Análise - Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles

Quando o primeiro game do Sonic foi lançado, ficou claro que era possível redefinir o gênero plataforma. Sonic 2, seu sucessor, conseguiu aperfeiçoar a jogabilidade e trouxe uma experiencia bastante sólida. Entretanto, quando se chega à fórmula perfeita, resta apenas deixá-la mais refinada. Sonic 3 & Knuckles é a ilustração dessa teoria. Um game que não redefine nem inova, mas traz um conteúdo altamente variado, divertido e é digno de estar entre os melhores jogos do Sonic já feitos.



Mais conteúdo, mais velocidade, mais diversão!
Se observamos o conteúdo de Sonic 3 & Knuckles, vemos o visível diferencial que o game tem em relação aos seus dois antecessores. Como se sabe, S3K (abreviando) é a junção de dois cartuchos dada graças à tecnologia especial "Lock-On". Acoplando o cartucho do Sonic 3 com o Sonic & Knuckles, você tem como resultado um game um conteúdo robusto, cheio de fases novas a explorar com modo cooperativo (e competitivo) e opções de salvar seu processo em slots. Porém, entenda que isso é apenas o básico do que o jogo têm a oferecer. S3K tem muitas novidades dentro de seus dois cartuchos. Comecemos pelos primórdios: a trama.

O enredo é contado a partir do final de Sonic 2, quando a Death Egg explode no espaço. A fortazela oval cai na misteriosa Floating Island e perde sua capacidade de flutuar. Sabendo que a ilha flutua graças ao poder da enorme Esmeralda Mestre, Dr. Robotnik (ou Eggman) resolveu tomar a esmeralda do seu guardião: um equidna vermelho chamado Knuckles. Acreditando nas mentiras do gordo bigodudo, Knuckles pensa que Sonic e Tails irão entrar na ilha para tomar posse da Esmeralda Mestre. Então, ao chegarem na ilha, os dois amigos dão de cara com o equidna, que toma as Esmeraldas do Caos deles e começa a preparar armadilhas. Sonic e Tails precisam alcançar a Death Egg (que está em reconstrução), recuperar as Esmeraldas, passar pelas armadilhas de Knuckles e acabar de uma vez com o plano maléfico de Robotnik. Qunado se joga com Knuckles, a história retratada é um pouco diferente, ficando apenas à parte da principal. E sim, o jogo tem uma história bem mais densa que os anteriores. E ela se mostra importante, devido a pequenos trechos nas fases que mostram cenas contando o decorrer dos acontecimentos, incluindo até nas transições delas. Mas em contrapartida, o jogo não obriga você a dar atenção a ela. Jogando pela história ou não, S3K flui naturalmente e sem forçar a barra.

Uma novidade incluída na dupla de jogos é o sistema de slots para salvar seu processo no jogo. Ao selecionar a opção de "1 Player" na tela inicial, você entrará na tela de Data Select. Aqui você pode escolher em que slot, dos oito disponíveis, deseja salvar seu jogo, tendo como informações salvas a última zona jogada, o personagem usado e o número de Esmeraldas do Caos, vidas e continues extras. Há ainda a opção de jogar sem salvar e de deletar seu save, zerando o slot. Após terminar o jogo, é dada o nome "Clear" ao slot, permitindo selecionar qualquer zona do game. Apesar de tamanha comodidade, o sistema de slot não é algo proposital. O jogo realmente necessitou dele, pois a campanha principal é longa. Muito longa.


Em termos comparativos, S3K é quase três vezes maior que Sonic 2 quando falamos em tempo necessário para terminar a campanha. O jogo segue o mesmo esquema de divisão de fases, um zona com dois atos cada. Algumas tem apenas um ato. Agora, como elas foram montadas é o que dá ao título o toque genial. As fases estão mais variadas do que nunca! Se você já ficava satisfeito com o desafio presente nos dois últimos jogos, então provavelmente jogar esse game será um presente divíno. As fases estão recheadas de caminhos alternativos com novos obstáculos, inimigos, gimmicks e percursos bastantes criativos. Alguns dessas rotas opcionais são alcançáveis dependendo do personagem jogado, tornando a aventura mais complexa e interessante. O legal de jogá-las é que ao se adentrar nos obstáculos e pistas malucas em altíssima velocidade, a fase faz você criar um ritmo sem ao menos perceber. Se observar bem, várias fases possuem trechos que se repetem com uma pequena frequência, mas a velocidade e a dinâmica da jogabilidade tornam a experiência mais proveitosa do que repetitiva, fazendo você sequer notar que isso acontece. E com o decorrer do jogo, a dificuldade vai se intensificando e isso testará seus reflexos ao máximo, sempre unindo o desafiador com o recompensador.

