Mistério: Tails realmente morre em Sonic 2 (Game Gear)?



Na época do famigerado Mega Drive, alguns joguinhos ganhavam versões para Master System e outros para Game Gear, dessa forma um console não mataria o outro. Claro, tínhamos exclusividades, como a incrível Bridge Zone (primeiro e único auto-scrolling do Sonic na época 8/16 bits), além de outros. Então, temos um jogo interessante: Sonic 2, versão para o famigerado Game Gear. A história dessa é beeeem diferente ao do Mega Drive: em vez do Tails começar ao seu lado, ele simplesmente era sequestrado pelo Eggman, e você tem que salvá-lo. Para isso, é necessário pegar todas as Esmeraldas do Caos que apareciam espalhados pelas fases e derrotar o cientista louco. Caso não consiga isso... bem...

Se quiser entender, continue a ler o post.



O destino do Tails não é bem esclarecido na história. No final sem todas as esmeraldas (conhecido como "bad ending"), Sonic aparece correndo para qualquer lugar, sobe os créditos, e depois disso ele para e olha para cima. Então, aparece o rosto de Tails, entre as estrelas. Segundo estudiosos, isso explica que o coitadinho morré-eeu! Mas então, entramos num paradoxo: como Tails morre, se ele aparece no jogo seguinte? E nos outros?? Aí há uma coisa mal explicada.

E tem. Realmente, Tails não morre. Quando Sonic vê Tails entre as estrelas, é seu subconsciente mostrando que perdera um amigo muito fiel. É o mesmo subconsciente que lhe faz ver rastros familiares em um monte de borrão de tinta, por exemplo. Quando o coração se sente amargurado por não defender o próprio amigo, e o sinal de fracasso bate à sua porta, é normal o subconsciente tentar tranquilizar o indivíduo, fazendo-o ver coisas que lembrassem (de forma benéfica) algo ou alguém a qual lhe fora tomado e que não lhe pode mais ser devolvido. Eggman matou Tails... seu melhor amigo. Por isso anda sem rumo nos créditos, apesar de ainda mostrar seu rosto sério...

Antes de prosseguir, vamos explicar o motivo do sequestro. Eggman quer matar Sonic por intermédio de seu melhor amigo, assim atraindo-o para sua fortaleza secreta (que, de tão secreta, Sonic encontrou em um piscar de olhos). Dessa forma, ele aparece nos domínios de seu inimigo, e dessa forma é mais fácil ser derrotado. Não era intenção do Eggman matar o Tails, até porque... até aquela altura do campeonato, Tails ainda não tinha feita nada pro Eggman, apenas andar com Sonic. Matar a raposa era o último golpe que ele iria fazer. Primeiro, ele quer aprisionar Sonic e fazê-lo ver seu amigo morrer.

Mas ainda temos o lado do Tails. Primeiro: ele foi sequestrado e preso em uma cela em uma fortaleza de máquinas. Ora, todos sabem que Tails manja disso, mas como ainda não pegara a experiência de malandragem do Sonic, toda vez que tentava fugir, era pego novamente. Fugia, era pego. Fugia, era pego. Fugia, era pego. Então, decidiu arquitetar a parada toda, em vez de tentar a sorte. Resolveu utilizar os encanamentos (que estavam espalhados aos baldes pelo território) como rota de fuga, até conseguiu construir um mapa para isso... mas deveria esperar o momento certo para tentar pela última vez.

E o momento chegou. Ouvia-se explosões por todos os lados. Era Sonic, chegando para o clímax da aventura. Todos os robôs estavam ocupados, cuidando do ouriço, e então Tails prepara a fuga. Pelo mesmo lugar que Sonic saiu. Quando Sonic dá o último golpe no cientista, Tails já estava longe. Mas como ele foi sequestrado, não pode ver absolutamente nada sobre o caminho que seguiu. então, teve que voltar no instinto. O que era razoavelmente fácil, já que a grande maioria dos robôs e perigos foram destruídos ou desativados por Sonic...

Claro, isso levou uns dias. Quando Tails finalmente consegue chegar até a sua casa, encontra Sonic, deprimido.
Os dois se encontram e dão um longo abraço.
Tails está salvo!




* Este post é de uma série de mistérios desvendados por mim, Kai TH. Eles mostram uma forma de pensamento que permita com que eventos ocorridos em games possam ser explicados, se fossem realizados em um universo real, com características exatamente iguais ao do nosso planeta Terra, com nossas regras elementares de física, química, história, matemática, enfim.

Caso tenha mais algum mistério, ou evento que ocorra no game e não consegue entender porque é assim, comente neste post!

5 comentários:

  1. E aí Kai! Minha dúvida é: como é que "aconteceu" a morte do Sonic no Sonic 2006, se ele aparece nos jogos seguintes, hein?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o final que o Tails morre (Bad Ending) é falso. O verdadeiro e o bom.
    Ou você acha que haveriam dois finais verdadeiros? XD

    ResponderExcluir
  3. Resposta ao Sonic Salies:
    Sonic morre, sim. Mas ele ressuscita logo depois.

    Resposta ao HyperSonicGio:
    Sim, todo mundo tá cansado de saber que o "bad ending" não é o final verdadeiro. Mas... e se fosse? Aliás, nem todo mundo dá a importância para as esmeraldas no primeiro gameplay, ou seja, TODO MUNDO já teve essa tela antes. :i

    ResponderExcluir
  4. P$#@ que me pariu! O Tails morreu!!! :f

    ResponderExcluir
  5. "como Tails morre, se ele aparece no jogo seguinte? E nos outros?? Aí há uma coisa mal explicada."

    Cara... Isso é só um final alternativo, o Tails morre nesse final, mas o verdadeiro é o final bom onde o Sonic pega todas as esmeraldas e salva ele.

    ResponderExcluir