Primeiras Impressões da Temporada de Primavera - Parte 1

Finalmente a temporada chegou, e já deixou suas marcas! Dessa vez a Sonic Connection dividirá o tópico em duas partes, sendo uma escrita por mim e outra pelo Orichalcum. Nessa primeira parte teremos: Accel World, Ozma, Kore Wa Zombie Desu Ka? Of the Dead, Lupin III-Mine Fujiko to Iu Onna, ZETMAN, Fate/Zero, Jormungand, Medaka Box e Eureka Seven AO (Astral Ocean).


1) Ozma:
Não é a banda de rock norte-americana, e sim o anime sobre mundo apocalíptico que começou nessa temporada. Eu, como fan de universo fantasia, quando vi sobre o universo de Ozma, achei que seria algo bacana que nem Letter Bee, infelizmente estava completamente errado. Com personagens nenhum pouco carismáticos, e altas doses de technobabble, Ozma provavelmente não fará nenhuma falta quando seus 6 episódios acabar.
As cenas de ação da série também são terríveis, tendo momentos que o cenário fica completamente estático. Não seria ruim se os produtores de Ozma soubessem aproveitar essas cenas, porém não é esse o caso que vemos aqui. O trabalho dos  dubladores também não é lá essas coisas, já que só servem para tornar os personagens mais irritantes com suas atuações. A abertura consegue ser a parte mais mal-feita da série inteira, com a animação semelhante ao ultimo encerramento de Gintama'. A história de Ozma se passa na Terra em um futuro onde uma atividade anormal do sol devasta a atmosfera terrestre e cobre o planeta todo em um mar de areia.

2)Lupin III-Mine Fujiko to Iu Onna:
Sou a ultima pessoa que pode falar de Lupin III, já que essa é a primeira vez que acompanho a série. Porém, dentro de minha perspectiva de alguém que nunca acompanhou Lupin III, a série está muito boa, porém dificilmente irá agradar a todos. A animação da série está bem fluida, com boas cenas de movimento, peitos, cenários bonitos, peitos, e principalmente peitos. Essa provavelmente será a primeira coisa que irá irritar quem não curte ecchi: não sei se na série de 1900 e garaná com rolha tinha tantos close com peitos, mas nesse Lupin III está começando a irritar essas cenas. Pelo menos faz sentido as horas que a Mine Fujiko mostra os melões.
O maior problema da série com os fans de animação será justamente na arte: se você não gosta do estilo da Shaft, pode esquecer esse anime. TMS Entertainment resolveu também ir para o caminho artístico, assim tentando emular um estilo mais saudosista. Deu certo, me agradou, mas não é todo mundo que tem o mesmo gosto que eu. As dublagens ficaram boas, assim como as OST´s da série. A abertura desse episódio foi uma incógnita: pois aonde ela deveria estar, foi somente uma leitura de um poema, ou algo do gênero. Se for essa a abertura, será algo bem inusitado...
Lupin the Third: Mine Fujiko to Iu Onna ("A mulher chamada Mine Fujiko") descreve a ladra Fujiko e o resto do elenco de Lupin III durante seus anos de juventude. A série captura a "sensualidade" presente no mangá original de Monkey Punch, em uma interpretação mais ousada desenvolvida pela franquia responsável pelo anime.

3)Kore wa Zombie Desu ka?  Of the Dead:
Um dos animes que eu mais aguardava na temporada, Kore wa volta da mesma maneira que a ultima temporada, ou seja, hilária! O primeiro episódio foi, de certa forma, idêntico ao primeiro episódio da temporada anterior...quando eu digo isso, é porque foi realmente semelhante ao primeiro episódio da primeira temporada. Só pegar ele e comparar com o primeiro episódio do Of the Dead. O Megalo que fala "Eu quero você" está lá, a cena dos alunos escola vendo o Ayumu virar uma Masou Shoujo está lá, a cena de apresentação dos personagens ainda está lá... A única exceção foi a cena do Ayumu sendo atropelado por um caminhão, pois de resto foi quase um Ctrl+C-Ctrl+V.
O humor negro que tanto gosto ainda está presente na série, a arte também continua com sua coloração sombria, e a abertura e encerramento são idênticos a da temporada anterior. Talvez o fato mais interessante de KwZDk?OtD seja o encerramento, que é uma continuação direta do encerramento da temporada anterior.
Kore Wa Zombie Desu Ka? conta a história do estudante Ayumu Aikawa que, por ter conhecido a misteriosa garota Eucliwood Hellscythe (apelidada de Yuu), é envolvido e acaba morto por um serial killer que estava agindo na região. Yuu, que era necromancer, consegue reviver Ayumu como um zumbi e o promove como guarda-costas. Com o novo corpo, Ayumu se torna imortal com sua alta taxa de regeneração, além de ser capaz de amplificar seus músculos em até 800%. Mas, há uma parte negativa nisso, seu corpo enfraquece ao receber raios solares e ele agora passará a ter uma nova vida.

