Primeiras impressões - Sonic the Hedgehog 4: Episode II

E lá estava eu. Aguardando na madrugada o lançamento do segundo episódio de Sonic the Hedgehog 4 na Steam. O jogo saiu às quatros horas da manhã e estive de plantão até o presente momento. E agora, no dia de seu lançamento, estou com o jogo em "mãos" e já joguei uma boa parte dele. Nesse post, você confere as minhas primeiras impressões do game. Prepare-se: foram impressões relativamente boas.


Primeira coisa a se notar quando entrar no jogo: está melhor apresentado. Os menus desse episódio estão bem feitos e organizados. Apesar do jogo não ter muitas funções para configuração (o que é comum em jogo para computador), Sonic 4 Episode II tem menus bem bonitos e se adequam mais ao estilo de menus padrão atual, sem deixar de combinar com a franquia.


Então, resolvi  procurar saber o que o jogo oferece a mais, e vi que dentro dele há um rápido manual explicando rapidamente os comandos, a história, os personagens, os itens... Quanto ao multiplayer e às leaderboards, irei comentar sobre isso mais tarde.

Vamos ao prato principal do jogo (ou será o segundo prato...): o single player. Como você já deve saber, Tails entra na aventura e se torna uma parte crucial da mecânica de jogo.Com ele, Sonic pode fazer ataques combinados e habilidades em conjunto. Eu vejo esse fator como o mais importante da jogabilidade, pois, como a SEGA disse, as fases foram feitas tendo essas habilidades como apoio criativo. E a coisa que você mais usará no jogo são os combos da dupla. Principalmente o Copter Combo, usado para o Tails carregar o Sonic enquanto voa.

A impressão que tive com as fases e a jogabilidade é de que a SEGA realmente ouviu todos, simplesmente todos os feedbacks que os fãs enviaram. Em termos comparativos, a jogabilidade está extremamente melhor trabalhada do que no primeiro episódio. Aquelas imperfeições na física, o Sonic com pulo pesado, o uncurling... tudo foi eliminado em Episode II. Ainda dá para sentir um pouco do Episode I agindo no gameplay, mas de fato está bem mais semelhante à física dos jogos de Mega Drive.


Em questão de level designing, o jogo não fez feio até onde eu joguei. Os caminhos alternativos estão em todos os lugares e as fases possuem muitos gimmicks interessantes. O uso dos combos entre o Sonic e o Tails são constantes em quase todos os trechos das fases. Só uma adendo sobre os badniks: tem alguns inimigos bem criativos no jogo, mas até o ponto onde eu joguei para escrever esse post, a quantidade deles está bem reduzida em comparação ao Episode I. Não que isso seja ruim, pois eles foram bem posicionados. Para a alegria de muitos, são raros os momentos com filas de badniks onde você precisa usar o homing attack para passar e nenhum desse momentos são obrigatórios para se acessar outro local na fase.

Me aprofundando nos combos: dos três combos básicos, apenas um consegue incomodar, que justamente é o mais usado: o Copter Combo. Em vez de ter um limite de fôlego por segundos, agora o limite é de vezes que o botão de pulo é apertado, cerca de sete vezes. É um pouco difícil de se acostumar no começo, o que é um problema, já que ela precisa ser usada com bastante frequência desde o ínicio do jogo. Já o Submarine Combo, usando em trechos embaixo d'água, é o mais legal de usar. É fácil de controlar, tem uma movimentação flexível o suficiente para a situação e foi bem pensado: não existe limite para uso. E por fim, o Rolling Combo: esse sim é dificil de pegar a manha para quem tem reflexos fracos (se bem que se joga Sonic com frequência...). O fato de não poder mudar a direção enquanto os dois estão girando enfurecidamente causa umas surpresas quando se está jogando.