E com isso concluído, o que se pode dizer da jogabilidade, que é um dos principais extremos dos games do Sonic? Bem, basicamente é a mesma vista no jogo anterior. Você usa os direcionais para mover o personagem e usa um botão para fazer a ação, seja pular ou executar um golpe. Ainda assim, temos algumas caracteristicas que diferem bem a forma de jogar. Em S3K, temos três personagens jogáveis (Sonic, Tails e Knuckles), cada um com suas habilidades próprias. Aqui você tem o controle de vôo do Tails e com o equidna, você pode planar e escalar paredes. Sonic, por outro lado, foi agraciado apenas com um "insta-shield", podendo atacar inimigos com mais precisão. A novidade aqui são os novos escudos: agora o antigo escudo foi subtituído por três novos escudos elementais, que, quando usado com o Sonic, pode-se executar novas habilidades especiais, como um pulo duplo ou quicar com força no chão.

A jogabilidade, por si só, é simples e intuitiva, apesar de que sua idéia original não foi realmente mudada. Entretanto, ela não seria nada se não fossem pelas fases brilhantemente "esculpidas". Mesmo com o novo repertório de golpes, você não sentirá a aventura tornar-se mais fácil ou difícil. Claro, eles ajudam nos momentos complicados, mas as fases estarão a todo momento colocando obstáculos que farão você lutar para manter seu escudo ou a aplicar os movimentos com precisão. E tudo funciona perfeitamente em conjunto com o level design, então provavelmente você não se sentirá frustado com bastante (nem pouca) frequência. Talvez, o principal ponto que pode ser considerado como retrocesso ao Sonic 2 é a sensação de velocidade. Antes, tinhamos uma camera que não seguia perfeitamente o Sonic em trechos de alta correria; agora, a tela está ágil e se mantém rigidamente fixa durante o jogo inteiro. Apesar do melhoramento técnico, a sensação de estar correndo a mil por hora não é tão impactante em S3K, mas de forma geral, ela não deixa a desejar nem causa bugs indesejados.


Fora as fases principais, o game oferece também novas fases especiais. Mas como se não bastasse, temos agora quatro novos locais para ganhar bônus extras. Um é o próprio Special Stage, dentro de um mundo redondo tridimensional onde seu objetivo é pegar todas as esferas azuis enquanto desvia das esferas vermelhas. É possível bolar pequenas estratégias, como pegar um conjunto de esferas em fileiras e transformar em anéis. Coletando todas as esferas azuis, você será presenteado com a Esmeralda do Caos. Coletando todas as 14 esmeraldas (sim, 14!) você será recompensado por algo realmente surpreendente... Já os Bonus Stages, como o próprio nome diz, servem basicamente para abocanhar uma grande quantidade de anéis e escudos, usando idéias mirabolantes como máquinas de gunball e jogo de bolas brilhantes dentro duma mesa de pinball. Você acessa os estágios especiais através dos anéis gigantes (o mesmo do Sonic 1) escondidos nas fases e os estágios bônus são acessados pelos postes de estrelas, ou checkpoints (idênticos ao do Sonic 2). De um forma geral, jogar nos estágios secundários, assim como nos últimos jogos, não chega a serem uma extrema importância, mas são uma ótima opção para auxiliar na aventura e, no caso do Special Stage, apresentam um desafio considerável e no final das contas, muito recompensador.

E finalmente saindo no robusto modo principal, temos o tímido Competition. Um modo demasiado simples comparado ao 2P Player do Sonic 2, mas que não fica muito atrás do seu antecessor. Nele você joga apostando corrida com seus amigos em fases exclusivamente feitas para a ocasião. Você pode escolher fazer um campeonato com as cinco pistas disponíveis, uma partida normal ou registrar seus recordes no Time Attack. Não seja a ser impactante, mas divertem e entretem bastante. E mesmo sendo curtas, fases como Azure Lake e Endless Mine podem cativar muitos com suas trilhas sonoras.

