Para entender por que chegamos ao Sonic 4

Hey there, leitores. Vamos matar a saudade de quem gostava de ler nossos artigos! PORÉM, o texto que vamos trazer hoje não foi redigido por nenhum membro do blog, mas sim por um grande parceiro e administrador do Sonic Zone Fórum, DarkSonic. O tema do texto remete à polêmica gerada pelo último game de plataforma 2D da franquia, Sonic the Hedgehog 4. Porém, o aspecto abordado pelo tio DS está mais ligado à reação de fãs e "fãs" do ouriço e de como esse debate chegou aonde chegou.

Confira o texto clicando em Leia mais...

Para entender por que chegamos ao Sonic 4: Episódio 2, temos que analisar o projeto Sonic 4, que foi iniciado com Sonic 4: Episódio 1. Aqui está uma parte importante da questão: analisar. Muitos fãs de Sonic se mostram bons corneteiros, mas são péssimos analistas. Algumas vezes até vejo que o pessoal sabe das coisas, mas não consegue juntá-las.

Grande parte da crítica de Sonic 4: Episódio 1 vem da má interpretação do projeto. Não entendendo o projeto e analisando ele sobre o que se achava que deveria só poderia resultar no que resultou: birra! Vamos deixar a birra de lado. Sonic 4 será a junção de alguns episódios (ainda não se sabe quantos serão ao final), sendo o episódio 1 o primeiro, ou seja, o ponto de largada, o pontapé inicial.

Eis que Sonic 4: Episódio 1 é lançado. O jogo divide opiniões, mas os falsos classistas tentam vender como verdade absoluta uma suposta podridão do jogo. Bom, eles fazem mais barulho, mas isso não implica na compra da suas verdades.

Abaixo analiso alguns pontos para tentar explicar a cornetagem de certos fãs ao Sonic 4: Episódio 1.

Má interpretação do jogo: História e divisão de episódios

"É a continuação de Sonic 3 & Knuckles". Exclama alguém. Esse argumento é comum, mas ignora o detalhe. Sonic 4 é uma nova aventura e Sonic 4: Episódio 1 é a primeira parte dessa aventura. Por conta disso, fizeram um jogo introdutório. A história de Sonic 4 ainda não está completa e como uma introdução, Sonic 4: Episódio 1 visa relembrar os clássicos. Isso explica o excesso de rehash e reciclagem de boss.

Por conta disso, é normal ignorar o óbvio. Que o jogo será dividido em episódios e o que vimos no primeiro é apenas uma introdução (a complementação vem no próximo item).

Má interpretação do jogo 2: Público

Por ser uma introdução, o apelo nostálgico foi excessivo. Grande parte das reclamações vem daí. Afinal, se era para ser uma continuação (na verdade é uma nova aventura, como disse anteriormente) defendem que teria que partir para inovação, sem exagerar no fator nostalgia.

Quem fala isso são, em grande maioria, os que se dizem classistas. Porque eles interpretaram que Sonic 4 seria o título voltado ao público classista. Ledo engano. Sonic 4 visa tentar agradar todos os tipos de fãs de Sonic. A sutileza que não se enxerga está no fato de Sonic 4 buscar inspiração na fórmula clássica, deste modo o objetivo não é fazer um jogo igual aos clássicos, mas inspirados nele.

O fator reciclagem e rehash é então justificável, pois visa introduzir o estilo de jogo aos fãs mais novos e dar nostalgia ao fãs mais velhos. Afinal, querendo ou não, o fato é que o jogo foi lançado 16 anos após Sonic & Knuckles e isso é bastante tempo.

Falta de informação

Tudo isso que eu falei geralmente é combatida pela tática do Lula. Dizer que foi traído, pois a SEGA não informou isso.

Bom, primeiro de tudo, quem começou colocando a carroça na frente dos bois foram esses fãs que, com base no título e não no projeto, interpretaram que o jogo seria exclusivamente para agradar eles. As declarações e entrevistas, entretanto, mostram o contrário. A SEGA informou isso que eu estou expondo, os fãs que não leram ou não quiseram ler.

Não está tudo mastigadinho, mas ao juntar a peça nas entrevistas e declarações, dará para perceber o que eu estou expondo.

Fator Birra

A falta de informação também se alia muita vezes ao sentimento de birra. Isso explica porque o jogo não é criticado pela física, mas demonizado por ela. Não interessa se o gráfico da Lost Labyrinth e Mad Gear está ok. A pegação no pé é com a plastificação da Splash Hill.

É a já conhecida tática que pode ser vista nos últimos anos. Pegar uma falha particular e expandir ao todo, na ânsia de falar mal.

Onda
Portanto, o ódio a este game, dependendo do ambiente em que se está conversando sobre ele, faz com que a atmosfera fique pesada para falar bem do jogo, falar dos pontos positivos. Os birrentos podem dizer: "não há nada de bom". Bom, não é isso que falam os reviews. Tanto os que gostaram, quanto o que não gostaram.

Além disso, passa-se a impressão de que todo mundo acha que o jogo é ruim. Quando a realidade é bem diferente. É um jogo polêmico. Temos que os gostaram e os que não gostaram. Basta ler os reviews da crítica especializada e de blogs. Até mesmo ir a outros ambientes...

Superioridade dos que se dizem fãs classistas

O pessoal que se diz fã classista se considera superior aos outros tipos de fã de Sonic. Somando isso às justificativas anteriores, fica fácil notar a fonte do ódio.