Agora, por fora disso, vem o ponto fraco do jogo, que deveria ser sempre o mais forte: músicas. Até o final da White Park Zone, praticamente nenhuma me cativou. Elas até conseguem pegar o tema da fase e combinar, mas cativar... infelizmente nenhuma conseguiu. Parece que o eles tentaram compor melodias de qualquer jeito, contanto que atinja o nível de aceitável. Mas com certeza terá gente que não vai gostar das musicas do jogo, sendo que quase todas sofrem pela falta de criatividade, mesmo com os arranjos adequados.

Outro detalhe interessante: o nível de dificuldade está bem maior. Aqui eles foram mais inteligentes em criar fases interessantes e desafiadoras, sem precisar apelar para abismo ou trechos sem anéis. Isso é notado claramente nas lutas contra chefes. Fazia tempo que eu não via um chefe em Sonic cuja dificuldade seja grande. Não que o primeiro boss seja difícil, mas o segundo já começa a tornar a experiência tensa...

E por falar em dificuldade, eu também pude jogar no Episode Metal. Para quem não sabe, o Episode Metal é um bônus adquirido ao comprar o Episode I e o Episode II num mesmo sistema, seja PC, PS3, Xbox 360 ou outros. Eu joguei o Episode Metal inteiro, que na verdade é bem curto, são somente quatro fases. Seria o mesmo que pegar um ato de cada zona do Episode I e entupir de novos obstáculos. Alguns são feitos para você morrer! É como jogar Episode I em "Hard Mode".

Fora o conteúdo principal do jogo, temos as funções online no título. Começando pelas leaderboards, que são o básico de todo jogo com score no final da fase.O menu é mais completo, mas no geral, não há uma grande mudança. Porém, a principal atração desse lado do jogo é o multiplayer. O jogo trás um modo cooperativo para dois jogadores, um controlando Sonic e outro controlando o Tails. Jogando o modo co-op local com meu amigo, soltamos umas gargalhadas quando um saia da tela ou acabava morrendo por esmagamento na White Park act 2. Finalmente, após anos sem algo realmente interessante, podemos desfrutar de um multiplayer de ótima qualidade em um jogo de Sonic!

E graças ao novo orçamento que o jogo recebeu, a SEGA trouxe o modo co-op online. Eu achei o modo bem simples em execução, mas é extremamente funcional. O lag é perceptível, mas não é grande (pelo menos na versão PC). No meu caso, eu já conheci duas pessoas a quais fiz amizade na Steam que jogaram comigo e foi realmente divertido. Foi gratificante ver a cooperação fluir bem mesmo não estando ao lado do parceiro. Lógico, eu peguei também alguns novatos que ainda estavam tentando aprender a voar com o Tails (sério), mas quando se joga com alguém mais experiente, a experiência é ainda melhor. Até onde pude experimentar, o modo cooperativo offline/online é a melhor adição e ponto mais forte do jogo.

Em resumo, Sonic 4 Episode II me deu boas impressões iniciais. Percebi um maior polimento de cara. Ele me divertiu bastante no multiplayer online e tem fases interessantes. A música do jogo é quase que dispensável até onde eu joguei. Vou jogar até o fim para ter uma melhor opinião formada, mas encerro esse post com boas espectativas.

-----------------------------
As impressões desse post foram tiradas após duas horas e meia de jogo, após chegar no boss da White Park e de jogar o modo multiplayer até sangrar os dedos. Porém, essas impressões foram tidas na manhã de ontem, dia 15 de maio, lançamento do jogo. No momento em que esse post foi publicado, eu já terminei o jogo com todas as Esmeraldas do Caos. Ou seja, você pode estar certo que teremos uma análise completa do jogo no próximo fim de semana! Aguarde novidades!

Um comentário:

  1. Eu também esperei ansiosamente pelo jogo, que demorou algumas horas a mais na PSN. A espera foi uma tortura, mas na minha opinião, valeu a pena!

    O jogo não é nenhuma obra prima e está longe de ser o melhor da série, mas é divertidíssimo, bonito e desafiador. Só me decepcionei mesmo com as musicas. Foi o Jun Senoue quem fez? Se sim, ele precisa de mais inspiração...

    Adorei sua análise, e espero pela matéria completa!

    ResponderExcluir