Yuji Naka é a "solução" para Sonic?

Tio DS
E estamos nos aproximando de uma nova marca na série: Takashi Iizuka já confirmou que Sonic the Hedgehog irá sofrer um reboot. O que será perdido, renovado, transformado? O futuro guarda bastantes surpresas. Mas no presente, encontramos pessoas interessadas em fazer parte dessa nova história. Entre elas, o conhecido como pai do Sonic, Yuji Naka, que declarou ter interesse em trabalhar num jogo de Sonic. Será que valeria a pena? É o que o DarkSonic veio analisar em seu novo artigo.

Há uma certa mistificação em torno da figura do Yuji Naka alimentada por certos fãs de Sonic. O pai do Sonic, programador de seus jogos clássicos, trabalhou durante 15 anos na Sonic Team, saindo no meio da produção de Sonic 2006 para abrir seu próprio estúdio: a Prope.

Quem assimila Yuji Naka ao classismo ignora características importantes da personalidade e caráter do ex-chefe da Sonic Team. Primeiro, ele é pró-inovação. Segundo, ele é crítico. Recentemente criticou o fato dos jogos do Sonic estarem fáceis.

Se pegarmos Sonic Colors e Sonic 4: Episódio 1, veremos que ele tem razão. Se colocar Sonic Generations na equação, não é bem assim. Se devido a sua amizade com Takashi Iizuka (atual chefe da Sonic Team e que trabalhou com Yuji Naka desde o Sonic 3) chegou a opinar sobre essa facilidade durante uma conversa de bar, Sonic 4: Episódio 2 veio aí para fazer a gente perder vida como a muito tempo não se via.

Claro que a questão da facilidade não é um equacionamento simples. Depende de tão habituado você está em jogar Sonic. Hand-ons de jornalistas muitas vezes nos dão uma boa idéia de suas habilidades ruins quanto ao controle do ouriço, mas não é isso o artigo. Voltamos ao Yuji Naka.

Ele foi o produtor dos consagrados jogos clássicos do Sonic? Sim, foi! Mas não foi só isso. Na lista de sua produção e chefia também carrega as seguintes produções:
- Sonic Adventure
- Sonic Adventure 2
- Série Advance
- Sonic Heroes
- Shadow the Hedgehog
- Sonic Rush
- Sonic 2006 (divide créditos de produtor, pois saiu durante o desenvolvimento para fundar a Prope)

Na polêmica mudança do 2D para o 3D e na difícil jornada após a SEGA deixar o mercado de console, quem estava a frente do Sonic era o Yuji Naka. No estilo voltado à velocidade de Sonic Rush, que deu origem a jogabilidade moderna de Sonic Unleashed, o líder do projeto ainda era Yuji Naka.

Percebe-se que a diversificação do estilo de jogos do Sonic, a mudança de fórmulas não só pode, como deve ser atribuída ao Yuji Naka. Fãs classistas que acendem vela aos jogos clássicos, criticam os modernos e culpam isso as grandes mudanças por que o Sonic passou, na prática idolatram e criticam, às vezes sem saber, Yuji Naka.

Não é necessário realizar nenhuma observação profunda para conseguir visualizar o caráter inovador e criativo presente na pessoa de Yuji Naka. Até mesmo entre os títulos clássicos, se parar um pouco de generalizar sobre essas obras como se uma coisa só fosse, o que se percebe são títulos que se diferem uns dos outros. Até mesmo, por exemplo, na questão do level design que a cornetagem anda gostando de fazer barulho a respeito (como se houvesse uma receita de bolo na fórmula clássica).

Não só durante a produção dos jogos do Sonic; Naka presa por inovação em seus jogos.

De forma mais clara ainda essas características aparecem durante declarações em entrevistas com Yuji Naka:

"Eu não sei ao certo como é na indústria ocidental de games, mas o desenvolvimento de jogos japoneses é bem pequeno. Sendo assim, como criado, uma vez que você atinge certo ponto, você assume uma posição mais de gerência e acaba não criando mais jogos e eu acho que é por isso que pessoas como Mizuguchi-san [que saiu da SEGA, abriu estúdio próprio, mas começou a trabalhar com outros publishers] e eu nos tornamos independentes e abrimos uma nova empresa. Além disso, é frequente ocorrer dessas pessoas abrirem suas próprias empresas e tomarem atitudes “contra” o antigo empregador - algo parecido com uma rivalidade. Mas eu não tive esta intenção - eu não tive esse tipo de relação com a SEGA - então foi quase que natural para mim manter este forte relacionamento com eles. E eu sempre soube que esses títulos [da Prope] seriam publicados pela SEGA."
(Kikizo, 2009)
"Eu não tenho intenção de voltar para a SEGA ou me envolver com os projetos dela no futuro. Uma das razões de eu ter saído para formar a Prope foi para estimular uma geração jovem de criadores. Eu acho que a juventude estão vendo e se eu voltar para a SEGA, isso não vai ser bom para eles. Eu acho que eu tenho pelo menos 5 ou 10 anos restantes para criar novas coisas para a industria. Devido a essa escolha, eu vou passar este tempo restante fazendo algo bom para a Prope, influenciando a nova geração, em vez de simplesmente voltar para SEGA.

Deste modo, eu não tenho a intenção de voltar para SEGA, seja para o Sonic ou outro projeto."
(CVG, 2010)
"Então aos meus 40 anos, eu convenci a SEGA a me deixar construir uma empresa - foi a SEGA quem esteve por trás da criação da Prope, é a SEGA que publica os jogos.

De fato, se você é um criador de jogos, não importa qual seja sua posição na indústria, você continua com a necessidade de continuar criando.
É o melhor para a indústria e é o mais divertido para todo mundo."
(Gamastura, 2008)

Dá para perceber que se trata de um cara que não gosta de comodismo e que aprecia tanto a inovação que abriu seu próprio estúdio. Por isso Sonic mudou bastante durante sua liderança e não poderia ser diferente.

Yuji Naka também sabe que os dias atuais são diferentes dos anos 90, onde ficou famoso por ser um dos criadores de Sonic the Hedgehog. Em outra entrevista, perguntaram a ele qual o segredo para fazer uma série com grande audiência. Eis que respondeu:
"Eu penso que atualmente existem muitos jogos com muita violência. Ao ponto de haver que pessoas que acham que jogos sem violência são automaticamente chatos. Manter o máximo de violência possível é realmente importante para ter um jogo com apelo para uma extensa audiência."
(Siliconera, 2011)
Enfim, Yuji Naka não é a pessoa que representaria a bandeira retrô. Pelo contrário, é uma pessoa ligada ao mercado dos jogos com opinião própria e necessidade criativa e de inovar. Fez isso na Sonic Team com o Sonic, acompanhando as mudanças de tecnologia dos consoles e dando outras caras ao ouriço, ao ponto de termos fanbases distintas em torno de um mesmo personagem.

Quanto à Sonic Team atual, com Takashi Iizuka na liderança, parece que não perderam essa filosofia de trabalho deixada por Yuji Naka. Atualmente estão olhando para os feedbacks dos fãs, mas Iizuka já deixou claro que não será refém da corneta. Não vão abrir mão de criar coisas novas. Os fãs podem ajudar, mas não podem mandar.

Afinal, fica o ensinamento do Yuji Naka... Tratando a criação de games como um trabalho de arte, você não pode limitar o principal combustível deste trabalho: dedicação e criatividade.

E que venha o reboot do Sonic. Qual será o rumo que o Sonic irá seguir? O certo é que não dá para ficar parado e não dá para ficar na mesma. Do contrário Yuji Naka provavelmente irá aparecer não para dizer que os jogos estão fáceis, mas para dizer que os jogos estão sendo mais do mesmo.

Artigo: DarkSonic
Edição/imagens: Orichalcum

4 comentários:

  1. "Enfim, Yuji Naka não é a pessoa que representaria a bandeira retrô. Pelo contrário, é uma pessoa ligada ao mercado dos jogos com opinião própria e necessidade criativa e de inovar. Fez isso na Sonic Team com o Sonic, acompanhando as mudanças de tecnologia dos consoles e dando outras caras ao ouriço, ao ponto de termos fanbases distintas em torno de um mesmo personagem."

    Muito bom o artigo, mas peguei exatamente esta passagem para eu querer o Naka novamente num game Sonico. Como você disse (com outras palavras) ele é bastante crítico e não teme em inovar, ele ousa mais, arrisca mais que o Takashi. Creio que ele faz um jogo que ele goste, não exatamente como todo mundo quer (o que diminui bastante a capacidade criativa)

    Takashi é muito talentoso, sem dúvida, e não trabalha 100% em cima dos feedbacks, mas talvez uns 75%. É inquestionável que a Sega trabalha na "safe zone" hoje em dia, o que não é ruim, mas acaba não trazendo nada que não estejamos esperando. As novidades nunca são aquelas que enchem os olhos e te pegam de surpresa. Evidente que no Sonic 4 Episódio 2 eles foram extremamente inteligente na jogabilidade co-operativa, o mesmo com o Sonic Colors e o Generations também, mas há um "Q" de tradicionalidade aí.

    Enfim... não sou fã classista e nem modernista, amo todas as eras (e não sou fanboy por isso), mas o talento de Naka é fantástico. Gostaria dele na equipe justamente por achar que ele inova mais, e não que ele vá retroagir a série para a época do Mega Drive, ou até mesmo do Dreamcast. Ele sempre segue em frente.

    Sobre o reboot, é o que me traz grandes esperanças de que o Iizuka me surpreenda de modo bastante positivo com os jogos do Sonic! É esperar para ver.

    ResponderExcluir
  2. Não terá reboot. Escreveu tudo isso para nda.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo que não seja reboot do ponto de vista da história, mas que Sonic Generations teve como objetivo o marco de uma era de jogos do Sonic, isso o Iizuka já deixou claro que virá um jogo com uma nova jogabilidade.

    Ou seja, o Sonic não vai parar de mudar.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto, vc apresentou diversos fatos e expressou bem seu ponto de vista.
    Sou um tanto quanto suspeito pra falar de Sonic, gosto de quase todos os jogos que joguei de toda a série, spin offs e etc, mas concordo que falta um pouco de dificuldade nos jogos (Sonic 4-2 realmente quebrou um pouco isso, concordo contigo).
    Yuji Naka não traria o espírito retrô pros novos jogos do ouriço, mas acho que ele poderia muito bem contribuir com inovações que pudessem ser mais aceitas pelos fãs. Alguns por realmente gostarem dessas inovações e outros só pq teve participação dele. Infelizmente tem muita gente sem opinião própria por aí, eu não canso de dizer isso. Tem mta gente que diz que Sonic é ruim pq algum dia algum "veículo de informações especializado" disse que é ruim. Daí a pessoa precisa dizer que é entendida e repete tudo o que disse o tal veículo. Ao invés de jogar o jogo e tirar as próprias conclusões. Sonic é uma franquia muito injustiçada, principalmente por causa do excesso de corneteiros (adorei o termo).
    Desculpe o semi-desabafo, acho que cabia no assunto. Seria legal se a SEGA tentasse deixar um título do ouriço nas mãos da Prope e ver o que ela seria capaz de desenvolver. Pq não?
    Sobre o futuro, como diria 'Escape from the City', não vamos nos importar com isso agora, vamos deixar o "achismo" de lado e seguir o plano da SEGA! :)
    Ótimo post.
    Abraços

    ResponderExcluir