Programas essenciais para Windows

Antes de continuar, queria pedir desculpas pelo meu chá de sumiço. Tive uma porrada de problemas, a grande maioria problemas pessoais. Mas já estou bem melhor (como se importassem).
Pois bem, agora que eu voltei, vamos prosseguir! =D




Muita gente já fez sua listinha de programas essenciais que não podem faltar no seu sistema operacional após uma bela formatação, não é mesmo? Pois bem, eu venho mostrar aos senhores uma listinha de programas altamente essenciais para quem quiser limpar o PC e deixá-lo mais completo possível.

Os programas citados abaixo contém suas versões freeware, shareware e trial. Todos eles terão links para download em servidores especializados, como Baixaki e outros. Não formate sua máquina antes de fazer um kit download com estes programas! Caso tenha um programa que use e queira mostrar para todos, comente esta postagem com o seu link. Iremos atualizá-lo.



NECESSIDADE IMEDIATA
O que você precisa instalar de imediato




  • Windows Live Messenger 2011 - o mais óbvio. O melhor software de comunicação instantânea grátis do mercado. O único problema é que, para isso, é necessário executar o Live Essential e baixar pelo menos mais um software desnecessário para isso. Essa brincadeira consome pelo menos 60MB. Caso queira, incremente com o Messenger Plus! 5, deixa a brincadeira mais divertida!! Caso queira uma nova opção, siga a área de portáteis.
  • K-Lite Codec Pack - o indispensável para quem quiser ver vídeos e filmes no computador. Ele vem com codecs para vários tipos de vídeos e contém um mini-player leve e com uma porrada de utilitários. Sem isso, você não poderá ver arquivos RMVB (usado em rips de filmes e animes) sem baixar antes oRealPlayer (considerado um dos melhores players gratuitos do mercado).
  • WinRAR - se seu sistema operacional não vier com WinRAR, duas coisas - xingue ou instale-o. É o essencial dos essenciais. É o que você imediatamente deverá instalar (após um navegador decente). Melhor compactador/descompactador ever. Depois de 40 dias, ele irá te pentelhar com métodos trolls, mas basta ignorá-lo.
  • Adobe Flash Player 11 - se você não tem, chore. Apesar de estar sendo substituído lentamente pelo HTML5 na construção de sites, o Flash ainda está com força no mercado de games online. Instale-o ou seja triste.
  • Microsoft Silverlight - plugin da Microsoft usado em vários sistemas de streaming e video on demand (como o Netflix). Também acho que é usado no Steam, não sei se estou enganado.



ANTI-VÍRUS
Todo sistema precisa de pelo menos um anti-vírus e um alti-spyware/malware. Veja algumas opções:



  • Malwarebytes 1.6 - um dos melhores no combate a malwares e alguns vírus comuns. Impede o acesso a sites perigosos e mostra o porquê num balão amarelo. Você tem direito a usar a versão full por 30-days-trial, que permite verificação completa e proteção mais abrangente. Isso não afeta a versão free (você continua usando-o mesmo após terminar o trial do full).
  • Kaspersky 2012 - considerado o melhor anti-vírus pelo Baixaki, em sua versão 2012. Infelizmente, esse você terá que pagar após 30-days trial. Mas contém uma base sólida de banco de dados e encontra tudo que é (e não é) ameaça contra pragas no sistema. É aquele pente cata-piolho que ainda te arranca uns fios de cabelo. Gratuito para testar.
  • Avast! Free 6.0 - não foi excelente ano passado, mas é considerado um dos melhores anti-vírus do mercado. Sempre com sua versão 6.0 e integração total com web browser (inclusive Chrome). Tem sua versão gratuita mas, caso queira algo um pouco melhor, pode pegar a versão paga.
  • AVG Free - mais um anti-virus bem útil.
  • Spyware Terminator - matador duro de spyware. Alguns comentários do Baixaki esculacham a versão 3.0 (link), se você tiver a sorte de buscar a versão 2.8 (a mais estável), busque.



OTIMIZADORES E ACELERADORES
Seu sistema está lento? Use um abaixo.




  • Auslogics Disk Defrag - como qualquer sistema do Auslogics, você precisa de um desfragmentador rápido após copiar e colar todos os seus arquivos e instalar todos os sistemas novamente. Gratuito. Use-o pelo menos uma vez por semana, e otimize o seu sistema pelo menos uma vez por mês. Gratuito (porém limitado).
  • CCleaner - melhor programa de limpeza de lixo do sistema que eu conheço. Faz uma varredura segura, oferece várias opções de exclusão, desinstalação de programas e uma leve verificação de erros do registro. Gratuito.
  • Auslogics Registry Cleaner - a Auslogics não me deixa na mão mesmo. Esse verificador de erros de registro uma vez encontrou mais de 200 erros no meu registro, reparando todos eles. Em junção com o CCleaner, is perfect. Gratuito.
  • Game Booster 3.2 - esse é pra quem quer um boost maldito na hora de jogar aquele game pesado e tá achando que o pc tá lagando desnecessariamente. Ele fecha aplicativos desnecessários (como explorer.exe) e deixa só o necessário para dar aquele acelerada no jogo. Esse programa não faz milagres...gratuito.
  • Advanced SystemCare 5 - boa pedida pra quem quiser melhorar o desempenho radicalmente do sistema de forma duradoura. Dá a prioridade necessária aos aplicativos e utilitários para não sobrecarregar o sistema. Gratuito.


NAVEGADORES
Você só vai usar o Internet Explorer pra baixar um deles:






PODE SER ÚTIL
Se você quer mais, tente isso:



  • aTube Catcher - faça download de vídeos do Youtube sem precisar de extensões. Apenas colar link e baixar. Com suporte a vários sites e converte a muitos formatos, além de ter um search básico de vídeo e músicas em MP3. Gratuito.
  • TeamViewer 7 - se você quer um dia trabalhar com suporte e manutenção, isso é o básico: Acesse sua máquina de qualquer lugar, assim como qualquer outra máquina que você tenha o ID e senha. Gratuito.¨
  • Babylon - um excelente sistema de tradução de textos e frases. Permite instalação de dicionários para tradução offline. Gratuito para testar.
  • Revo Uninstaller Pro - programa porrete esse. Desinstala e ainda busca por lixo entre pastas, arquivos e configurações de registro. Ou seja: um matadouro profissional de programas. Além disso, a versão PRO ainda conta com "módulo de caça", ou seja, você pega informações de desinstalação apenas apontando para um programa na tela. Trial por 30 dias.
  • FormatFactory - o melhor conversor de arquivos gratuito ever! Converte em dezenas de formatos de vídeo, áudio e imagens (por exemplo, converter GIF em SWF ou FLV em AVI). Simplesmente essencial!



PORTÁTEIS
Programas de pen-drive para uso imediato:


Portáteis disponiblizados pela PortableApps:

  • PortableApps.com Platform 10.0 - simplesmente o canivete suíço dos portáteis. Contém exatamente o básico que todo mundo deveria ter: opções de editor de texto e PDF, navegador Web, acesso FTP, e-mail, Skype... além de poder adicionar os portáteis abaixo. Ou seja: uma plataforma portátil perfeita! All-in-one!!
  • Google Chrome 16 Firefox 9 - navegador para usar naquela máquina da faculdade bloqueada para instalação e você não quer usar aquele Internet Explorer 8.
  • FileZilla 3.5.3 - programa de acesso a contas FTP (necessário para desenvolvedores).
  • uTorrent - pra quem precisa encontrar um torrent em qualquer lugar.
  • Notepad++ - opção pra quem quiser algo mehor e mais leve que o Bloco de Notas.
  • aMSN - um messenger portátil para máquinas com Windows Live Messenger bloqueado.


Basta uma busca no Google por "seu programa" mais "portable" e você encontrará maravilhas. Por exemplo, um aTube Catcher portátil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário