A volta da discussão sobre clássicos


No artigo 'A História do Movimento Classicista', escrevi que o movimento classicista ganhou senso crítico a partir de Sonic Unleashed e que, com a entrada de Iizuka, as críticas foram usadas em benefício de buscar um equilíbrio entre as diferentes vertentes de fãs de Sonic. Disso saiu Sonic Colors, Sonic 4 series e Sonic Generations. Sonic Lost World, o jogo do ano passado (sim, já estamos em 2014) foi uma tentativa de trazer algo novo para a mesa - cumprindo o que Iizuka já tinha anunciado até mesmo na época próxima do lançamento de Sonic Generations -, cujo resultado não foi dos melhores.



Se Sonic Lost World, digamos, não cativou, Taxman e a sua Retro Engine abalaram as estruturas da comunidade com Sonic 1 e Sonic 2 remasterizados por outro lado. O próximo passo é a remasterização de Sonic 3 & Knuckles, mas, diante da empolgação, é inevitável que um desejo antigo, aquele que Sonic 4 "roubou" e que por isso muita birra foi criada em torno dele, reapareça: um novo jogo Retro. Não apenas isso, discussão sobre os clássicos voltaram. O que será que pode vir de novo em Sonic 3 & Knuckles? Se Hidden Palace esteve presente em Sonic 2, se Sonic CD quase teve uma Desert Dazzle, será que pode haver segredos em Sonic 3 & Knuckles remasterizado?



E depois de S3&K? Como será que poderia ser um jogo novo do Sonic? Que tal um Sonic CD 2? No Facebook, junto ao Hinz e ao Ryu (webmaster da angryvideogamesblogger) essa hipótese foi discutida.

Ryu reclamou que Sonic CD era muito estreito e que isso tornava o jogo chato, pois seria preciso viajar primeiro para o passado, corrigi-lo, viajar para o presente e depois para o futuro para ver como ficou. Algo trabalhoso, pois o mecanismo para viajar em Sonic CD, em algumas fases, não é o mais agradável. Ele ainda especificou que é difícil de se planejar em Sonic CD, enquanto essa atividade seria bem mais fácil de ser feita em um Sonic 2 ou Sonic 3 & Knuckles.

O Hinz, por sua vez, comentou que acharia difícil projetar o level design para combinar a mecânica de Sonic CD com a estrutura de Sonic 2, uma vez que Sonic CD fora projetado com o propósito da viagem do tempo e que é um jogo hardcore justamente porque não é tão trivial fazer as vigens no tempo.

Apareci então na discussão propondo um esquema teórico para realizar tal casamento. Uma fase mais extensa com 3 caminhos - alto, médio e baixo - com sentido de exploração. Não o estilo de caiu, segue por baixo. Mas no sentido de caiu, volta e tenta ir por cima de novo. Combinando a mecânica dos clássicos do Mega Drive com a dinâmica da viagem do tempo de Sonic CD.

Este "Sonic CD 2" talvez fique na mera especulação, mas uma criação passa antes pelo imaginário. Discutamos os jogos clássicos do Sonic, pois há uma luz no fim do turno, uma chance provável de, em breve, termos o retorno das plataformas clássicas do Sonic ao melhor - e melhorado - estilo Retro.

Importante também é comprar Sonic 1 e Sonic 2 remasterizados para mostrar que há mercado rentável. Afinal, sem carvão, fica complicado querer assar um bom churrasco gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário