Analisando: Gintama #244, #245, #246 e #247 (Arco Baragaki)


A vida de quem acompanha Gintama pode ser resumido da seguinte maneira: dar risada e aguardar pelo arco de ação. E quando finalmente temos o arco de ação, ficamos todos felizes. Bom, eu estava realmente aguardando esse arco, principalmente depois de ter visto milhares de pessoas falando bem da versão do mangá. Depois de quase um ano sem um arco de ação (Arco Renho não conta), finalmente chegou o novo arco de Gintama...ou seria esse o de drama?
A famosa família Sasaki, cujo um dos membros é responsável pela Mimawarigumi, deixou nas mãos da Shinsengumi o inútil do Sasaki Tetsunosuke, com o intuito de que ele pare de ser um vagabundo.  Kondo resolve deixar esse trabalho nas mãos do Hijikata, já que ninguém tinha vontade de cuidar do garoto. Enquanto isso, um grupo de terroristas planejam se livrar de Tetsunosuke. Qual o envolvimento de Tetsunosuke com esse grupo terrorista? 
Como é normal em arcos de ação, o primeiro episódio sempre fica todas as piadas, enquanto o resto somente terá algumas para "quebrar o clima", e aqui não foi diferente. Porém, teve um pequeno problema nesse arco: não houve ação. Durante os quatro episódios que tivemos do arco, foi o drama de ser rejeitado pela própria família que foi melhor utilizado, sendo que as poucas cenas de ação que teve ficaram muito ruins. E pensar que a luta entre o Hijikata e o Isaburo, que deveria ser tão boa quanto a do Gintoki contra o Jirocho, ficou resumida em um monte de câmeras lentas e efeitos de repetição, para dar a impressão de ter tido milhares de golpes, sendo que eles só atacaram cinco vezes, e olha lá.
O primeiro episódio ficamos com o humor nonsense, que tanto carateriza Gintama. A parte da negociação do curry como se fosse drogas ficou engraçada ("Senhor, aquela parte do refeitório cheira a Nova York."), e também a parte da batalha de rappers, dois grandes momentos desse episódio. Porém, o melhor momento foi quando revelaram o passado do Hijikata, que até presente momento era um mistério. Sabemos somente do dia que ele se juntou á Shinsengumi até os dias atuais, mas nunca soubemos a sua infância. Após a prisão do Gintoki, as piadas começaram a reduzir consideravelmente, mas nada muito relativo.
No episódio seguinte, começamos a acompanhar a luta do Tetsu para tentar ser alguém na vida, ao mesmo tempo que pouco a pouco vamos vendo seu passado, e seu provável relacionamento com um grupo terrorista. Em contra partida, também vemos mais um pouco sobre o que é a Mimawarigumi, e quão anti-social Isaburo é. Enquanto ele só consegue falar sério com as pessoas, no celular ele se torna aquele seu amigo chato que vive te mandando mensagens alegres e positivas, torcendo para que você mande pelo menos um oi. Porém ele vai mais longe: ele compra um novo celular para você toda vez que você quebra o celular anterior. Nesse episódio é que começa os raps de retrospectiva, na qual temos até o fnal do arco. Todos contam o episódio anterior na perspetiva do Tetsu, e não do espectador, por isso que depois da abertura temos outra retrospectiva.
Já o terceiro episódio é que a ação realmente deveria começar, porém, como eu havia dito, ela teve lutas incrivelmente ridículas, sendo o ápice da escrotice a investida do Hijikata. Esse episódio não teve nenhuma cena satisfatória, com exceção da parte aonde o Tetsu é atirado do telhado pelo Gintoki, que afirma ter feito isso porque o Hijikata mandou. Nesse episódio, piadas de deflorar o orifício anal apareceram bastante vezes, e ainda continuaram até o episódio seguinte, quando termina o arco. O episódio só não foi um enorme desperdício porque prosseguiu na explicação sobre o passado do Hijikata, contando que seu irmão faleceu a um bom tempo atrás. Não se sabe se foi assassinado, morreu de doença ou se foi de idade (levando em conta a idade da esposa dele), porém essa cena serviu para dizer que ambos se mantinham em contato, algo que fica explícito no episódio seguinte. E finalmente o ultimo episódio do Arco Baragaki, que ficou voltado mais para o drama, terminando a explicação do passado do Hijikata e mostrando que o Tetsu cresceu e que será um bom membro da Shinsengumi. Não sabemos se voltaremos a ver ele, porém algo que me deixou curioso é a relação do Isaburo e do Takasugi Shinsuke, e principalmente sobre o que o líder da Mimawarigumi estava planejando.
Foi um arco agradável, porém foi um dos piores momentos de Gintama na minha opinião, ficando ao lado do Arco Detetive Hardboiled. Não é ruim ser um dos piores, levando em conta que arco porcaria é algo que o Hideaki Sorachi faz raramente, mas é decepcionante ver que o autor não soube explorar direito, e mais triste ainda é saber que a Sunrise conseguiu fazer cenas péssimas de ação, ainda levando em conta que é a mesma equipe que fez o Arco Quatro Devas do Distrito Kabuki. Outro ponto negativo nele foi ter deixado novamente o Kondo de lado, uma injustiça se levarmos em conta que ele é o líder da Shinsengumi e que nunca recebeu destaque e aprofundamento na história, sendo somente um personagem cômico.
Foi um arco desnecessário, porém necessário. Essa história só foi criada para apresentar a Mimawarigumi, ao contrário do que muitos pensam, pois ela terá um papel importantíssimo no recente Arco "Rebelião do Shogunato" (nome fictício e sujeito a alterações). O aprofundamento no passado do Hijikata

Um comentário:

  1. Gostei bastante do Hard Boleid!!! Ri muito, sim, foi menos ação, mas foi bem engraçado rs. Sobre esse arco, nunca tinha ouvido falar dele, assisti solo, sem saber nada (pela PUNCH, então já viu né), e mesmo assim, comparado com vários arcos, esse foi meio triste de se ver, bem abaixo do selo padrão de qualidade Sorachi. Mas era gostoso de assistir, Yo

    PS: Achei esse site através de google imagem o.O qq

    ResponderExcluir