A crise da SEGA e a necessidade de ganhar dinheiro

Tio DS.

Depois de uma enrolada básica num artigo do DarkSonic que acabou não saindo, hoje temos um artigo novo. Nesse, o tio DS comenta sobre a atual situação que a SEGA ocidental está passando, do possível reboot que a série de jogos do Sonic vai enfrentar e como se pode gerar mais lucro com a série.


Já escrevi em muitos artigos que embora os classistas extremistas façam mais barulho, não indicam que são a maioria dos consumidores dos jogos do Sonic. No recente corte de títulos, felizmente o ouriço se safou.

É importante frisar que a crise por que a SEGA passa não é exclusiva desta empresa. Há de fato uma crise feia atingindo a Europa. Nos Estados Unidos a situação também não é das melhores, onde o desemprego está em alta. Portanto, são empresas multinacionais de todos os tipos que sofrem com a desaceleração das economias.

As empresas de games certamente podem ser colocadas entre as que mais sofrem e irão sofrer, pois são indústrias de lazer. Entre comprar comida ou um jogo de videogame, as necessidades primárias falam mais alto. Por conta disso, não apenas a SEGA, mas as empresas de games em geral irão pisar o pé no freio no ritmo de lançamento, pois a demanda nesses principais mercados está diminuindo.

Recentemente tivemos um rumor tratando de um reboot do Sonic para 2014. Um novo recomeço. O rumor surge através de uma fonte confidencial, que revela diversos pontos que estão sendo abordados. Embora esses pontos estejam embaçados, o motivo certamente transparece: como explorar tal título de modo a ganhar o máximo de dinheiro possível.

Num dos exemplos, citava-se até a possibilidade de comprar um boneco do Knuckles, ganhando direito a ter um DLC para jogar com o Knuckles em tal game. Sinceramente, não sou contra, acho válido. Inclusive o que me motivou a escrever este texto é a modificação que os fãs andam fazendo de Sonic Generations.





Há um grupo na fãs que estão basicamente fazendo a portabilidade de Sonic Unleashed para dentro de Sonic Generations. Isso mostra que é possível se criar novas fases, inclusive, uma fase de Super Mario Galaxy 2 dentro de Sonic Generations já foi exibida (exemplo irônico este, não?).



Acredito que já se sabem onde quero chegar neste artigo. Quando descobrimos que Sonic Generations seria a reimaginação de fases icônicas do Sonic ao longo da história, então ficou basicamente impossível evitar de especular que a SEGA poderia usar dessa característica para lançar DLCs futuros, principalmente explorando as fases clássicas. Contudo, o único DLC lançado foi um minigame simples da Casino. Nada de tão impressionante.

Enquanto a SEGA pode estar estudando um reboot da série explorando mecanismos para maximinizar o ganho de dinheiro, ela perdeu uma chance de ouro com Sonic Generations. Basicamente o que está ocorrendo é que os fãs já mostraram que tem capacidade de criar zonas. Ou seja, os próprios fãs poderão lançar DLCs de fases, que muitos certamente irão baixar.

Uma possibilidade que vem a minha mente é a que essa não-exploração de Sonic Generations não ocorreu por conta da filosofia da equipe. Desenvolver o jogo com sua característica comemorativa e não estender sua aplicação. Nobre, até conseguiria entender, mas do ponto de vista financeiro foi uma chance de ouro de poder aumentar os lucros com o título. Eu por exemplo, não deixaria de comprar nenhum DLC, caso ele fosse lançado.

A notícia que mostra a crise da SEGA e o cancelamento de títulos aponta como estratégia aumentar o foco na mídia digital. Projetos como o de Sonic 4 podem se fortalecer com isso e, caso a SEGA não queira mais perder oportunidade de ganhar dinheiro, pode apelar também para a estratégia do jogo Retro.

Autor: DarkSonic

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