A Microsoft está a alertar os programadores que estão a desenvolver aplicações para a nova interface do Windows 8, denominada Metro, para deixarem de utilizar esta denominação. Em causa poderá estar uma alegada violação de marca registada. A informação está a ser avançada pelo site The Verge, que cita um memorando interno da Microsoft onde surge uma referência ao caso.
Ao que tudo indica um parceiro europeu da criadora do Windows está a ponderar avançar com um processo de violação de marca registada, por deter os direitos da marca Metro, o nome dado pela Microsoft ao interface do Windows 8 e que foi estreado anteriormente no Windows Phone. Esta possibilidade levou a Microsoft a começar a analisar a escolha de um novo nome para a interface da futura versão do sistema operativo da empresa. Aquando da apresentação desta interface a multinacional apresentou o termo Metro como a designação da sua nova linguagem de design.
O nome poderá agora deixar de ser utilizado, depois de a Microsoft ter começado a alertar os programadores que utilizam esta interface para não o fazerem. Segundo o The Verge, este alerta foi feito depois de a equipa legal da empresa ter emitido um memorando interno onde dá conta do possível processo. Ainda não se sabe qual a identidade do parceiro da Microsoft referido nos documentos, mas vários Media internacionais estão a avançar que será a retalhista alemã Metro AG, que tem os direitos da marca registada Metro.
Enquanto o diferendo não é resolvido, a criadora do Windows recomenda os programadores a utilizarem o termo "Windows 8 style UI".
Fonte: Sol, by sapo.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário