A História de Yuji Naka

Hey there, pessoal!

Sonic estará comemorando 20 anos em junho e a Sega está prometendo muitas surpresas para a E3 2011 e para o dia 23. Até lá, estarei postando um artigo especial sobre o principal criador do Sonic. Hoje, ele já não se encontra na Sega, mas ainda é digno de receber uma homenagem num momento tão especial como esse.

Sem mais, vamos contar a história do Pai do Sonic, designer, programador e atual chefe do estúdio de games Prope, Yuji Naka.


Nascido em 17 de setembro de 1965, na cidade de Osaka, Yuji Naka começou a programar jogos de videogame bem cedo. Seu interesse por computadores se deu pelo programa de criação de músicas, Yellow Magic Orchestra, feito por Rhuichi Sakamoto. Durante sua época de escola, ele passava parte de seu tempo trabalhando como programador usando computadores Fugitsu e Sharp. Ele decidiu ser programador de jogos aos 17 anos. Aprendeu a programar copiando e melhorando códigos de vídeo jogos impressos em revistas. Após terminar o ensino médio, Yuji pulou a universidade e passou a fazer travalhos servis.

Naka era um grande fã da Namco (hoje, Namco Bandai), jogava títulos como Rally X, Bosconian e Xevious, e almejou trabalhar para eles após terminar os estudos. Porém, a empresa apenas aceitava pessoas graduadas pelas unversidades e Naka não queria cursar uma faculdade. Então, Naka soube que outras empresas do mercado de jogos estava contratando programadores, como a Sega e a Taito. Depois de uma breve entrevista, ele foi contratado em 1984 e começou trabalhando no game Girl's Garden, para o Sega Mark III (conhecido no Brasil como Sega Master System) com o intuito de atrair o público feminino. Ele e um colega de trabalho produziram o game como parte do treinamento deles quando entraram na Sega. O jogo foi publicado e o trabalho de Naka foi bem recebido pelo público.

Após esse sucesso, Naka trabalhou em diversos jogos sendo Lead Programmer, como Space Harrien, OutRun, Spy vs. Spy e Phantasy Star, sendo nesse último creditado como "Muuu Yuji". Foi produtor e programador do game Phantasy Star II e recebeu agradecimentos (Special Thanks) pela produção de Phantasy Star III: Generations of Doom.

Então, o programador passou a trabalhar num importante título. Como integrante da equipe Sonic Team, ao lado ao Naoto Ooshima, Naka trabalhou como Lead Programmer do game Sonic the Hedgehog. Naka criou o conceito do personagem e a engine do game. Com uma equipe de apenas sete pessoas, Naka termina seu trabalho em 1991. Sonic fez tanto sucesso que Naka ficou até mesmo surpreso com o resultado. Sonic the Hedgehog foi o trabalho que fez Yuji Naka ficar reconhecido pelo mundo dos games.

Com esse sucesso, Naka ficou responsabilizado com a criação da sequência do game de Sonic. Ele partiu com sua equipe para a America, onde faria o game Sonic the Hedgehog 2. Novamente o game se saiu bem e Naka ganhou ainda mais respeito pelos usuários de games. Foi com Sonic 2 que Naka ascendeu ao cargo de chefe da Sonic Team.

Naka e Iizuka em 1996, ano de lançamento de NiGHTS into Dreams...


Naka então focou seu trabalho nos games do ouriço azul, produzindo os majestosos Sonic the Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles, ambos em 1994. Nessa época, outro nome entra na equipe: Takashi Iizuka. Após isso, Naka fez projetos para o próximo console da empresa, Sega Saturn. Logo após terminar o projeto de Sonic & Knuckles, ele trabalhou como produtor e programador de outro grande sucesso, NiGHTS into Dreams..., tendo a direção de Iizuka.

Na fase final de produção do game, Naka deu inicio a um novo projeto de game, em 1997. Esse seria um game de aventura do Sonic para o Saturn, mas foi cancelado devido ao anúncio do próximo console da Sega, o Dreamcast. Naka deu inicío à produção do game para o "invocador de sonhos" com apenas vinte pessoas na equipe, mas ao longo do desenvolvimento ela cresceu, chegando a ter mais de 100 integrantes trabalhando no título.

A equipe de Naka também foi responsável pela criação do Dreamcast, como a arquitetura visual e as funções online do console. O novo título do Sonic, Sonic Adventure, estava sendo desenvolvido ao mesmo tempo que o console. Por causa disso, Naka não conseguiu abusar do hardware para tornar o jogo ainda melhor. Porém, Adventure foi terminado sendo o título de lançamento do Dreamcast e foi um grande sucesso. Naka até admitiu estar satisfeito com o resultado final de seu trabalho.

Sonic Team na época do Dreamcast, com Yuji Naka no centro.


Além de Sonic Adventure, Naka trabalhou como produtor do game Burning Rangers, também lançado em 1998. Após seu grande trabalho com ambos os títulos, Yuji Naka trabalhou em outras famosas marcas da Sega, como Chu Chu Rocket!, sendo seu primeiro trabalho fora de um console da Sega, e Samba de Amigo. Outro importante game de sua carreira foi Phantasy Star Online, um MMORPG que dá continuidade à série no Dreamcast.

Então, no aniversário de 10 anos do Sonic, Naka lança mais outro grande sucesso: Sonic Adventure 2, com mais personagens e novidades. Foi nessa época quando a Sega confirmou que sairia do ramo de consoles. Naka havia ficado bastante decepcionado com o anúncio, queria continuar trabalhando no Dreamcast. Apesar do pesar em sair do console, Naka deu início a diversas produções em consoles das antigas "concorrentes". Porém, ele ainda deixa guardado as lembranças de seus trabalhos no DC, cosiderando o ano de 1998 como o mais produtivo de sua carreira.

Naka fez jogos para o Game Boy Advance, Gamecube, Playstation 2 e Xbox. Um dos principais exemplos são Billy Hatcher and the Giant Egg e Sonic Heroes, sendo o primeiro jogo do Sonic em várias plataformas diferentes. Anos se passam e muitas produções são feitas até o ano de 2006. Naka produziu e supervisionou diversos produtos do Sonic durante os anos seguintes. E fora os games do ouriço, Naka foi produtor de Puyo Pop Fever e do amado Phantasy Star Universe, lançado também em 2006.

Sonic e Yuji Naka com seu carro na Alemanha, 2005.


A nova geração estava se aproximando e Naka começou a produzir um novo título do Sonic para Playstation 3 e Xbox 360. Porém, bem no meio da produção, Naka toma uma importante atitude de sua carreira: ele resolve criar o seu próprio estúdio de jogos, independente da Sega. Os motivos nas palavras dele, em entrevista com a Nintendo Power em 2009:

Nintendo Power: Vários desenvolvedores no Japão têm construído estúdios independentes recentemente. Por que você acha que isso está acontecendo e você acha que essa tendência irá continuar?

Yuji Naka: Eu acho que muitos criadores famosos têm feito isso porque eles tem tido péssimas relações com suas antigas companias. Mas essa não foi a minha motivação. Eu ainda tenho um bom relacionamento com a Sega. Eu acho que o que está acontecendo é que muitos desses criadores famosos são promovidos até eles não poderei mais trabalhar ativamente no que eles quiserem. Eu conversei com a Sega sobre isso várias vezes e eles me ofereceram a oportunidade de criar uma nova empresa e trabalhar com novas idéias independentemente. Então eu ainda tenho fortes relações com a Sega. Quando eu deixei a empresa, foi como se eu tivesse me formado. O aluno recebeu o seu diploma. (Risos) O chefe da Sega me disse que eu poderia colocar "Sega Creative Fellow" [O Cara Criativo da Sega] no meu cartão de visita.

Naka deixou a Sega no dia 16 de março de 2006. Então, fundou a Prope, no dia 23 de março e deu início às atividades no dia 1º de junho do mesmo ano. Dentre os jogos lançados pela empresa de Naka, estão Let's Tap, publicado pela Sega, e Ivy th Kiwi?, primeira grande produção da empresa. Hoje, Naka está produzindo um game para Wii e 3DS chamado Tenku no Kishi: Rodea.



Além de trabalhar em jogos, Yuji também tem como principal hobbie a corrida. Ele já participou de diversas corridas com uma Lotus Elise e uma Ferrari 360 Spider. Em entrevista, Naka diz que tem interesse em criar um game de corrida e faz uma críticas aos jogos atuais do gênero, dizendo que não são simuladores tão realistas.

Naka já afirmou que não tem interesse em trabalhar com as franquias da Sega e deseja produzir títulos mais inovadores. Na visão de Naka, a maioria dos títulos atuais não apresentam algo surpreendente, mais do mesmo. Ele criou a Prope com o intuito de produzir games que surpreendam o jogadores, que apelem tanto ao público infantil quanto ao adulto.

Fontes de pesquisa:
Sega Retro
Wikipedia em Inglês: Yuji Naka / Prope
Twitter de Yuji Naka

"Mesmo com a introdução de um novo hardware, você ainda vê os mesmos jogos. Isso é bastante entediante ao meu ver. Ultimamente, quando eu abro o pacote, eu já sei o que esperar daquele jogo. É por isso que queria fazer algo como Let's Tap. Quando eu era uma criança, eu sempre ficava empolgado para pegar um novo jogo porque eu nunca sabia o que iria encontrar. Eu quero dar essa mesma sensação aos jogadores hoje."

"Jogue vários jogos. Não simplesmente jogar para vencer, mas pense neles de forma crítica e analise seus pontos fortes e suas fraquezas, procurando constantemente por meios de melhorá-los. Vocês devem recorrer às suas próprias experiências para inspiração. Tudo que eu faço no meu cotidiano, eu penso em como ele iria se encaixar em um jogo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário