Analisando: Gintama #243

Como eu já havia comentado, a Sonic Connection começará também a discutir sobre os episódios de alguns animes. Semelhante a uma review, porém aqui comentaremos sobre cada episódio separadamente, analisando os prós e contras. Essa semana iremos tratar do episódio #243 de Gintama, que foi ao ar duas semanas atrás. Espero conseguir passar toda minha impressão que tive com esse episódio.
Neste episódio, o Sr. Vanguard, um editor da Shonen Jump que foi mandado recentemente para gerenciar o mangá Gintaman, que é conhecido por levar seus editores a loucura, está em busca de um novo hit para poder abandonar esse trabalho antes que também vá para a "Sala do Gorila", local aonde os editores de Gintaman que enlouqueceram são mandados. Vendo que jamais iria conseguir uma série que pudesse ser melhor que One Park, resolveu apostar no vencedor do Treasure Rookie Award: o prisioneiro nº 3016, chamado Shachi. O que ele não esperava era que o mangaka seria realmente um prisioneiro...

Não foi um dos melhores episódios de Gintama, mas foi o suficiente para darmos umas boas risadas, principalmente aqueles que assistiram os animes polêmicos do ano passado (Madoka Magica e Mawaru Penguindrum). Na parte que o editor Daito começou a gritar "Estratégia de Sobrevivência", foi impossível não esboçar pelo menos um sorriso. A paródia que dominou o anime foi Bakuman, contendo diversas referências as duas temporadas animadas. Talvez a mais óbvia para o povo tenha sido a apresentação do Gintoki e do Shachi ("Juntos, nós somos o Ashirogi Mute"). Ficou também muito engraçada a paródia do encerramento de Bakuman, aonde o Shachi, que seria o Takagi da dupla, fica atrás das grades com o pincel derramando tinta. Referência a Death Note também não poderia ter faltado, com uma shinigami chamada Ryuko, e a cena que o Chagesuke (???) encontra o Chageth Note ao lado de um monte de cocô. Teve outras referências mais sutís no episódio, como a armadura da Guardana, de Chageth Note, que era parecida com as roupas tiradas da Saga Freeza de Dragon Ball, o chapéu e os óculos de Osamu Tezuka sendo usado pelo Gintoki e o Shachi, além também do Zuffy, de One Park (Luffy - One Piece).
Para aqueles que não assistiram o arco Prison Break, ou até mesmo as antigas visitas do Gintoki na Shonen Jump, acharão o episódio extremamente massante. Cenas como a do editor Konishi, que só sabe dizer "Dondake", ou até mesmo o motivo de os guardas serem tão gente fina com o Gintoki, ficarão no mínimo estranhas. Para aqueles que também estão começando a assistir o anime, esse é o pior episódio para eles verem, pois aqui utiliza-se das piadas prontas a longo tempo, como o absurdismo e a falta de tento com algumas situações. Fora isso, o episódio pode até ser levado a sério em seus conselhos, pois não é errado buscar um público alvo que atualmente a Shonen Jump não dá atenção, e muito menos buscar originalidade, trazendo junto um toque dos clássicos.
Foi um bom episódio de comédia, e também um ótimo preparador de terreno para o arco que os fans mais aguardavam ser animado nesse ano, no caso o "Arco Baragaki". O episódio simplesmente trouxe o que já conhecíamos em Gintama, sem nenhuma inovação, mas ainda conseguiu manter o brilho da série nesse filler, provando que Shinji Takamatsu consegue criar episódios fillers sem destruir a obra de Hideaki Sorachi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário