a um mundo perdido. Estariam os Wisps também perdidos lá?

Bom, este foi o meu primeiro artigo como parte integrante da Sonic Connection. Meus artigos anteriores que o Orichalcum publicou aqui no site foram contribuições de um mero visitante. Agora tenho que começar a fazer valer o meu salário.

Sobre os Colors Power em Sonic Lost World - revelado no trailer - haverá hoje um Mesa Oval, às 21:00, para opinar sobre o assunto. A novidade é que será feito ao vivo em hangout. Todos estão convidados para ouvir e enviar perguntas e comentários.

Att. DarkSonic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário