Windows 8 - não tema, amigo! Ele não morde... - parte 1 (Introdução)


Sentiram minha falta? É, não sentiram. Várias pessoas baixaram os Previews, testaram e o que não sei que lá. Ficaram tristes com a falta do Menu Inicar, xingaram quando viram a nova tela Metro, riram quando souberam a morte do Aero, não entenderam a falta de Flash no IE10 Metro... enfim. Para os fadados a morrer no Windows 7 (e os coitados que morreram no XP), surpresa: é fácil se adaptar! Basta querer!



Windows 8 nasceu com o termo "simplicidade e portabilidade" em mãos. E precisava executar isso. Se vê o disparate do Windows 7; o sistema para smartphones e tablets, o Windows Phone; e o sistema usado no Xbox 360. Padronização morria aí: não tinha muita coisa que fizesse ligação a todos eles. Então, surgiu a necessidade de criar uma plataforma que (pelo menos em layout) juntasse desktops, portáteis e consoles: um sistema universal.

Mal Windows 8 tinha nascido como projeto oficial, a ideia de "uso universal" era discutido pelo mundo. Um sistema que tivesse a mesma identidade visual em qualquer lugar é um grande desafio. Primeiro: criar uma identidade que funcione tanto para usuários do mouse quanto em telas touch. Segundo: uma tela simples, que permite que o sistema seja executado até mesmo em hardware não-privilegiado. Terceiro: um sistema que permitisse o crossover entre hardwares diferentes (por exemplo, um tablet que permitisse se conectar com teu Xbox usando sua Live, tendo quase o mesmo layout que teria se pudesse usar o caminho reverso).

Meses de desenvolvimento, surgiu o Developer Preview para desenvolvedores (a interface Metro aceitaria aplicativos feitos em HTML5), então as versões Consumer e Release, para usuários cobaias finais.



Promessas:
  • Maior segurança de acesso ao núcleo e controle da BIOS.
  • Morreria Duas Boot: apenas sistemas Microsoft seria reconhecido pela "tela de boot" do Windows 8. Repare: ao instalar o Windows 8 junto com o Windows 7, o primeiro a carregar é o 8. Aparece a tela azul, você escolhe o Windows 7, e aí sim reiniciar o computador e abrir diretamente o Windows 7. Escolha válida apenas para uma reinicialização (a menos que você altere as configurações de Inicializações Avançadas, na tela de configurações).
  • Consumiria igual ou menos recursos que o Windows 7, mesmo com tela Metro e Desktop abertas.
  • Internet Explorer 10 Metro não executaria mais Flash, e teria 100% de aceitação com HTML5.
  • Tela Metro, com porrada de free-apps pela Windows Store (primeira coisa a fazer: instalar e jogar Cut the Rope, não pergunte porquê, apenas o faça).
  • Belíssimos programas na interface Metro, como Tempo e Fotos.
  • Integração nativa com o SkyDrive (necessário Windows Live).
  • Possibilidade de colocar uma tela Desktop e um aplicativo Metro lado a lado.
  • "Desbloqueio de tela" mais parecido com o dos smartphones, totalmente diferente do simples "Clique Aqui para desbloquear".
  • Windows 7 "Desktop" disponível.
  • Total simplificação do layout da versão Desktop, com ícones semelhantes aos do Windows 7.
  • Windows Explorer com Ribbon Interface, famoso no Office 2010, permitindo colocar as funções mais usadas em destaque.
  • Não, o Paint não muda. FAIL.
  • Internet Explorer 10 Desktop é um Internet Explorer 9 com motor melhorado, triste.
  • Morre o Menu Iniciar, surge o Painel de Acesso Rápido na lateral direita do programa (para acessar, basta colocar seu mouse na lateral esquerda inferior/superior da tela
  • Gerenciador de Tarefas mais detalhado.
  • Painel de Controle versão Metro vira "Configurações", e permite acesso rápido a troca de imagem de proteção de tela, contas de usuário, integração SkyDrive, e outros. Além de algumas funções polêmicas:
    1) Reinstalar Windows: é o mesmo que colocar o Windows que veio de máquina. Pode-se pedir algum CD de instalação, ou seja, evita ter que mudar boot para abrir do DVD ou pendrive (quem já não o fez de padrão?).
    2) Atualizar Windows sem afetar os arquivos: não confio. Sério.
    3) Inicialização Avançada: permite alterar o boot diretamente do Windows. Se você tem Windows 7 junto com Windows 8, você pode retirar o boot do Windows 7, alterar sistema operacional padrão (que abre após 30 segundos de inatividade)...
  • Tempos depois, a Microsoft decidiu abolir o efeito Aero do Desktop. Motivo? Simplicidade, e para diminuir o uso de processamento do sistema... e claro, deixá-lo com cara "mais Metro".
  • E o óbvio, retrocompatibilidade com aplicativos feitos para Windows 7, assim como alguns drivers.

Então, amiguinhos. Já viram que tem muita coisa a estudar no Windows 8. Por isso, resolvi dividir esta matéria em várias partes, para destrinchar todos os detalhes desse magnífico sistema em construção, me baseando na atual versão Release Preview.


No próximo post: como preparar seu computador para fazer a instalação do Windows 8, para testes, sem afetar em absolutamente nada o Windows 7. Será apresentado dois meios: a de instalação em uma nova partição, carregando pelo pendrive; e a virtualização do sistema em um programa chamado VirtualBox, que simula uma máquina virtual, e permite rodar o Windows 8 junto com o Windows 7.

Até, amiguinhos! \o
(não se esqueça de dar feedback! =D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário