Está disponível no iTunes o main theme de Sonic Lost World. Fica de sugestão ler este artigo ouvindo a música em questão.
Público do Sonic está na Nintendo
Aaron Webber fez uma declaração que está colocando a fan base de Sonic de cabelo em pé: será que os títulos principais do Sonic serão exclusivos para plataformas da Nintendo? Para melhor entender, segue a declaração dado em entrevista ao site Polygon [1]:
"Se nós traçarmos as raízes de Sonic nos jogos third-party, voltando ao período após o Dreamcast, nós lançamos Sonic Adventure 2: Battle no Nintendo GameCube e o jogo se saiu incrivelmente bem. Nós imaginávamos que isso teria ocorrido devido ao intervalo muito grande entre os públicos de Sonic/SEGA e Nintendo, mas aí descobrimos que, historicamente, os jogos de Sonic se dão muito bem mesmo nas plataformas da Nintendo. Sonic Colors (Wii/DS) se saiu muito bem, Sonic and the Black Knight (Wii) se saiu bem, e Sonic and the Secret Rings (Wii) também se saiu bem — todos nas plataformas da Nintendo. Quando olhamos pros números, pensamos: 'claramente é aqui que nosso público está'." [2]
Primeiramente, comento que o que Webber disse está correto. Em termos de venda, Sonic mostra melhor desempenho nas plataformas da Nintendo. Isso é fato. Mas há alguns questionamentos a serem feitos. Este artigo é ao estilo chacrinha, não veio aqui para resolver, está aqui para complicar.
Uma primeira objeção pode ser feita em torno das qualidades dos jogos lançados nas demais plataformas, como Sonic 2006, Sonic Unleashed e Sonic Generations. Os dois primeiros tem suas qualidades postas em dúvida, enquanto o último agradou bastante e teve boas vendas. Contudo, em termos relativos, mesmo Generations não ofusca o sucesso de vendas de Sonic Colors, que foi exclusivo apenas para Wii e DS.
Outra objeção foi feita pelo Hyper Knuckles na Power Sonic, que disse que o acesso do site cresce quando um jogo do Sonic é anunciado para PC, 360 e PS3, mas quando são anunciados para Nintendo, não há aumento de acessos. É um comportamento interessante. Só faço uma observação à Unleashed e Generations na questão do marketing. No primeiro, o jogo foi vendido como o retorno triunfal do Sonic (após o fracasso, que nem foi de vendas, de Sonic 2006) e o segundo foi um ano especial de comemoração aos 20 anos da franquia. Tal chamativo pode justificar o fenômeno dos acessos. Lembro que por causa de Sonic X, a Power Sonic também teve acessos aumentados. O marketing em torno do Sonic talvez seja a chave principal para explicar a influência do número de acessos.
Não podemos esquecer também que a SEGA tem um contrato de exclusividade apenas pelos próximos 3 títulos (Sonic Lost World, Mario & Sonic e outro a ser divulgado). O contexto atual é que o Sonic é parte de uma estratégia inteligente para alavancar a venda do Wii U. O remédio para curar o problema de seu lançamento precoce. Como o Sonic vinha de boas colheitas em terras nintendistas, foi um acordo favorável a ambos. Não se pode esquecer que um jogo para a Nintendo provavelmente tem um custo de produção menor, de modo que o lucro pela produção realmente favoreça o desenvolvimento para console da Nintendo (que desde o Wii tem configuração nitidamente inferior aos concorrentes da mesma geração).
Sim, Webber pode estar sugerindo que os títulos principais do Sonic possam vir a ser lançados para o console da Nintendo. Por que digo títulos principais? Um spin-off recente do Sonic e que fez muito sucesso foi Sonic & Sega All-Star Racing e que resultou também no Transformed. Produzido em parceria com a Sumo Digital, só faltaram lançar esses títulos para Mega Drive! Não creio que Sonic abrirá mão de títulos secundários para multiplataforma. Outro exemplo é o sucesso que Sonic faz nos mobiles e da qual ansiamos por um novo título retro com o uso da Retro Engine. Quem sabe no futuro...
Quando discutia com o Orichalcum e o Hinz no Skype, o chefe compartilhou uma informação importante: segundo o relatório Sega-Sammy, a SEGA vai tentar empreender mais em jogos para PC. Sendo o Sonic uma das principais franquias da empresa, ele vai ficar de fora da empreitada?
Se levarmos em consideração o raciocínio presente na declaração de Aron Webber, sim. Contudo, se lembrarmos que estamos no contexto de um contrato de exclusividade para 3 jogos e que Webber, como bom gerente de marca, precisa, antes de tudo, incentivar a vendagem (leia-se: puxar o saco da Nintendo), a resposta pode ser negativa.
Como dica de que Webber fala mais com interesse de marketing do que em relação a uma estratégia futura é ele colocar Sonic and Black Knight como exemplo de sucesso. Foi tanto sucesso que a série Story Book [3], criado de modo retroativo a Secret Rings, não prosseguiu.
Notas:
[1] Polygon. Sonic: Lost World pays homage to the series' past while revamping for the future, 23 de setembro de 2013. Link: http://www.polygon.com/2013/9/23/4748450/sonic-lost-world-pays-homage-to-the-series-past-while-revamping-for
[2] Traduzido por Gustavo Andrade em SEGA diz que o público de Sonic está claramente nas plataformas da Nintendo, e não nas da Sony ou Microsoft. Gameblast, 24 de setembro de 2013. Link: http://www.gameblast.com.br/2013/09/sega-diz-que-o-publico-de-sonic-esta.html
[3] Secret Rings foi o primeiro jogo do Sonic para Wii e de fato teve boas vendas. A denominação 'Sonic Story Book' só veio a ser inserida com a divulgação de Sonic and Black Knight, sinal de que a SEGA queria aprovetar o sucesso de Secret Rings para criar uma estratégia de títulos Spin off inspirados em contos conhecidos. Contudo, Black Knight não teve tanto sucesso e a estratégia Story Book não dá nem um sinal de rumor.
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