Primeiras Impressões - Sonic Lost World (3DS)



Antes de mais nada, eu gostaria de deixar bem claro que o que eu realmente queria colocar no título é "porque Sonic Lost World é épico", mas, eu acho que não daria muito certo (e poderia custar minha posição aqui). Bom, chega de baboseira, vamos ao que interessa.

Como vocês já devem saber, ontem saiu a demo de Sonic Lost World para o Wii U e para o 3DS. Hoje, eu a baixei e a joguei pela primeira vez. O que eu peguei de Lost World é que, bom, o jogo é fantástico.


Primeiro de tudo, vamos à forma como a demo funcionou. Nós ficamos presos a apenas uma opção: o modo de um jogador, o que já era esperado. Ao entrar no jogo, você encontrará uma das cenas dele, com Sonic e Tails perseguindo Eggman pelas nuvens. Aparentemente, ele sequestrou alguns animais, e nossos heróis foram ao resgate. Sem dizer demais, as coisas dão errado e Sonic e Tails aterrissam em uma área escondida nas nuvens. Obviamente, esse é o lugar onde acontece o jogo. Antes de prosseguirmos, seria bom ressaltar que essas cenas em CG estão com uma qualidade um pouco ruim. Tenho certeza de que se trata somente da versão do 3DS, mas faz perguntar o que houve. Talvez seja só a demo (ou só o meu 3DS), mas é difícil dizer.

Então, o jogo começa, com uma fase de tutorial. E, quando eu digo tutorial, eu digo ao estilo de: você só vê as mensagens se quiser. Elas estão soltas pela fase, e, caso você as toque, você aprende mais sobre os controles do jogo. Eu admito que precisei delas na primeira vez.
Aí você que ainda não jogou se pergunta: "e os controles são bons?".
Pra começar, eles são BEM responsivos e fluídos. É bem divertido simplesmente controlar o Sonic pela tela. Isso e a adição de um botão que faz você correr mais rápido (um dos pontos altos desse jogo), deixam as coisas mais interessantes. Você pode ir devagar para planejar um salto, ou pode ir em alta velocidade para fazer um salto que vai mais longe.
Além disso, também temos a adição de "parkour", ou, no caso desse jogo, correr pelas paredes por um período breve de tempo. Não sei se isso é universal, mas eu precisei de um tempo para aprender a correr horizontalmente nas paredes, e pular de uma para outra. Mas, de forma semelhante a The Legend of Zelda: Skyward Sword, depois de um pouco de prática, você pega o jeito.


Habilidades antigas como o Homing Attack e o Spin Dash retornam, e facilitam bastante as coisas, como destruir obstáculos, ou, a nova função do Homing Attack, que é mirar em três inimigos acertar todos eles com um toque só do botão.
Existem ainda algumas outras habilidades, como pular e pressionar o botão X/Y, o que faz Sonic ir ao chão e esmagar o que estiver ali (semelhante ao escudo-bolha de Sonic 3 & Knuckles). Temos também um chute especial feito no ar, quando Sonic está mirando em um inimigo, o que o deixará atordoado por alguns segundos e vulnerável a ataque.


Também vemos o retorno dos escudos. O que eu notei foi o escudo de choque (que apareceu em Sonic 3 & Knuckles), que tem a mesma função de antes: puxar anéis que estão próximos a você, como um ímã.
Eu SEI que existem Wisps no jogo, mas a versão demo aparentemente barrou o acesso a eles... Por causa disso, não posso comentar nada a respeito.


Infelizmente, na demo, só existem duas fases disponíveis: o tutorial, e a primeira zona de Windy Hill. No entanto, essa primeira zona é suficiente para chamar a atenção. Ela é relativamente longa, possui sessões diferentes, e é capaz de entreter tranquilamente. Tanto que eu só joguei essa, e imediatamente fiquei louco pra ter o jogo.

Além disso, a demo também mostrou a existência do Tails' Lab (que, aparentemente, pode ser acessado BEM cedo no jogo), mas, de forma semelhante aos Wisps, a versão demo não me permitiu entrar...

Não há muito mais o que falar. Os inimigos são colocados em lugares estratégicos, você tem um pouco de abertura para escolher seu caminho na zona, e os lugares são bem largos, dando mais espaço para possibilidades, diferente de muitos jogos anteriores do ouriço, onde a maioria dos lugares eram corredores extensos.
A música e os gráficos do jogo já foram apresentados diversas vezes, então não acho que seja necessário entrar muito nessa sessão. Mas, se me perguntarem, estão, sim satisfatórios (especialmente pelo fato de o tema de Sonic Colors aparecer de novo pra tocar com o power-up de velocidade). O efeito 3D também é bom, mas só é visível no jogo em si. Nas cutscenes ele é inexistente.

Se você acompanha a Sonic Connection há um tempo, deve lembrar de um podcast onde discutimos o gameplay do jogo. Uma das minhas frases finais foi: "esse é o primeiro Sonic em muitos anos que me deixou empolgado", ou algo assim. E, bom, se o jogo for como a demo é, minhas expectativas foram atingidas.
Se você tem um 3DS, então baixe a demo e vê o que você acha. E, se você gostar, acho que vale a pena comprar o jogo.

Agora, se você me der licença, eu vou jogar um pouco mais da primeira zona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário