Começando a jogar Sonic the Hedgehog

Tio DS.
E com o fim da cornetagem nos comentários dos textos do DarkSonic, hoje traremos um novo artigo aquém do assunto discutido anteriormente. Você, fã de Sonic, talvez sim, talvez não, já tenha conhecido alguém que, através de você ou de outra pessoa ou fonte, ganhou interesse pela série Sonic e decidiu jogar algum dos games. Como você iria receitar a essa pessoa a série Sonic? O tio DS trouxe algumas idéias de como fazer isso.


Sabendo que você é fã, um amigo pede sua ajuda para conhecer a série Sonic the Hedgehog. Qual sequência de títulos você recomendaria a ele?

Para este desafio, não é possível ignorar a importância da geração. Acostumados a ótimos gráficos, a primeira impressão de um jogo clássico não pode ser tão boa. Pode parecer ridículo, embora não seja. Ainda mais se tratando de alguém que, como diria Gil Brother, cresceu à leite com pêra.

Se é alguém cujo primeiro videogame foi um Playstation 2,  recomendaria a seguinte ordem:
- Sonic Adventure, Sonic Adventure 2, Sonic Heroes.
- Sonic Rush, Sonic Rush Adventure (se gostar do anterior), Sonic Unleashed.
- Sonic Colors e Sonic Generations.
- Sonic the Hedgehog 2, Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles, Sonic CD deixando o Sonic the Hedgehog (o mais simples) para o final.
- Sonic Advance, Sonic Advance 2, Sonic Advance 3 (mais a título de curiosidade).
- E por ultimo Sonic 4 séries.

Qual é a lógica dessa ordem? Bom, ela é mais intuitiva do que propriamente lógica. Usaria o caráter comemorativo de duas jogabilidades de Sonic Generations para despertar a curiosidade para conhecer a série clássica, do qual não teve a chance de presenciar.

Partindo do Adventure, chegando à série moderna e finalizando com a parte clássica, haveria bagagem para entrar em todo debate e discussão da série Sonic 4.

E se for alguém mais velho? Bom, se for alguém mais velho eu mudaria a intuição. Acho difícil um gamer retrô não ter conhecido a série clássica do Sonic, mas vamos supor, então, que seu primeiro console foi um Playstation. E que não teve contato com a série Adventure.

Neste caso, eu faria um pouco diferente. Recomendaria:
- Sonic Adventure, Sonic Adventure 2, Sonic Heroes.
- Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD (Dessa vez começando com Sonic 1).
- Sonic Advance, Sonic Advance 2, Sonic Advance 3.
- Sonic Rush, Sonic Rush Adventure, Sonic Unleashed, Sonic Colors, Sonic 4 Episode 1, Sonic Generations, Sonic 4 Episode 2.
Desta vez, então, sairia da era Dreamcast, mergulhando na série clássica, para depois ir à série moderna.

Qualquer que seja a ordem, para conhecer a série, é importante conhecer suas vertentes e estilos. Em ambos os casos, recomendei a série Rush antes de jogar Unleashed. O motivo é que Sonic Rush focou num estilo mais voltado para velocidade, que seguiu para Unleashed.

O importante é jogar e conhecer os diferentes estilos ao longo dos anos. Tomar sua posição e defender com base em pontos de vistas conhecidos. Tentar reparar as inovações e as tendências de cada época. Elaborar sua própria opinião e não ir atrás de gritaria e cornetagem alheia.


Um classista de verdade, por exemplo, usa seu conhecimento e gosto pelos jogos clássicos do Sonic para propor melhorias na era moderna. Ele tenta argumentar numa evolução da série sem abrir mão de alguns detalhes. Propõe uma maneira de casar positivamente duas eras diferentes dos games. Já os que se dizem classistas, são extremistas, não sugerem nada, só gostam de reclamar. Embora defendam os clássicos, se Sonic 2 fosse lançado hoje, iriam reclamar de muita coisa.

Como se pode perceber, eu não recomendaria Sonic 2006 devido ao seu alto desvio de elementos e também deixei de fora os spin-off. Isso poderia ficar para depois. E o Mario & Sonic? Bom, o cara é meu amigo. Eu, então, recomendaria passar longe de caça níqueis.

E você? Qual seria a sua recomendação para seu amigo?

4 comentários:

  1. Só uma dúvida, na segunda recomendação, jogadores mais velhos não devem jogar Sonic 4?

    ResponderExcluir
  2. Deve jogar sim! Vamos ver...

    Episódio 1 antes de Sonic Generations e o restante dos episódios após.

    Valeu por notar!

    ResponderExcluir
  3. Vi que da era classica vc não recomendou Chaotix e Spinball, e da Moderna nem Shadow nem 2006. Porém certamente eu não recomendaria o Heroes pra ninguem.

    ResponderExcluir
  4. Eu não entrei a fundo nos Spin-offs :)

    ResponderExcluir