Vamos continuar com o grande review do Windows 8, diretamente para a Sonic Connection, para desmitificar os maiores medos de sair do Windows 7 para uma selva de pedra (que parece totalmente selvagem, mas não é).
Leia a primeira parte >>>
Para que os senhores tenham a mesma experiência que eu tive, você deve, primeiro, instalar o sistema na sua máquina. Saiba como.
Não é um bicho de sete cabeças. E você não precisa matar o seu Windows 7 para isso.
Basta apenas escolher um dos modos de instalação do Windows 8.
Usando uma nova partição
Para isso, eu utilizo o EASEUS Partition Master Home Edition. Clique no link para realizar o download. Como de praxe, sempre coloco três ou mais partições, para que, quando o Windows se ferrar,
eu formate apenas o C:/, perdendo apenas os programas instalados e deixando meus arquivos pessoais intactos. Notaram a partição de instaladores? Acho que sim..... ahhhh, notaram a do Windows 8? Vamos fazer o mesmo.
Minha dica: NUNCA tenha apenas uma partição. Mesmo que você divida em pastas e subpastas, ainda fica difícil encontrar determinados arquivos
Faça o seguinte:
- De preferência, desfragmente seu HD. Isso pode acelerar o processo, no final das contas, e pode evitar possíveis perdas de dados ou corrompimento do sistema.
- Crie uma partição de pelo menos 30GB para o Windows (coloque "Windows 8" como rótulo). O programa é intuitivo, please. Mas... por quê pelo menos 30GB? É bom sempre colocar uma boa reserva para seu Windows, why not?
- Reinicie a máquina. Ao reiniciar, o sistema executará o utilitário de particionamento.
- Ao inicializar seu sistema, note: você terá a partição "Windows 8". Agora, vamos prosseguir.
Instalando por um pendrive
Para instalar na nova partição, você pode escolher dois meios: por DVD ou por pendrive. Por DVD, é só gravar o DVD e mandar executar de lá por boot. Já por pendrive, já existe o modo mais fácil de fazê-lo.
- Faça o download do Windows 8 Release Preview.
- Espete um pendrive vazio de pelo menos 4GB ou mais.
- Execute o Win8USB - Windows 8 USB Installer Maker.
- Selecione a partição do seu pendrive (geralmente é descoberto automaticamente).
- Clique em "Fix USB boot", assim é criado uma unidade de boot.
- Então, selecione a ISO do seu sistema e clique em "Create". Aguarde até o final.
Depois, basta reiniciar a máquina e escolher o teu pendrive por boot, alterando as configurações da BIOS.
... ou virtualizando o sistema
(Fonte da imagem: ExtremeTech) |
Para abrir o Windows 8 nesse modo:
- Faça o download do VirtualBox (link acima).
- Crie uma nova máquina virtual (clique em New).
- Digite um nome e escolha "Windows8" no OS Type (você precisa saber se a versão do Windows 8 baixado é 32 ou 64 bits; clique aqui para saber como).
- Selecione qual tamanho de memória RAM você deseja pro seu sistema. Ou seja: quanto de memória RAM será separado para virtualizar o sistema. O recomendado é 2GB (ou 1536MB).
- Selecione para criar um Novo Disco Rígido. Será lá aonde as pastas, programas e arquivos serão instalados.
- Na nova janela, selecione "VDI".
- Depois, escolha "Dinamicamente Alocado". Ou seja, está dando permissão para que o sistema operacional aumente a área de HD usado para o sistema, se necessário. No outro modo, se você configurar para apenas 8GB, o Windows ocupará no máximo 8GB, como se tivesse um HD de 8GB. No primeiro modo, a capacidade máxima é justamente a capacidade da partição aonde o sistema está guardado.
- Escolha o nome e tamanho. Deixei como 25GB.
- Clique em "Criar" e "Criar" novamente.
A máquina virtual está pronta. Agora, vamos configurar para executar a ISO:
- Cique com o botão direito do mouse na máquina virtual criada, e depois em "Settings".
- Vá em "Armazenamento", e depois clique no botão de CD (imagem), escolhendo "Selecione um arquivo de CD/DVD Virtual...", setando justamente para o arquivo ISO que você fez download anteriormente.
- Vá em "Sistema", na aba "Aceleração", e deixe selecionado as duas opções. ATENÇÃO: se sua máquina não tem suporte à aceleração, essas opções não poderão ser selecionadas, o que pode lhe impedir de virtualizar o sistema adequadamente.
- Agora, vá em "Pastas Compartilhadas". O que é? Tais pastas permitem que o sistema virtualizado acesse o sistema nativo, ou seja, permite que o Windows 8 acesse as pastas e arquivos do Windows. No Windows 7, aparecerá como uma simples pasta; no Windows 8, aparecerá como uma partição, semelhante a de um pendrive. Se quiser que o Windows 7 acesse os arquivos do Windows 8, copie os arquivos que deseja compartilhar nessa partição, e então ela aparecerá na pasta setada no Windows 7. E vice-versa.
- Aperte no botão de pasta azul com um "+", para configurar uma nova pasta de acesso.
- Em "Caminho da Pasta", aperte o combobox e clique em "Outro...", selecionando a pasta que queira que o Windows 8 tenha acesso (eu setei "Installers" - a pasta aonde guardo todos os instaladores).
- Mude o "Nome da Pasta", se desejar. Estará setado como "D_DRIVE" por default. É por onde você acessará os arquivos compartilhados do Windows 8.
- Deixe "Montar automaticamente" selecionado.
- OK e OK.
Agora aperte "Start", na tela inicial do VirtualBox. Pronto!
Se tudo estiver certo, uma nova janela aparecerá com a imagem do VirtualBox e, logo depois, a palavra "Windows". Apenas aguarde.
Depois de alguns segundos, não importa se você executou pelo pendrive ou por virtualização, esta deve ser a tela:
Chegamos numa etapa crítica. Já preparamos nosso sistema para instalar o Windows 8.
Agora, iremos para o modo de instalação. Mas isso é para o próximo post.
Até! \o
Nenhum comentário:
Postar um comentário