Tira-dúvidas #1: A SEGA comprou a Atlus! Não, peraí-


Novo quadro no blog! Quando acontecer de alguma notícia relacionada causar uma certa confusão em seus leitores, meu dever será postar no blog um Tira-dúvidas para sanar toda e qualquer preocupação de seja lá quem está com o coração remoendo. Vamos falar hoje sobre a compra a Atlus feita pela SEGA! Bem... não exatamente foi isso que rolou, então vamos tirar essa dúvida pra que não haja confusão!


Então. Hoje soubemos de uma notícia que mexeu um pouco com os fãs da Atlus, empresa responsável pela criação de dezenas de jogos excelentes e de séries famosas como Shin Megami Tensei, Devil Survivor e personagens como Jack Frost: a SEGA, empresa já famosa na indústria de jogos, comprou a Atlus.

O que isso significa? Que agora a Atlus faz parte da SEGA!

"Que legal! Vamos ver personagens de Persona no All-Stars Racing Transformed!"

É... talvez a gente possa ver uma aberração dessas (por que, enfim... na boa!!) acontecendo. Mas o que muitos estão preocupados e gerando um certo alarde nas redes sociais é de que com a SEGA no caminho, alguns jogos da Atlus, como a série Persona, terão problemas com localização ou nem serão localizados para o ocidente, devido à má fama da SEGA como distribuidora. Acontece que dizer que "a SEGA comprou a Atlus" é só uma maneira beeeem resumida de dizer o que aconteceu. Então, vou tirar essa dúvida de quem tá preocupado com essa coisa chata de localização:


A Index Corporation é (ou era) uma gestora de empresas fundada em 1995 no Japão e tinha reconhecimento por ser extremamente bem sucedida no setor de jogos mobile e adquriu empresas como a Madhouse (estúdio de animações japonesas), a Atlus (empresa desenvolvedora de jogos eletrônicos) e entre outras. Porém, a Index não estava bem economicamente falando e admitiu falência este ano. Todos os seus pertences estavam sendo vendidos e muitas empresas no setor de games ficaram interessadas. Então, recebemos hoje a notícia de que o novo dono dos pertences da Index havia sido decidido: Sega Sammy, a mesma empresa redentora da nossa querida SEGA e da Sammy, desenvolvedora de pachinkos e pachislots no Japão. A Sega Sammy adquiriu a Index pela bagatela de 14 bilhões de ienes (mais de 140 milhões de dolares/ mais de 300 milhões de reais). E há quem diga que a SEGA tá falida, né?

Após isso, foi criada uma empresa subsidiária na SEGA, chamada Sega Dream Corporation, especialmente para transferir todos os pertences da Index, incluindo a Atlus, para esse nome. Ou seja, a Atlus mudou de casa: da Index Corporation para a Sega Dream Corporation.

O que quer dizer que não é errado de dizer que a Atlus faz parte da SEGA e que a SEGA terá direito à parte das ações da Atlus. Talvez seja por esse motivo da preocupação com a localização dos jogos para o ocidente, tarefa essa desempenhada pela Atlus USA. Mas povo, pensem comigo...

Pra quê diabos a SEGA iria cuidar da localização dos jogos da Atlus se já existe uma empresa dentro da Atlus que cuida disso?

Estamos falando da Atlus USA, pessoal. A SEGA não seria tão ignorante a ponto de tomar conta das atividades dela e ter mais gastos, correto?

Além disso, se você ler a nota da Sega Sammy sobre a conclusão da negociação e das intenções da SEGA com a aquisição, você poderá ver que ela quer fazer com as IPs da Atlus:
  • ganhar acesso as IPs de jogos eletrônicos para aumentar a receita;
  • facilitar o crescimento no mercado de negócios online para PCs e aparelhos inteligentes e;
  • maximizar o valor das IPs com desenvolvimento de maquinas pachinko e pachislot e diversos setores na área de entretenimento.
Resumindo, a SEGA quer explorar as IPs para aumentar o valor delas, gerar mais lucro e expandir o mercado para elas. Então, seria de ainda maior ignorância da SEGA em não trabalhar pesado quanto a isso. E atentem para a segunda linha: vocês se lembram de outra empresa que estava no mesmo barco que a Atlus há alguns meses? A SEGA adquiriu a Relic Entertainment já tem um tempinho e olha só o que temos! Sem contar de dois sucessos instantâneos para os PCs, como Football Manager e Total War.

Eu acho mais fácil a SEGA lançar jogos da Atlus para PC do que intervir na localização deles para o ocidente. Apesar de que houve alguns devaneios nesse caminho, acredito que a Atlus tem mais a ganhar com a SEGA do que com outras empresas, considerando também que ambas são empresas fortíssimas no Japão. Já pensou ter a Atlus na Nintendo e não permitir a empresa de desenvolver para outras plataformas, como o PS Vita (dane-se os haters do Vita, P4G é foda!) e o Playstation 4? Acho que isso não é do interesse da Atlus...

Concluindo, é muito mais do que provável que não haverá intervenções da SEGA com a produção de jogos da Atlus, quiçá na localização deles. O importante é que ambas cresçam juntas.

Tô esperando um Megami Tensei para PC, viu ô dona SEGA e dona Atlus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário