Windows 8 - não tema, amigo! Ele não morde... - parte 3 (Instalando e configurando pela primeira vez)


Se você estiver acompanhando a cobertura especial do Windows para leigos (leia as partes 1 - "Introdução" - e parte 2 - "Preparando teu PC"), você deve ter ficado nessa última tela, não importando se você executou por pendrive ou por virtualização.

Agora, iremos instalar o Windows 8 na nossa máquina, sem afetar o Windows 7. Continue a leitura.


Instalando o sistema


  1. Como óbvio, a primeira tela é o de cima. Tudo está configurado corretamente: o Windows 8 Release Preview é a primeira versão do Windows com o idioma "Português (Brasil)". Clique em "Avançar".
  2. Aparecerá o botão gigante "Instalar", e na parte de baixo o link "Reparar computador". O que ele faz? Ele conserta possíveis problemas no seu HD antes de instalar. Como não há nenhum problema, vamos em "Instalar". Já que estamos usando um processador apenas, ficará um pouco lento.
  3. Essa é a próxima tela:

    Use a senha fornecida oficialmente pela Microsoft: "TK8TP-9JN6P-7X7WW-RFFTV-B7QPF" (se estiver instalando por pendrive, você precisará anotar a senha num papel). Clique em "Avançar".
  4. Aceite os termos e avançe.
  5. Escolha a segunda opção (a "personalizada", pois iremos escolher nossa partição).
  6. Próxima tela:

    Como estou fazendo isto pelo VirtualBox, só tenho uma partição. Se você fez usando a dica de particionamento e boot por pendrive, terá pelo menos duas partições: o do Windows 7 e o criado por você, rotulado "Windows 8". Escolha a partição criada por você e avançe.
  7. Tela:

    Não precisa fazer mais nada. O sistema está sendo instalado na sua partição. No meu caso, irá demorar, pois no VirtualBox configurei para que utilizasse apenas um processador. Apenas espere...
Ao terminar, o sistema se reiniciará automaticamente. Nessa parte, retire o pendrive (ou não inicie do CD/DVD), para que o Windows prossiga com os arquivos copiados no seu HD.

Essa parte também é demorado. O Windows irá reconhece os dispositivos instalados e preparar os arquivos de configuração necessários para prosseguir a instalação. Nesse momento, você não tem acesso ao Windows 7, porque o Windows 8 utiliza uma técnica de controle de boot: se você reiniciar a sua máquina, irá ligar primeiro o Windows 8, para que apareça a tela de Escolha de Sistema Operacional, e aí você escolhe o sistema que quer abrir naquele momento. Acalme-se: isso é configurável.

Então você está esperando a tela de "Preparação dos dispositivos" e aquela animação de "loading". Isso demora de 5 a 30 minutos, depende da velocidade de sua máquina e dos dispositivos instalados. Como configurei para que o VirtualBox use apenas um processador para montá-lo, demorou um belo tempo (o que não aconteceria se estivesse rodando de um pendrive, em uma nova partição).


Primeiras configurações


E, então, a instalação é finalizada. O sistema se reinicia e liga para as configurações do Windows 8.


Nessa tela, você escolhe o modo de cores que lhe agradar. Essas cores aparecerão na interface Metro. São vários estilos: o quadrado maior significa a cor de fundo; o quadradinho menor significa as cores dos detalhes e enfeites contidos na interface.
Dê um nome ao teu PC pro sistema e prossiga.



Então, você prossegue para uma tela de Configurações Expressas: com ela, você escolhe opções padrão, como "Atualizar automaticamente", "Enviar informações para a Microsoft para aprimoramento do sistema", etc. Como queremos simplicidade, clique "Usar Configurações Expressas".


Sabe quando você acessa o Google Chrome e faz login com tua conta Google, e todos os favoritos, histórico e informações de autopreenchimento de formulários são carregados no navegador? É o mesmo no Windows 8: os aplicativos que instala, o layout da interface Metro, enfim, sua identidade será portada para todas as máquinas que tiver Windows 8. Basta usar o e-mail.

Para facilitar, use o seu e-mail Live. Aquele que você usa para abrir o MSN, ou ler teus e-mail no Hotmail. Então, será pedido para fazer login. Caso não tenha e-mail no Live, poderá criar um - o que é uma tarefa intuitiva pela interface do sistema.

Logo após, poderá inserir informações de contato, como telefone, para que você possa recuperar sua senha, caso o tenha perdido. É um passo importante, mas você pode facilmente burlá-lo: basta digitar 00000000. Por sua conta em risco (literalmente).

----

Após esses passos, o PC estará sendo processado, criando a interface Metro, a interface Desktop, inicializando componentes de rede, scripts e aplicativos nativos.

E, finalmente, após alguns minutos, se tudo ocorrer bem, a interface Metro lhe será apresentada:


Ahhhh, a interface Metro. Tem muita coisa que deve ser explicada dela. Mas isso é conteúdo do próximo post.

Até mais, gente! \o

(não se esqueça de dar feedback, please! õ_õ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário