Windows 8 - não tema, amigo! Ele não morde... - parte 4 (conhecendo a interface Metro)


No artigo anterior (Instalando e Configurando pela primeira vez o Windows 8), colocamos o sistema operacional para rodar, sem afetar o Windows 7 já instalado no computador. Alguns usaram a técnica de criar uma nova partição, e outra usaram a técnica de virtualizar, usando VirtualBox (eu).

Como primeira interface, após instalação, fomos apresentados ao famigerado Metro, essa imagem aí em cima. Então, começa alguns pequenos problemas: o que é o quê? Vamos estudar isso: basta continuar a leitura.


Antes, algumas dicas:


Apresentando os Tiles
Esses são os famosos Tiles. São atalhos para execução de aplicativos na interface Metro, em formato de pequenos ladrilhos que se auto-ajustam dinamicamente quando são arrastados pela área. Se algum aplicativo não tem suporte à interface Metro, ele é aberto na interface Desktop do Windows 8. São altamente customizáveis, permitindo criar e retirar novos tiles. Para abrir: basta clicar neles.
Alguns aplicativos: Tempo, Mapas, Jogos da Xbox Live, Esportes...


Acessando o Painel de Acesso Rápido
Ao mover seu mouse para a parte inferior da tela, aguardar aparecer alguns ícones brancos, e depois arrastar o mouse para cima, lhe será mostrado um pequeno painel preto, com vários itens. É o novo "Menu Iniciar": a versão Desktop também tem seu painel.


  • Pesquisar: fazer uma rápida busca pelos aplicativos Desktop e Metro. Basta digitar o nome do aplicativo e, em tempo real, as opções aparecem. Não são todos que aparecem, ainda.
  • Compartilhar: permite que você compartilhe (lol) determinado aplicativo Metro com outra pessoa que tenha uma conta Live e o Windows 8 rodando. Leia este tutorial que explica como.
  • Iniciar: apenas faz a transição entre o Metro e o Desktop. O nome engana...
  • Dispositivos: permite configurar vários dispositivos conectados à máquina, como impressoras.
  • Configurações: abre um novo painel (clique aqui para ver), com vários itens, como Configurações de Rede, Brilho da Tela/Ecrã, Volume, Botão de Desligar (sim, é por aí que se desliga o computador) e o Painel de Controle (link apenas na versão Desktop).


O Painel de Controle do Metro


No Painel de Acesso Rápido, para acessar essa tela, basta apenas clicar no item "Mudar Configurações do PC". Você será levado até a essa tela, com vários itens. É por aí que você configura várias informações importantes, como Windows Update, proteção de tela, layout da interface Metro...

Leia a importância de cada um deles:

Personalizar: quando você bloqueia o seu computador, uma tela aparece (igual aos smartphones), informando as horas, em um background bonito. Nesse item, você muda o background e diz quais são os aplicativos que tem permissão em  mostrar notificações, mesmo com a tela bloqueada (por exemplo: aplicativo de e-mail).
Usuários: auto-sugestivo. Adicione ou altere usuários, altere sua senha, etc.
Notificações: permite quais aplicativos tem autorização de mostrar notificações, quando um evento ocorre (por exemplo: no aplicativo Messenger, cada "fala" faz um pequeno ladrinho aparecer, informando o evento).
Pesquisar: configura prioridades de pesquisa de aplicativos, assim como controlar quais aplicativos Metro devem aparecer. Você pode apagar o histórico de pesquisas.
Compartilhar: a mesma coisa acima, só que com ações de compartilhamento: você escolhe quais aplicativos não compartilhar (exemplo: E-mail).
Geral: trocar idioma e hora, ativar Verificação Ortográfica, "restartar" Windows e controlar o boot do sistema (pode pedir reinício).
Privacidade: controla o acesso de sua Conta Live e informações relacionadas pelos aplicativos, assim como sua atividade na Store.
Dispositivos: controla e reconhece os dispositivos instalados no sistema.
Sem fio: controla dispositivos sem fio (ex: bluetooth).
Facilidade de Acesso: ativa alto contraste, executa o Narrator, controla espessura do cursor do mouse...
Sincronizar suas Conf.: permite que todas suas configurações fiquem ligadas com sua conta Live.
Grupo doméstico: compartilhar pastas com outros PC numa rede doméstica.
Windows Update: intuitivo, sorry...

Sobre sua conta...

Quando você faz login, você carrega sua conta Live no sistema. Você permite o sincronismo de sua configurações, não importando aonde você fizer login (se lembra do Google Chrome?). Claro, para isso, a máquina precisa estar configurada para aceitar sua conta Live como usuário (item "Usuário", na tela de Configurações, apresentado acima).

Clicando no seu ícone no canto superior direito, você acessa à rápidas ações de sua conta, relacionado à sua conta no Windows.
Você só pode bloquear sua máquina dessa forma. Talvez tenha uma opção em "Configurações", mas essa é a forma mais rápida. Para trocar de usuário, terá que clicar em "Sair". 
Se tiver apenas um usuário no sistema, será como se bloqueasse o Windows - com a diferença de que todos seus aplicativos serão fechados...

Acessando a interface Desktop



Existe alguns modos de acessar a interface Desktop, a única coisa remanescente do Windows 7. Para acessá-la, estando na interface Metro, basta abrir o Painel de Acesso Rápido e clicar no ícone "Iniciar" (fazer isso na interface Desktop o faz voltar para a interface Metro).

... mas as coisas podem ser mais simples do que isso.
Nos tiles, existe um (beeem grande), na parte inferior esquerda, com um pedaço da imagem de fundo da área de trabalho, com o texto "Área de Trabalho". Basta clicar nele.



Ainda tem a opção de abrí-lo pelo Painel de Aplicativos (você aprenderá sobre ele mais tarde). Para isso, deve ter aberto a Área de Trabalho antes. Para acessá-lo, basta levar o mouse até o canto inferior esquerdo. Aparecerá um ícone. Apenas clique nele.




Abrindo-o, você chegará a isto:



E é aí que eu queria chegar: a "novíssima" Desktop Interface!

Mas... isso é assunto para o próximo post!


Até! \o

Nenhum comentário:

Postar um comentário