O que é a Fórmula Sonic?

Hey there, povo!


Bem, andou rolando por aí uma discussão sobre um tópico um tanto... interessante. Muito foi debatido nos fóruns e comunidades de Sonic no Brasil sobre a essência do Sonic. Mas o que raios é isso?

Foi usado o termo essência para denominar as principais características da série Sonic. Tudo aquilo que faz o Sonic ser Sonic. Idéias que faz a série ser diferente das demais. É defendido que o uso da essência é indispensável para se termos um jogo de Sonic que mereça ser chamado de "jogo do Sonic". E a ausência da essência (ou parte dela) implica dizer que o jogo não será tão bom quanto um jogo que faz uso dessa essência. Deu para entender?

Porém, eu tenho um ponto do vista a cerca dessa definição. Usar o termo "essência" para definir aquilo que faz um jogo do Sonic ser Sonic não condiz com a realidade dos jogos. Aquilo que você sente, o fator feeling, pode ser determinado pela sua experiência ao jogar. Mas o sentimento é algo inteiramente pessoal, não é uma coisa imutável. A essência de algo muda de acordo com a experiência.

Então como podemos denominar as características básicas do Sonic? Que termologia devemos utilizar? Eu defendo o uso da palavra "fórmula". Acredito que Fórmula Sonic é o mais adequado quando se trata do campo dos videogames.

Eu acompanhei toda a discursão sobre o tema e cheguei finalmente numa definição para esse termo tão polêmico. Óbvio, foi a definição que encontrei, cada um terá a sua definição. Mas primeiro, antes de caracterizar a fórmula, quero explicar porquê o uso do termo "fórmula":

Fórmula Sonic é como uma fórmula matemática. Você pode usar a mesma fórmula para resolver várias situações. O mesmo vale para a FS (abreviando), a mesma fórmula pode servir para produzir vários jogos diferentes. O truque é saber como usar a FS de forma criativa.

Primeiro, o jogo deve ser rápido. É a principal caracteristica dos jogos do Sonic e não pode ser mudada.
Segundo, o Sonic deve ter atitude. Uma das principais caracteristica de difere Sonic dos demais personagens de games de plataforma é a sua personalidade (destemido, ousado, impaciente), tornando-o bastante carismático.
Terceiro, o jogo deve mostrar o conflito humanidade vs. natureza. A franquia foi feita sob esse tipo de ponto de vista. Porém, ela deve ser explorada ao máximo. O que foi feito no passado não pode ser feito novamente hoje, pois aí seria contra o último princípio da formula.
Quarto, o estilo visual/musical dependerá do contexto do jogo. A diferença é que o tema da fase deve pegar um ambiente real e transformá-lo em algo "fantástico" com músicas de diferentes estilos.
Quinto, Dr. Eggman deve ser retratado como um vilão maligno. Não aquele vilão do Colors... Eggman é um gênio do mal, com um Q.I. de 300! Explorar as caracteristicas do vilão realçam a importância do herói e isso vai ao encontro do terceiro princípio da fórmula, abrindo portas para um enredo profundo e moderado.
Sexto, sempre criar fases com vários caminhos alternativos. Independente de como a jogabilidade funciona, o level design deve ser além de desafiador, ser amplo e diversificado, aumentando o fator replay.
Sétimo e último, o jogo deve sempre inovar. Se Sonic ficar na mesma coisa sempre, a experiencia vai saturar. E quando digo inovar, me refiro a todos os quesitos do jogo, seja level design, jogabilidade, enredo, músicas, gráficos, etc, dentro do necessário. Mudar o conceito (e não a fórmula) fará de Sonic uma experiencia única a cada jogo.

Essas são as mais importantes na minha opinião. Porém, quero enfatizar uma coisa: a mesma fórmula pode servir para produzir vários jogos diferentes. MAS NÃO TODOS. É tudo uma questão de contexto. Por exemplo, na série Storybook, não faz sentido mostrar o conflito humanidade vs. natureza, pois isso depende da história a qual o jogo deve se basear.


Resumindo, a Fórmula Sonic tem como objetivo criar um jogo do Sonic explorando suas características básicas, buscando sempre a inovação.


Espero ter deixado meu ponto de vista bem claro. Obviamente, não leve essa fórmula a sério. Ela é minha, não da Sonic Team. Os games do Sonic podem nem seguir uma fórmula, mas pelo menos pude reunir algumas características básicas da série. Mas lembre-se: um jogo de Sonic não precisa seguir a fórmula para ser bom.

See ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário