Novela do Sonic Generations: Sai pra PC ou não?


Hey there, leitores. Venho com mais um artigo hoje para vocês sobre um assunto polêmico (para variar XD) que está causando debate nas comunidades de Sonic por aí: a versão PC do futuro lançamento Sonic Generations. Muito se fala que não se dever ter uma versão de PC ou deve mas só ser lançado uns meses depois da versão de consoles... Enfim, vou expor abaixo os fatos e meu ponto de vista a respeito do caso. E essa imagem aí de cima não é o que parece ser!


O começo da comédia se deu quando um certo documento da Sega Sammy Holdings em formato .pdf vinha com a informação que o game Sonic Generations, até aquele momento confirmado para Playstation 3 e Xbox 360, seria lançado também para Nintendo 3DS e PC. Após os fãs terem identificado esse trecho e espalhado pelas comunidades, o documento foi trocado por outro sem a informação de lançamento para os dois sistemas citados. Detalhe: o documento que contém esse "deslize" continua no servidor do site. Clique aqui para visualizar o documento e vá até a página 41 do arquivo para ver.


Alguns fãs ainda vieram com a idéia de que a sigla PC, mundialmente conhecida por Personal Computer e usada para denominar computadores em geral, localizada nesse documento criado principalmente para uso profissional, significaria "Project Café", o codinome do recentemente anunciado novo console da Nintendo, o Wii U... Não preciso nem dizer por quê essa teoria é falha, mas como sou paciente: Virtual Tennis 4, também citado para ser lançado em PC no documento, foi de fato anunciado e lançado para a plataforma. Por que raios o uso da sigla seria diferente com Generations...?

E quanto a versão 3DS? Bem, pouco tempo depois a dita versão portátil do game veio a ser confirmada pela Sega, primeiramente pela revista Nintendo Power. Quando vimos essa versão em ação, podiamos então crer que uma versão para PC estaria a caminho e que, cedo ou tarde, a Sega anunciaria o port. E então...
Essa notícia ficou entre as mais visitadas do blog por um longo tempo. A preguiça me ataca, então vou apenas repassar aqui do que trata:
Se você ainda não deduziu por si mesmo, este é um produto listado na Valve dos principais serviços de download para PC da Steam para um "Sonic Generations Beta". Especificamente, é a partir do arquivo da Steam "ClientRegistry.blob", que contém dados de produtos básicos para tudo atualmente, no banco de dados da Steam, tanto em jogos que o jogador já possui, e em jogos que eles ainda podem comprar(e isto deveria, sem falar que a tentativa de editar esse arquivo não é provavelmente uma boa idéia). Isso só acrescenta credibilidade que Sonic Generations é planejado para uma versão PC.

Percorrendo a informação apresentada, nada além pode ser discernido sobre esta versão do Sonic Generations. Fora o fato de que é, obviamente, rotulado de "Beta", os outros checkboxes não nos dizem muito - folhear cerca de 9.000 entradas de produtos Steam, os checkboxes "Is Steam 3 Subscription" e “Proof of Prepurchase” geralmente parecem estar compartilhados com pré-lançamentos não listados de reviews de cópias de games. Isto significa que, a menos que você tenha um código especial de download, você não tem permissão de acesso, o que leva à conclusão óbvia de que este se destina tanto para a imprensa ou para a própria equipe de desenvolvimento interno da Sega.

Resumindo, a Sega estaria fazendo o mesmo que fez com Sonic 4 na PartnerNET, quando ocorreu aqueles vários leaks de gamesplay. A considerar o fato de que estamos falando da Steam, o jogo só seria vendido virtualmente. Só que, como se não bastante, veio outra informação poucos dias depois: que o Sonic Generations estaria sendo disponibilizado para pré-venda... na versão PC! Nem se quer confirmaram e já estavam fazendo negócios com o título!

Além de toda essa baderna, sites especializados em games, como a Gamespot e IGN, fizeram páginas do game sendo listado como lançamento para PC, hoje já inexistentes. Depois disso, essa história da versão PC cessou e o assunto foi deixado de lado. Até que...
A última frase do post do blog oficial da Sega não era essa quando foi postada, tinha um "PC" no meio. Quando perceberam esse outro "deslize", tiraram. Então outro site veio com a pré-venda do Generations para PC, de forma virtual, mas com informações da versão 3DS na página. E para encerrar o combo, um registro da Steam aparece citando um bônus de pré-venda do Sonic Generations. Confira abaixo:
Essas informações vieram do site TSSZ News quase que uma atrás da outra. E então a discussão voltou. Haverá versão PC para Generations?

Agora, devo dizer que depois de tanto tempo sem uma palavra a mais da Sega, com todas essas evidências e atitudes da Sega de corrigir OU enconder essa informação, eu chego na seguinte conclusão... Opa, peraí! Faltaram dois fatos essenciais!

A Sega já havia se pronunciado sobre por quê não lançar o jogo para Wii. O motivo é bem sensato: não foi possível fazer o Generations no console pois o mesmo não tem potencial para satisfazer a proposta do game. Simples assim. E também, Sonic Generations não será lançado para o Wii U por causa da ocasião: o game é o título comemorativo dos vinte anos do Sonic e o futuro sistema da Nintendo não se adequa ao lançamento, reforçando que eles preferem fazer games totalmenten novos à meros ports.

Tudo isso me lembra do velho ditado popular: "Quem cala, consente". A atitude da Sega perante esses acontecimentos só implica dizer que há um motivo para não revelar se existe uma versão PC em produção. Basta observar a forma como a Sega se posiciona quando perguntada onde o game será lançado:

Wii: não haverá por causa disso, disso e daquilo. (resultado: não haverá mesmo)
Wii U: não haverá por causa disso, disso e daquilo. (resultado: não haverá mesmo)
Nintendo 3DS: sem comentários (resultado: versão 3DS confirmada)
PC: sem comentários (resultado: ???)

Por quê ela não responde? Por quê esse silêncio? Tem mesmo algo por debaixo dos panos? É o que parece, Sega... E não adiantaria mentir. A empresa não é louca o suficiente para por em risco a credibilidade ganha com esse game, ainda mais numa ocasião dessas.

Mas devemos lembrar de uma coisa: por mais que tenha mesmo uma versão para computadores desse game, isso não dá a certeza que iremos ver o game rodando na tela de nossos PCs. O mesmo fim da versão Wii pode acontecer com a versão PC, por um motivo diferente. Ou ainda, acontecer o mesmo com o que foi feito com Sonic & Sega All-Stars Racing, tendo sua versão de PC lançada após o das outras plataformas.

No ponto de vista estratégico, lançar numa data posterior faz sentido. Dependendo do sucesso de vendas do game em seu lançamento principal, pode-se avaliar se uma versão PC é viável ou não. Obviamente, haverão as discussões sobre a questão da pirataria. É meio utópico imaginar a Sega cancelar a versão principalmente por causa disso. Apenas meio, pois já vimos outras produtoras de games terem a mesma atitude com seus títulos. Porém, muitos fãs, principalmente os que não possuem um PS3, um Xbox 360 ou um Nintendo 3DS, estão pedindo uma versão do jogo. Pode ser que estejam dispostos a comprar ou simplesmente baixar em algum site de compartilhamento. Mas de qualquer forma, é visível a existência de demanda para a versão PC.

A novela está chegando ao fim e ainda nem vimos o climax da história. Teremos essa bendita versão? Será lançada posteriormente? Está em produção, com o perigo de ser cancelada? Nunca existiu? Falta muito para recebermos as respostas, mas de uma forma ou de outra. Dentro de alguns dias, Sonic Generations chegará as prateleiras das lojas. Quem já tem sua cópia garatinda, é só aguardar. E para quem ainda não possui, paciência. O jeito é aguardar para, de uma vez por todas, a Sega se posicionar sobre o assunto. Continuaremos de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário