Análise - Bem Vindo ao Universo de Sakigake! - Cromartie High School

Desde que o surgimento do moe, muita gente vive reclamando de sua falta de qualidade, sendo que as histórias só servem para demonstrar o quão fofa essa garota é. Agora imagina num cenário desses, o que aconteceria se um anime school life de delinquentes aparecesse? Obviamente ele seria erguido num pedestal, sendo bom ou não, e todos os haters iriam vangloriar como se esse desenho fosse o melhor de todos. Bom, sorte a deles que pegaram para o pedestal justamente um bom anime. A Sonic Connection tem o orgulho de apresentar Sakigake!-Cromartie High School (Prepare-se! Escola Secundária Cromartie).



O Lucky Star de cuecas
Sakigake! conta a história de Takeshi Kamiyama, um aluno pacifista que acabou entrando num colégio lotado de marginais, e ele deve sobreviver de alguma forma até a formatura. Mas Cromartie não é somente o lar dos maiores delinquentes do Japão, como também é lar das maiores esquisitices, como um Freddie Mercury e seu cavalo, um gorila que faz sushi, e até um robô que acha que é humano.
Sakigake! é uma obra de school life híbrido (humor e vida escolar), porém não foi sua comédia random que me chamou a atenção, mas sim os debates. Alguns episódios, o autor colocou os personagens discutindo sobre algumas coisas que as pessoas raramente refletem. O típico modelo de Sayonara Zetsubou Sensei, porém com uma diferença: a obra de Koji Kumeta carrega uma enorme carga filosófica, que tem objetivo expor sem nenhum pudor a realidade do mundo, enquanto a obra de Eiji Nonaka só fala realmente de futilidades.
Por mais que tenhamos alguns momentos com discussões interessantes e legítimas em Sakigake!, o anime é muito mais voltado para a comédia sem-sentido. As situações que os personagens entram são justamente aquelas que você vivia dizendo que jamais aconteceria. Imagina você ir salvar seu melhor amigo das garras de uma gangue porreta, porém você acaba chegando ao Acre na sua patética tentativa de ajudar um taxista do exterior. Esse tipo de situação com certeza é muito bizarra, mas realmente acontece nessa série.
O anime também demonstra, apesar das diversas licenças poéticas, como é a vida de um estudante de colégio público. Não trata com a mesma intensidade que seus irmãos mais velhos, como Hidamari Sketch e Lucky Star, mas ainda tem o suficiente do assunto para fazer parte do gênero.

Todos nesse anime são marginais?
A primeira coisa que você repara quando está lendo esse mangá é que todo mundo tem cara de marginal. Talvez isso seja causado pelos péssimos traços de Eiji Nonaka, porém é exatamente isso que dá charme a série. Apesar de a série parecer ter diversos momentos com quadros parados, tudo não passa do parecer. Um personagem pode estar falando, e aparentemente só sua boca está se movendo, porém, se você der uma boa olhada no cenário acabará encontrando algo que não deveria estar em movimento, porém está. Seja isso um poste, o cabelo do Hayashida, ou até o aparecimento de um teclado voador, sempre terá algo no cenário em movimento. Porém, para os fans de mangás school life que gostam de personagens fofas e carismáticas, Sakigake! pode ser uma enorme negação para assistir.

Production I.G. poderia ter feito algo melhor
Aqui foi uma área que a Production I.G. pecou muito: as músicas temas são boas, porém são poucas e nenhum pouco memoráveis. Já a abertura é uma das melhores que eu já assisti. De começo ficamos com uma piada, aonde o protagonista aparece dizendo "Eu aviso antecipadamente aos telespectadores na frente da TV que as pessoas que aparecem neste anime são delinquentes juvenis. Então, por favor, não copie o que acontece neste anime.", e depois aparece ele dentro de uma prisão com a seguinte frase no topo da tela: "Não copie, ou você vai acabar assim!". Já o primeiro encerramento seria agradável, se não fosse a música ruim que toca, mas o segundo encerramento, aonde mostra os alunos do clube de Baseball no Koushien ficou bom. Destaque da parte sonora fica por conta de Jun, de Yoshida Takurou, e também o hino do colégio Cromartie.

Para tudo! O que o Freddie Mercury está fazendo aqui?
Em animes de pseudo-vida escolar, é normal que o elenco seja formado por diversas aberrações criadas pelo autor, porém Sakigake! chega a chocar com seu elenco completamente normal. Vários irão discordar de mim, mas para um anime non-sense temos um elenco completamente normal. Takashi Kamiyama, o personagem principal, é somente um CDF altruísta que acabou entrando num colégio de marginais, Shinjiro Hayashida é só um típico adolescente rebelde, e o Akira Maeda é só o bucha de canhão da série. Talvez o mais estranho seja Shinichi Mechazawa, um robô que acha que é um ser humano, Beta Mechazawa, o irmão de Shinichi, que acabou sendo danificado e reconstruído como um celular pelo Kamiyama, Freddie Mercury andando a cavalo, e o Gorila, que é somente um Gorila. Com um elenco completamente normal, o autor passa a apostar em suas ações e reações como piada, ao contrário dos outros autores que usam como fator comédia os defeitos do personagem. E é graças a isso que faz você simpatizar com os personagens mais facilmente, pois eles são personagens que poderiam muito bem existir nesse mundo.

Se você está na busca de um bom anime de comédia non-sense, então esse anime foi feito para você. Se você acha que atualmente os animes estão muito fofos, e quer algo mais escroto e genial, também foi feito para você. Mas se você prefere Lucky Star, duvido muito que Cromartie irá te agradar.
E assim encerro a mais nova review da SC, deixando por ultimo um comunicado: a partir da próxima review, estarei selecionando comentários desse post (caso haja algum) e irei colocar eles no início do post, junto com uma cópia da resposta, caso seja necessário uma. Até a próxima review

Um comentário:

  1. Cara o anime é mto bom mesmo e engraçado, mais ainda to procurando o mangá pra ler...Bem bacana o site parabéns.

    ResponderExcluir