Sonic 4 - O projeto, de fato


E vamos continuar a série de artigos feitos pelo nosso parceiro e anti-corneteiro DarkSonic, administrador do Sonic Zone Fórum. Nesse artigo, o tio DS expõe, com o apoio de trechos de declarações feitas pelos cabeças da série Sonic the Hedgehog 4, fatos que comprovam o real propósito por trás da saga e o rumo que o game poderá seguir nos episódios seguintes.

Confira o texto clicando em Leia mais...


No artigo anterior apontei alguns motivos do por que Sonic 4: Episódio 1 (explicitamente o primeiro episódio de algo que terá uma sequência) sofrer de birra e ódio, mas o curioso foi reparar que as contestações ao artigo na verdade serviram como indicativo da boa mira do mesmo. Parece que a birra com pitada de ódio cega as pessoas de tal maneira que confundem o conteúdo de um simples artigo.

Assim como Sonic 4: Episódio 1 sofreu pela má interpretação, meu artigo sofreu de um fenômeno parecido. Como estamos indo para Sonic 4: Episódio 2, é importante entender o projeto e tentar compreender melhor o caminho que a série pode seguir e como as atitudes após o lançamento da segunda parte podem ser importantes para o desenvolvimento de um futuro Episódio 3 ou até mesmo, quem sabe, um Sonic 5.

Este artigo será focado nas declarações de quem tem autoridade para falar oficialmente sobre o projeto. Ken Balough é o gerente de marca da SEGA e atua como uma espécie de porta voz de Sonic 4. Quem também irá aparecer é o Takashi Iizuka, chefe da Sonic Team e produtor do game, ou seja, o chefão. Não me refiro ao Eggman, mas ao fato de ser o líder do projeto mesmo.

Seguem as declarações (em azul) seguidas dos meus comentários (em preto):
Como mencionado, eu acho que a melhor maneira de interpretar [o episódio 1 de Sonic 4], é como a primeira parte de uma aventura muito maior. Quando a Sega lançou Sonic 3, é possível notar que foi a parte 1 de uma história que teve sua conclusão em Sonic & Knuckles. Nesse mesmo espírito, Sonic the Hedgehog 4 é uma grande história, e é isso que representa o primeiro capítulo. Eu acredito que ao final do episódio 1, os players estarão bastante excitados para ver o que irá vir no episódio 2!” (Ken Balough – Gamespot)

Sonic 4 será o resultado da soma de todos os episódios. Sonic 4: Episódio 1 foi o primeiro, a etapa inicial. Mas qual é o propósito do Sonic 4 (a soma de todos os episódios)?
“Nos últimos anos, temos visto um grande aumento na procura pelos jogos clássicos e queríamos voltar a esta área. Jogos via download oferecem aos jogadores a chance de jogar excelentes jogos sem altos custos. É também uma promessa para os fãs de Sonic. Nós vamos entregar um jogo de Sonic aos moldes do Genesis, mas criado com a tecnologia de hoje. Isso vai ao encontro do desejo dos fãs de Sonic. Isto significa que [os fãs] começaram a julgar nosso trabalho a cada passo desse caminho, e nós planejamos entregar nesse objetivo em uma maneira grande. (Ken Balough – Gamespot)

Ou seja, o objetivo é fazer do Sonic 4 uma sequência de jogos inspirados, mas não igual, aos molde dos clássicos. Não é mirado exclusivamente nos fãs dos clássicos. Isso muita gente ignora.

Outra coisa que a declaração acima menciona é a estratégia de ir mudando e melhorando conforme os episódios, através dos feedbacks. Ok, sabendo o propósito do Sonic 4, qual foi a intenção do Sonic 4: Episódio 1?
“Não no episódio 1. No episódio 1 nós vamos nos focar em Sonic. Nós estamos tentando fazer as pessoas voltarem ao que o jogo era. A maioria das fases são inspiradas no visual dos clássicos e a idéia por trás disso é introduzir novamente o que você amava e realmente abrir a porta para depois disso”. (Ken Balough - PAX 2010).

Deste modo, Sonic 4: Episódio 1 foi o primeiro passo de caráter introdutório para a série Sonic 4. Almejando atingir os diferentes tipos de fãs de Sonic, irão recolher os feedbacks ao fim de cada episódio com objetivo de avançar e melhorar:
“Neste título, nós não fizemos um port direto da jogabilidade, mas em vez disso nós atualizamos as ações que não poderiam ser feitas em títulos anteriores, como o limite de corrida. Essas mudanças provavelmente fizeram a diferença no sentimento dos fãs de longa data. Nós estamos feliz por feedbacks como estes, e nós com certeza faremos melhoramentos na qualidade até mesmo nos títulos que estão para vir. É um desafio fazer todo mundo feliz, uma vez que nós temos fãs jovens, novos fãs, fãs antigos, fãs jump-'n'-runs, fãs retro, etc. Nós estamos confiantes que faremos todos curtirem jogar Sonic 4, apesar de tudo.

Nós continuaremos a fazer isso [recolher feedbacks] para a série Sonic 4, e nós nos esforçaremos em ajudar os fãs de longa data nesse processo. Suas vozes estão sendo ouvidas pela equipe de desenvolvimento e nós gostaríamos de achar o balanço certo entre encontrar essas expectativas e prover novas surpresas.” (Takashi Iizuka – Nintendo Power)

Mas e os problemas que todo mundo fala? Bom, este artigo não é para comentar sobre as críticas, mas sobre o projeto. Trata-se de algo já definido pela SEGA. Os fãs que se dizem classistas podem cornetar à vontade, mas não vai mudar o fato do alvo abranger outros tipos de fãs.

Não gostou do projeto? Acha que deveria ser de outra maneira? Bom, aí você tem todo o direito de reclamar e achar ruim. Ninguém é obrigado a concordar com a estratégia. Porém, é sempre interessante observar que existem opiniões de fãs que estão baseadas numa má compreensão do projeto. Quer ver aquelas que usam pergunta retórica, numa tentativa de dizer que foi traído: “Mas o jogo não era pensando nos fãs antigos? Por que fizeram isso? Por que fizeram aquilo?”.

Mas e aí? Teremos novos movimentos no futuro?
“Nós nos focamos no level design [para fazer o balanço certeiro entre os jogos do Genesis e novas adições como o Homing Attack], que permite ação no pulo e alta velocidade na corrida - a assinatura característica da série clássica. No topo disso, assim como o spin dash foi adicionado em Sonic 2, nós incluímos o Homing Attack para criar um jogo mais amigável ao usuário. Talvez haja novas ações nos episódios futuros, mas nós teremos que ser cuidadosos para não ruir a base da jogabilidade.” (Takashi Iizuka – Nintendo Power)

Bom, de todo modo, o Episódio 1 já passou. Estamos nas informações iniciais de Sonic 4: Episódio 2. Os feedbacks foram ouvidos?
“Nós temos muitas coisas excitantes. Eu acho que a grande mensagem é que nós queremos nos comunicar com todo mundo. Com os fãs e com todos que amam Sonic. Nós ouvimos os comentários sobre Sonic 4: Episódio 1. Nossos fãs se manifestaram em fóruns, em blogs, por email: 'Isso é o que nós gostamos no Episódio 1. Essa são algumas mudanças que gostaríamos de ter do Episódio 1'.

Eu gostaria de dizer aos fãs que nós os ouvimos com atenção e eu também gostaria de dizer para todos que hoje nós não vamos apenas anunciar o Episódio 2, mas também dizer que teremos novos gráficos e novas físicas no episódio 2. Então será uma mudança massiva se comparamos o Episódio 1 ao Episódio 2, pois estamos fazendo muitas coisas que os fãs pediram para nós fazermos. É claro que estamos trabalhando dentro de um escopo e fazendo o que é possível, mas na realidade estamos fazendo várias mudanças positivas que achamos que fará com que os fãs fiquem felizes quando verem o Episódio 2 em ação.

O estilo de física 'momentum' é uma das coisas certas. Nós realmente temos um framework em Sonic 4 e isso permite que possamos identificar e corrigir os problemas apresentados. O primeiro, por exemplo, as pessoas tiveram problema do Sonic ficar grudado na parede. Não vai mais ter esse problema. Ou o fato de que quando o Sonic desliza pela colina na sua forma de bola e quando de repente ele sobe, ocorre o Uncurling. Nós corrigimos isso. Agora se ele desliza e depois sobe, ele continuará na forma de bola. Pode não parecer grande coisa, mas quando você joga Sonic e está acostumado com o jeito do Genesis. Em minha opinião, é um grande passo fazer com que as coisas fiquem mais próximas daquele sentimento tido no Genesis.

No Sonic 4: Episódio 1 o primeiro passo foi trazer o Sonic de volta ao mundo 2D e estou orgulhoso de dizer que estamos indo para o segundo passo.“ (Ken Balough – Gamespot)

Muita dessa declaração, entretanto, só poderá ser confirmada após jogar o game. Vai ficar melhor? Vai ficar pior? Será equivalente? Não se sabe. Mas o projeto Sonic 4 (soma de todos os episódios) está ocorrendo conforme estava anunciado. Cabe a nós, fãs, jogarmos e apontar as falhas para que possam almejar melhorar no episódio 3. Não esquecendo, contudo, que o projeto não vai abrir mão das inovações e nem de tentar agradar a todos os tipos de fã. Não fui eu quem decidiu isso, está sendo assim e ponto.

Aliás? Quantos episódios serão?
"Eu posso dizer que nós escrevemos a história para toda saga, mas não anunciamos a quantidade de episódios ainda. Dito isto, você provavelmente saberá mais a respeito do Episódio 2 em 2011." (Ken Balough – Nintendo Life)

Na realidade foi bem no final de 2011 =p

Não esquecendo que Sonic 4 (junção de todos os episódios) acontece após Sonic & Knuckles, mas o jogo aborda uma nova história. Este é outro mal entendido comum.
"Já que o game é uma nova aventura, ele vai certamente seguir após Sonic & Knuckles. Entretanto, o que você vai ver será o começo de uma nova história da série." (Ken Balough – Gamespot)
Autor: DarkSonic
Imagens / Edição: Orichalcum

Um comentário:

  1. Cada jogo da era clássica, um só dava continuidade um ao outro por que no final Eggman (ou Robotinik) fugia. Mas cada história tinha seu enredo.

    ResponderExcluir