Fugindo da essência

Tio DS.
Gostaria de lembrar a todos que a Sonic Connection é um blog. Este blog foi criado não só para trazer um conteúdo diferenciado sobre Sonic, games, animês e outros assuntos. Também veio para compartilhar opiniões e conhecimentos. E hoje, temos um artigo do nosso membro honorário DarkSonic sobre um tema que justifica a existência dessas últimas linhas que você leu: a síntese do debate sobre a "essência" do Sonic e a diferença do ponto de vista dos fãs.


A tática da ridicularização como forma de tentar se sobrepor em um debate é bem comum em discussões sobre Sonic quando ela se volta para algo pessoal. Acompanhada a esta, existe também a tática da taxação. Outros artifícios que não ficam atrás em sordidez também são usados para incrementar tais táticas de ataque.

Uma coisa que é muito feita nesses debates sobre Sonic é pegar uma parte de uma citação, ignorar o contexto e ridicularizá-la. Deste modo, saem alardeando por aí que o ridículo do DarkSonic falou que a essência do Sonic é só correr e pular.

Exemplo de fuga da essencia, segundos fãs...
Tal afirmação é uma vigarice tal qual o famoso truque de argumentação com base na essência.
A questão do argumento com base na essência do Sonic foi amplamente debatida e discutida no Sonic Zone Fórum, pois realmente virou um problema... Trata-se de um problema superado, mas tal artimanha malandra ainda pode estar sendo usada por opinadores. Explico a história que ocorreu no SZF.

Os debates estavam normais no fórum, quando de repente a onda de argumento com base na essência do Sonic começou a virar moda. Bom, essência é uma palavra bonita, carrega peso... Parece que se está falando algo consistente e concreto, mas na realidade não está.

O que se observou é que argumentar com base na essência do Sonic virou uma artimanha malandra. Tal artimanha consiste em unir preguiça, arrogância e prepotência (alguns casos pode ser por ignorância, situação que poderá ficar mais clara no decorrer deste artigo). O mecanismo do debate vinculando a essência funciona da seguinte maneira:
1) Tenha sua opinião individual sobre o que é a essência do Sonic;
2) Seja arrogante o suficiente para achar que a sua opinião sobre a essência do Sonic é soberana. E absoluta de forma que todos deveriam, por obrigação, saber o que você pensa sobre a essência do Sonic;
3) Faça posts com todo o jeito de que está falando algo construtivo e consistente, mas que só se esconde atrás da tal essência, que foi secretamente definida por você, mas que todos deveriam ter a obrigação de conhecer. Afinal, você é o bom e dono da opinião absoluta.

Tal artimanha estava, obviamente, atrapalhando os debates. Um grupo estava lá discutindo sério e de repente vinha um metido a bambambam da razão e condenava: "Isso foge da essência, venci."

Chegou a tal ponto que o fórum teve que se mobilizar. Afinal, qual é a essência do Sonic?
 
Naturalmente, numa fanbase tão dividida e com opiniões tão diferentes sobre determinadas questões, várias opiniões sobre a essência foram surgindo. A essência do Sonic do ponto de vista do fulano não era igual à essência que defendia do ciclano. O motivo é simples...

Não há uma definição verdadeira, oficial ou absoluta sobre a total essência do Sonic. Mais importante, a malandragem do argumento da essência consiste em usar erroneamente esta expressão. Confude-se, na realidade, essência com conceito. Perceba... Essência vem de algo essencial. Sendo essencial, tal termo não obriga complemento. Já o termo conceito deve conceituar algo, por isso exige obrigatoriamente uma explicação no argumento.
“Foge da essência” – Está fora do essencial. Se está fora do essencial, foge da essência.
“Foge do conceito” – Qual conceito? É a pergunta que vem naturalmente.
No Sonic Zone Fórum o problema da essência foi resolvida de maneira simples. Ao consultar o dicionário, foi orientado a todos a usarem o termo correto. É num contexto bem traduzido pelo post abaixo que vem a declaração que é atribuída a mim sobre a essência do Sonic ser correr e pular.

"Essência: Segundo o dicionário Aurélio essência é o que constitui a natureza de um ser, de uma coisa, ou seja, algo fundamental.

Sendo assim... Permanece o meu discurso de que a essência está sendo usada como maneira de “embromation”. Até porque não está definida a essência do Sonic. O bom senso, contudo, diz, como já comentei antes.

Velocidade e pulo fazem parte. Acho que ninguém aqui é louco de discordar (ou está no fórum errado), mas as outras coisas. Humanos, ambientação das fases... Aí já são questionáveis. Pois elas são conceitos.

Conceito: Idéia que uma pessoa faz de uma classe de objetos, assim como gato, cavalo ou casa, ou de uma classe de idéias como amor, liberdade ou Deus. É uma consciência de suas qualidades que faz de um objeto ou de uma idéia o que são ou parecem ser. Grande número dos estudos filosóficos consiste em tentativas empreendidas pelo homem para definir conceitos. Todos os substantivos são conceitos elaborados pelo homem."

Antes mesmo deste post, o que eu tinha disto sobre o correr e pular é que há tantos pensamentos diferentes sobre o que seria a essência do Sonic, que, ao meu ver, as únicas coisas unânimes sobre a essência do Sonic é que o Sonic precisa pular e que o Sonic precisa correr.

Os outros conceitos são importantes? São sim! Mas eu não os negligenciei! Afinal, falava eu sobre a essência:

"(...)Até porque a essência do Sonic existe sim, mas não é exatamente a mesma para todo mundo. Exceto: acredito que todo mundo vai concordar que ter velocidade, faz parte da essência do Sonic. Afinal, Sonic, por definição, é a coisa mais rápida do mundo.

Acredito que todo mundo vai concordar que o Sonic tem que pular. Afinal, Sonic, por definição, foi criado para o gênero plataforma.

Fica difícil pensar num jogo do Sonic onde o ouriço não corra e onde o ouriço não pule, certo? Sim, porque esses dois elementos fazem parte da essência do Sonic.

Qual o problema desta discussão? O uso que ela vem sendo usada, que não é adequado."

Conclusão: é essencial para uma melhor compreensão de uma citação conhecer o contexto em que ela foi feita. O uso correto do português é importante para evitar problemas na transmissão de idéias. A consulta ao dicionário é altamente recomendável em casos de confusão de termos. Humildade parar querer aprender também ajuda nesses casos ‘polêmicos’.

Qualquer coisa, reclame com o dicionário. Não fui eu quem inventou o português.

Autor: DarkSonic
Editor/Imagens: Orichalcum

Nenhum comentário:

Postar um comentário