A interseção entre os dois rumores de 2013

Tio DS.
Sonic Propel foi o primeiro rumor a respeito do próximo jogo do Sonic, mas acabou sendo confirmado que era um hoax. E agora temos mais um rumor, oriundo da Sonic Stadium. Rapaz, e agora? Podemos crer nisso? Será que estamos chegando perto de descobrir o futuro da nossa franquia favorita? O tio DarkSonic veio falar sobre isso juntando as pistas e encontrando o ponto-comum em ambos os rumores. Confira o texto clicando em Leia Mais, sim?



Após um ano de 2012 sem muitas novidades, começamos 2013 com dois rumores. O primeiro foi Sonic Propel, já confirmado como falso, cujo autor confessou que seu objetivo era lançar idéias ao ar e ver como seria a recepção. O rumor não durou muito, pois uma vez que o autor teve noção da proporção que estava tomando, colocou-se logo para esclarecer.

Agora mais recentemente um rumor da Sonic Stadium. Uma fonte próxima da SEGA estaria revelando que um anúncio de um novo jogo do Sonic seria feito em meados de fevereiro. Além desta informação, trouxe alguns detalhes do planejamento.

Estou chamando a atenção para estes dois rumores, pois ambos coincidem em dois tipos de informação: stages ramificados e personagens jogáveis.

Em relação ao segundo, é importante observar que desde Sonic Unleashed, basicamente estamos com os jogos centrados em Sonic. Os outros personagens são meros participantes da história.

Quanto ao stages ramificados, ambos os rumores abordam uma ramificação das fases. Não se trata aqui de um simples level design ramificado. Neste sistema, o level design deverá ter múltiplos caminhos, mas, diferentemente de outros jogos, cada fase teria mais de um ‘Goal Ring’. O procedimento da história e das fases a serem desafiadas até o final, portanto, não seria dado de modo linear.
Temos um jogo que seguiu um sistema similar: Shadow the Hedgehog. Na foto acima, você vê o level map. Conforme você vai avançando, as fases irão se ramificando. O acesso dependerá de como você escolherá seguir. Cada Stage oferece até 3 tipos de missão como opção. Uma missão Hero, uma missão Dark e uma neutra. O stage seguinte dependerá de qual missão você cumpriu no stage anterior.

Outro jogo que não pode se esquecido que cumpre um preceito análogo é o Sonic CD. Em cada stage você tem a opção de terminá-lo no passado, no presente ou no futuro.

É curioso observar que ambos os rumores noticiados neste início de 2013 pegaram um conceito não uniforme. É algo que combina com o Sonic e que dará fator replay ao jogo.

Voltando agora a falar dos personagens. Acredito que está na hora de termos outros personagens jogáveis. O rumor que ainda está em pé, comenta que serão 10. Acho muito. De todo modo, não é a quantidade que me intriga, mas é como serão usados.

A jogabilidade moderna do Sonic foi feita para o Sonic. Como seria jogar com o Tails ou o Knuckles em condições análogas sem recorrer à fórmula adventure? Este rumor mais recente comenta que haverão caminhos seletivos, ocasiões do level design que permitirão que apenas alguns tipos de personagens possam passar. Algo inspirado nos caminhos exclusivos do Knuckles no jogo Sonic 3 & Knuckles.

Se este rumor for confirmado, não vejo outra saída a não ser justamente o fato de que a jogabilidade vai ter que sofrer modificações. Iizuka em declarações anteriores já deu a entender que coisas novas seriam feitas [Calmaria e "reboot"]. Que tipo de modificação? Esta é a questão que mais me intriga.

Como estamos falando de um jogo onde haverá a transição 2D/3D em uma mesma fase, além da jogabilidade ter que se abster da velocidade para focá-la em caráter mais explorativo, vejo que uma proporção maior ao 2D deverá ser feita, a fim de deixar as partes 3D em momentos muito bem planejados e abertos da fase.

E se a gama de personagens realmente for tão grande, momentos automáticos ou partes scriptadas (como nas seções para quick-step) devem ser planejadas de modo a só personagem de determinados tipo (ex: speed) possam acessar.

Este rumor da Sonic Stadium é em si é animador. A forma como será posto em prática, entretanto, é uma zona cinzenta. E é por este motivo que eu desloco minha desconfiança quanto a sua autenticidade. Por mais que a Sonic Stadium seja um site confiável e sério, ela divulgou este rumor de forma imparcial, deixando claro que é rumor.

Contundo, como já afirmei em outras ocasiões, o mais interessante não é discutir o rumor em si, mas as informações nele contidas. Geralmente é uma boa fonte para idéias e debates.

Autor: DarkSonic
Edição: Orichalcum

Nenhum comentário:

Postar um comentário