Opinião - Nintendo 2DS: o lado bom e o lado ruim


A Nintendo está anunciando corte de preço no Wii U (FINALMENTE), bundle do console com o Wind Waker HD (para o deleite dos fãs de Zelda) e... um novo portátil. Não, não é o Nintendo 4DS, mas sim uma nova versão do já bem-sucedido Nintendo 3DS. Sem o 3D.

Quando eu vi a imagem e a notícia do anúncio, pensei que estava vendo uma trollagem fortíssima, mas agora todos sabemos que a coisa é verdadeira.


O Nintendo 2DS é uma nova entrada na família do 3DS, feito pensando nas crianças de 7 anos ou menos. Ele possui exatamente as mesmas funções do 3DS, com a ressalva de não ter o modo 3D. A tela superior é a mesma do portátil original e possui um slider chamado Sleep, para manter o sistema em espera até quando o jogador desejar. Ele é compatível com todos os jogos do portátil, assim como os jogos de Nintendo DS.

Em suma, um novo 3DS. Olhando ainda sobre um ponto de vista vago sobre o portátil, já que apenas vimos pouco sobre o mesmo (ou tudo, vai saber...), imagino quais seriam os pontos positivos e negativos do portátil, tanto para a Nintendo quanto para o mercado.




O lado bom: o preço. Quando o Nintendo 3DS saiu no mercado, o portátil sofreu com fracas vendas iniciais. Porém, após o corte de preço, a plataforma disparou. Mesmo que alguns digam que seja o preço, para mim a falta de vendas inicial era por causa que não haviam lançado jogos "system-seller". Lógico que o preço também faz um grande diferença e é isso que vejo de positivo no 2DS. Na boa, o portátil custará 129 dolares! Mesmo sem o 3D, vamos considerar que o efeito sempre foi facultativo no 3DS original, então é um preço muito interessante por um hardware quase idêntico.

O lado ruim: o nome. Até que faz sentido, 2DS é o 3DS sem o efeito 3D, logo veremos os jogos em 2D. Mas pensem comigo: isso não iria causar um pouco de confusão? É o mesmo que o 3DS, jogamos títulos de 3DS e títulos de DS... mas se chama 2DS. Para quem ainda está para comprar o portátil, pode haver de não escolher o 2DS justamente por causa do nome, talvez por causar desentendimento quanto ao que a plataforma oferece: se é o mesmo do 3DS ou se é algo diferente. Outro ponto que está diretamente ligado ao nome é a falta do 3D. Seria muito engraçado jogar Metal Gear Solid 3 para o portátil, cuja entrada já informa que o jogo é em 3D (assim como uma porrada de jogos do 3DS) e não ter o 3D para usar. Só o nome pode causar problemas grandes para a Nintendo, pois há a variável do como o público vai reagir quanto ao produto.

Pessoalmente, acho o Nintendo 2DS é uma estratégia um pouco estranha. O preço já poderia ser o suficiente para atrair consumidores, mas e à longo prazo? Os jogos não serão criados sem o 3D em mente, então para o desenvolvedor, o 2DS é quase irrelevante. Além disso, se a questão é o fato de menores de 7 anos não serem recomendados em jogar com o 3D ligado, vale lembrar que os responsáveis por essas crianças podem educá-las a não jogar com o 3D. Um conforto maior por um preço menor? Não sou adepto desse tipo de alienação...

Cabe o público abraçar essa nova versão ou preferir a tradicional, mesmo que seja por um preço maior. Como consumidor, prefiro o 3DS XL. Vai de cada um mesmo. =D

E não, não vou comentar sobre a falta de dobradiça. Criticar a ergonomia sem ao menos ter o portátil em mãos (ainda mais por ser um portátil) não faz o menor sentido.

Um comentário:

  1. Não sei não, mas talvez lançar produtos de menor preço (consequentemente menor custo de produção) pode ter haver com o declínio do WiiU, visto que o 3DS se mantem muito bem como portátil.

    ResponderExcluir