4)ZETMAN:
A versão anime de ZETMAN pode ser traduzida também como "A Decepção em Forma de Animação". Nesse primeiro episódio foi somente um enorme resumo dos primeiros 20 capítulos (ou algo próximo a isso), só que com algumas alterações da TMS Entertainment, como a entrada de personagens que deveriam aparecer somente durante a adolescência do Jin, censura das mortes (no anime, o Kanzaki não teve seu braço amputado) e a própria infância do Jin. O mais engraçado disso tudo é que: a TMS Entertainment fez um excelente trabalho com Lupin III, mas com ZETMAN simplesmente fez de qualquer jeito, somente para lucrar as custas dos fans da série.
Porém vamos dar um pouco de crédito a TMS, pois fora o estupro feito no enredo, a série está agradável. Se você nunca acompanhou ZETMAN, irá gostar bastante dessa versão. Será uma boa, caso pretenda ler o mangá, mas está sem paciência para ler todos os volumes. A abertura (ou encerramento?) provavelmente é a pior da temporada, não querendo menosprezar. Ela é agradável, mas poderiam ter feito algo melhor. A arte da série também está muito boa, pelo menos até onde eu vi (só assisti 10 minutos do anime, e me arrependi profundamente de esperar algo bom da TMS).
Zetman conta a estória de Jin, um garoto de rua criado por um senhor que ele chama de vovô, que após estranhos eventos que culminam com a morte do vovô acaba por descobrir que ele não é um humano normal, e tudo indica que ele é fruto de um projeto secreto denominado Z.E.T , da Corporação Amagi. Mas o que ele realmente é, e quais seus verdadeiros poderes?

5)Accel World:
Provavelmente a melhor estréia anime da temporada, Accel World já começou apresentando duas coisas inusitadas na série: um personagem gordo e viciado pelo universo 2D como personagem principal. Quantas histórias de ação temos com um personagem gordo como principal? Se não me engano nenhuma, sendo que todos os otakus são boa pintas nos animes, e nos mangá. Quando é gordo, ou ele é vilão, ou ele é um completo idiota.
O segundo ponto inusitado é o bullying, pois nessa história ele faz sentido. Nos animes que trabalham com esse assunto, costumam colocar um personagem que tem capacidades de se defender, que não tem motivos para ser zoado, e que consegue converter o garoto que zoava ele, tornando esse cara o seu braço direito. A forma que Accel World está tratando o bullying pode, se for feito de maneira correta, tornar a série a melhor estréia do ano. Infelizmente, minhas esperanças foram esmagadas quando eu li o spoiler. Já adianto, se espera um anime com plot profundo feito Mawaru Penguindrum, ou sombrio como foi Puella Magi Madoka Magica, pode esquecer completamente. Accel World é somente uma novel de romance que quebra o clichê colocando o personagem principal um gordo.
A história de Accel World se passa no futuro, na qual a era da tecnologia está no apogeu dos mundos virtuais e agora pode facilmente conectar-se de qualquer lugar simplesmente sincronizando sua mente com as redes, mas isso será um benefício para os estudantes oprimidos por valentões!?

6)Fate/Zero 2:
E finalmente o anime mais aguardado nessa temporada, voltando da luta contra a Cthulhu. Esse primeiro episódio, muito criticado por parte dos fans de animes de ação, foi um grande retorno da série. As pessoas acabam esquecendo que Fate/Zero não é pancadaria, e sim uma série lotada de diálogos que são tediosos para grande maioria. Esse episódio só existe para reforçar o que eu acho tão incrível nas histórias de Gen Urobuchi: diálogos épicos!
Claro que Fate/Zero não deixa a desejar nas lutas, já que o maior momento da série foi a luta aérea entre o Gilgamesh e o Berserker. Alguns fans dizem que a cena foi censurada, pois na parte que o Berserker invade o sistema do Caça, o piloto era esmagado completamente. Se isso é verdade, espero que mostrem na versão em mídia essa cena.
Os cenários continuam lindos, e com um ar moribundo devido ao uso de cores mais escuras. Os CGIs usados no Berserker e na Cthulhu continuam também de altíssimo nível e qualidade (pelo menos melhor que os usados em Letter Bee é). A abertura e encerramento ocorreu uma troca na qualidade: enquanto o encerramento dessa vez ficou com uma música ruim, a abertura arrasou. Vamos ver se a Ufotable consegue manter a qualidade da série até o seu fim.
Fate/Zero conta a história da Guerra do Santo Graal - Uma batalha entre 7 magos (mestres) e seus espíritos heróicos (servos), cujo vencedor leva o lendário Santo Graal, que dizem possuir o poder de realizar milagres. Esta é a 4ª Guerra do Santo Graal. As três guerras anteriores acabaram sem ter um vencedor. Em busca de seus objetivos e ambições, os magos se reúnem em um lugar chamado Fuyuki. Eles farão qualquer coisa e cometerão qualquer atrocidade necessária para conseguir o Santo Graal.