Por falar em trilhas sonoras, esse é um outro ponto onde S3K esbanja qualidade. Esse é o primeiro trabalho de Jun Senoue como compositor principal do game, e, diga-se de passagem, é um trabalho majestoso. Todas as músicas, sem exceção, possuem melodias memoráveis e ficarão presas na sua mente até mesmo anos sem jogar uma partida. A diferença aqui é que as músicas se encaixam tão bem nas fases que ajudam bastante no trabalho originalmente desepenhado pelo level design: fazer o jogador a seguir o ritmo das fases naturalmente. Hidrocity, Ice Cap, Flying Battery e Sky Sanctuary são exemplos de excelentes músicas. Quanto ao visual das fases, podemos dizer que são muito bons. Basicamente isso. Se considerarmos uma comparação, S3K possui várias novas animações de plano de fundo, podendo causar um sensação um tanto realista às fases. Porém, houve uma redução de cores mais fortes nas fases, talvez para diminuir o cansaço visual, tendo como exceção visível, Carnival Night Zone. De uma forma ou de outra, há mais visuais que se destacam nos jogos que antecederam S3K, mas também não está muito longe disso.


A não necessidade de inovar...
Talvez sejam por várias razões que Sonic 3 & Knuckles seja tão querido pela maioria dos fãs de Sonic. E não é por menos, o game esbanja qualidade e é muito divertido. Acontece que as vezes esquecemos que confundimos certos conceitos quando vamos analisar um game. Sonic 3 & Knuckles seguiu um caminho diferente de seus dois antecessores, que é justamente o caminho de não tentar inovar em seus aspectos. Entenda que não estou considerando isso como um lado negativo do game. Pelo contrário; S3K cumpre seu papel magnificamente.

É certo que existem várias formas de significar "inovação", mas há um ponto de vista atrelado ao game que impede que o vejamos como algo inovador. Existe uma grande diferença entre inovar e evoluir de acordo com a necessidade. Todos os aspectos do jogos seguem esse ponto de vista tão rigorosamente que podemos encontrar justificativas aos montes sobre por quê algo foi adicionado ao game.

Por exemplo, a tela de Data Select pode ser justificada pela longevidade do game; ele é muito longo e desafiador para ser jogado ininterruptamente por um jogador comum. Ou ainda, a razão de não colocar fases da campanha principal no modo Competition; para evitar slowdowns frequentes, coisa que acontecia em Sonic 2. Até mesmo os novos escudos possuem justificativas; além de complementar o gameplay, evitam frustações. Imagine o game sem eles! Tal ponto de vista fica mais evidente quando notamos que a jogabilidade não sofreu uma mudança drástica em relação ao título anterior, pois não havia necessidade de alterá-la.

Num contexto geral, não existe um aspecto em si que inove a já consagrada fórmula de entretenimento usadas nos outros dois clássicos. Mas isso não significa que o jogo X é melhor ou pior que o jogo Y. Se você se diverte com ele, e com certeza você irá, a necessidade por inovar se torna irrelevante perto do que o jogo realmente oferece. S3K entrega ao jogador um experiência refinada em formato de jogo de plataforma.


Mesmo não inovando, a história se repete: S3K é um jogo indispensável para qualquer fã do ouriço. Independente de como você o encara, o jogo diverte por horas a fio, oferecendo o melhor no que se conhece de estilo plataforma. Definitivamente, não há motivos para não experimentar Sonic 3 & Knuckles.


Imagens: Thiagos Barros

4 comentários:

  1. Para mim é nota 10, acho que é o melhor jogo de Sonic, se ferre Sonic 2, kkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim é nota 10 também, mas sonic2 tambem é muito bom, dou nota 9.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim esse e o Sonic 1 são os melhores de toda a série. O pessoal costuma malhar o fato de o jogo possuir a necessidade de se conectarem 2 cartuchos, mas acho que iso só aumenta o replay. :d

    ResponderExcluir