7)Eureka Seven AO (Astral Ocean):
Uma continuação não tão aguardada como Fate/Zero 2, porém ainda muito aguardada. Eu, pessoalmente, tenho um enorme carinho com a série Eureka Seven, apesar de odiar o Renton Thurston do início da série. O cara era praticamente um bosta, igual ao Ganta Igarashi, de Deadman Wonderland. Então imagina como eu estava esperando essa série sabendo que o personagem principal era filho dele e da Eureka? Boa coisa não era!
Fiquei surpreso que o Ao tem mais personalidade que seu pai tinha, além de não ser um completo babaca. Para um "ser humano" ele agiu corretamente na cena de destruição da cidade, porém ficou um pouco forçado a parte em que ele desafia os bandidos para salvar a pulseira de sua mãe. De qualquer forma, o episódio fluiu de forma extremamente agradável, porém não deixou claro qual será o plano de fundo da história, e muito menos o objetivo. Além disso também não deixou informado aonde está Renton e Eureka, que até presente momento estão desaparecidos. Seja o que for, estou aguardando ansiosamente esse próximo episódio.
Eureka Seven AO (Astral Ocean) conta a história de Ao Fukai , um garoto de 13 anos que vive no Japão, na prefeitura de Okinawa, na ilha de Iwadojima, com o Dr. Toshio Fukai, desde que sua mãe desapareceu, 10 anos atrás. Quando uma misteriosa organização ataca o Scub Coral local, Ao acaba envolvido na batalha e consegue ativar um misterioso robô chamado Nirvash, enquanto estava sendo transportado pelas Forças de Defesa.

8)Jormungand:
Eu criei grande espectativa nesse também porque, em primeiro, eu adorei Black Lagoon, e Jormungand tem um plot semelhante, e, em segundo, porque o estúdio responsável pela adaptação é a White Fox (Katanagatari e Steins;Gate). Infelizmente fui decepcionado mais uma vez nessa temporada justamente porque acreditei que era Black Lagoon. A White Fox novamente fez uma excelente adaptação, com cenários "sombrios", bons dubladores, ótima execução do episódio, porém o que não me agrada são os personagens.
Uma delas é a Koko Hekmatyar, que é a líder do grupo Jormungand, porém não tem uma personalidade sombria, séria, ou pelo menos algo próximo do que era a Balalaika, de Black Lagoon. A personalidade da Koko é mais de uma garota sapeca de 14 anos, o que acaba com qualquer justificativa do porque ela é a líder do grupo. Os outros personagens são ainda mais sem graças que ela, dando destaque ao Johnathan Mar, que é uma criança séria que sabe usar armas. Se o motivo dele estar no enredo foi para chocar, ou deixar maneiro, falhou miseravelmente. Esse garoto é o mais sem graça de todo o grupo, pois ele é a encarnação do complexo de Sasuke Uchiha. Espero seriamente que os personagens acabem não interferindo com o enredo...
A história gira em torno de Koko Hekmatyar, uma jovem traficante de armas que trabalha pra organização HCLI e que as vende ilegalmente ao redor do mundo.
9)Medaka Box:
NisiOisiN e Gainax: o que poderia dar errado? Sinceramente, nada! Medaka Box foi uma estréia muito agradável, apesar das comparações com a obra de Nagaru Tanigawa, o famoso Haruhi Suzumiya. Eu consideraria válido a discussão se fosse com a série Monogatari, porém Medaka Box nada tem haver com Haruhi Suzumiya. Os personagens não são carismáticos como em Monogatari, apesar de algumas semelhanças, como o Zenkichi Hitoyoshi lembrar um pouco o Araragi Koyomi. A história é muito parecida com a do Sket Dance, aonde temos um grupo escolar que quer resolver todos os problemas dos alunos.
Quanto ao trabalho artístico, a Gainax deixou o anime muito alegre, algo que foi positivo, já que se a Shaft tivesse cuidado de Medaka Box teria sido um completo desastre. Duvida? É só pegar Bakemonogatari e comparar com Medaka Box: enquanto uma é sombria, a outra é alegre. Nada mais justo que a Shaft não tocar dessa vez em um trabalho de NisiOisiN. Agora, a dúvida: O que o Kamina (Tengen Toppa Gurren Lagann) estava fazendo nesse episódio?
Medaka Box conta a história de Kurokami Medaka, uma estudante do primeiro ano que é eleita como presidente do conselho estudantil, e a primeira coisa que ela faz é estabelecer uma caixa de sugestões, mais tarde apelidada pelos alunos por "Medaka Box". Medaka incentiva os alunos a apresentarem qualquer problema para a caixa sem hesitação e promete resolver qualquer problema que lhe foi informado.

2 comentários:

  1. Medaka Box = Merdaka Boxta, muito ruim, sem nenhum appeal descente, vai vender -1
    Jormugand = Jorro merda grande, outro que sofre com produção de troco de pão.
    Accel World = Pior protagonista depois de shinji ikari, simplesmente insuportável.
    Zetman = Má adaptação de algo que devia ser bom.
    Ozma = Oz o que?

    ResponderExcluir
  2. Accel World é o único que discordo de você: O Arita é um bom personagem principal pois sua emice é justificada, diferente do Shinji. Além do mais tem personagens principais piores...tipo o Renton Thurston e o Ganta Igarashi. Esses sim são os piores personagens de animes já produzidos!

    ResponderExcluir