Esse tipo de gente é a que faz mais barulho, mas não necessariamente indica que é a maioria. É comum ver piadas para ridicularizar e ajuda no barulho, o que não deixa de ser uma maneira de intimidação. Eles discordam, mas aí já não é problema meu.

Autor: DarkSonic
Imagens / Edição: Orichalcum

Confira o segundo artigo da série: Sonic 4: O projeto, de fato.

10 comentários:

  1. Posso botar um Add on. Os Seguistas Xiitas são tão birrentos quantos os Classicistas Xiitas

    ResponderExcluir
  2. Isso de "Jogo introdutório" não passa de um bla bla bla sem sentido que você inventou pra tentar justificar a preguiça da Sega para com esse jogo. E daí que é o primeiro episódio? Continua sendo o primeiro episódio do QUARTO jogo da série clássica, o que teve o papel de ser um jogo introdutório seria Sonic 1, o primeiro jogo, mas estamos falando do quarto, então pare de envergonhar a si mesmo com essa desculpa.

    E, outra desculpa ridiculamente estúpida é essa de que o jogo quer "introduzir aos fãs novos e dar nostalgia aos fãs mais velhos" Bahhhh... Qualé? QUALÉ, DS??? Os títulos do Mega Drive já estão rodando pela Xbox Live/PSN há tempos, eles têm esse propósito, introduzir o estilo clássico ao pessoal da atual geração e ao mesmo tempo dar nostalgia aos fãs antigos que forem jogar.


    "A falta de informação também se alia muita vezes ao sentimento de birra. Isso explica porque o jogo não é criticado pela física, mas demonizado por ela. Não interessa se o gráfico da Lost Labyrinth e Mad Gear está ok. A pegação no pé é com a plastificação da Splash Hill."

    O jogo tem quatro fase das quais uma ou duas conseguem ser "ok", nem "bonitas", são "ok" mesmo. E além das fases, você deve saber, obviamente que temos o modelo do Sonic, do Robotnik, dos Badniks e tal, e os mesmos são terríveis, especialmente o do Sonic que é muito mal animado, destaque a animação das pernas girando.

    Então, não fique tentando justificar cada erro que essa porcaria cometeu, ainda mais com ESSAS justificativas, porque isso faz pouco ou até mesmo nenhum sentido. Sonic 4 merece todo esse ódio que ele recebe, goste você dele ou não.

    ResponderExcluir
  3. Imaginava que meu comentário não seria aprovado pra colocar aqui. O DS prefere continuar com essas justificativas idiotas e fingir que a proposta do jogo foi essa mesma.

    "Eu estou certo! Você está errado! Eu não posso te ouvir! LALALALALALA!"

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que tinha Seguista Xiita ._.

    ResponderExcluir
  5. Pelo modo de pensar acima, jogos ruims so são ruins porque nós não entendemos eles...

    Não é porque a desenvolvedora é preguisosa e fez um trabalho porco, a culpa é toda nossa de não entender o que ela quis fazer.

    Daikatana não é um jogo ruim, achamos a historia, os graficos, e o gameplay ruins porque não entendemos eles.

    E.T. do Atari não é ruim tambem, só porque achamos que o gameplay é ruim que ele é ruim.


    Ou seja, a culpa NUNCA é da empresa, é dos jogadores né?


    Lamento senhor, mas nunca vi algo tão errado desde que a igreja falou que a terra era plana.

    You Sr, are WRONG.

    ResponderExcluir
  6. Ryu1908, desculpa a demora de moderar os comentários, foi falha minha mesmo =/

    Quanto ao artigo, eu vou ter que concordar com o DS em alguns pontos. Esse negócio de odiar o jogo por causa de um único ponto pode arruinar a experiência e deixar o ar pesado. Admito que fiz a mesma coisa com o Metroid: Other M.

    Vou ter que admitir que gostei do Sonic 4. Eu entendi bem a ideia de ser a introdução do quarto episódio e talz. O problema é que isso não deveria servir como desculpa pra não trabalhar direito, ou ao menos para não fazer tudo o que poderia fazer =/

    Em um jogo, o começo não é nada diferente do final em termos de jogabilidade. Acho que eles deveriam ter levado isso em conta...

    Mas, de qualquer forma, ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  7. @Davi

    Ah sim, é que eu achei que o DS era um dos donos desse blog também.

    Ninguém odeia o jogo por causa de um único ponto e sim vários pontos, ele é praticamente tudo o que um jogo 2D do Sonic, especialmente um com essa responsabilidade de continuar os clássicos, não deveria ser, desde a física até o rehash descarado. Motivos pra fanbase odiar Sonic 4 Episódio 1 têm de sobra.

    Essa idéia de ser introdução não justifica em nada esse rehash, uma sequel com o objetivo de ser um "jogo introdutório" é algo no mínimo confuso. E como eu disse, pra "Introduzir pessoas da atual geração ao gameplay clássico" já tem os jogos do Mega na XBLA/PSN, definitivamente não dá pra usar isso como desculpa, é mais fácil o DS dizer logo que ele gosta do jogo mesmo sendo ruim e pronto.

    ResponderExcluir
  8. Por ser introdução que o jogo deveria ser melhor trabalhado.

    Lembre-se da frase "A primeira impressão é a que fica".

    E qual foi a primeira impressão da fanbase?

    Fisica ruim(Sonic simplismente não tem embalo, o conhecido "momentum", e é um pecado mortal se formos levar em conta que os jogos do Sonic 2D são MBP, ou "Momentum-Based-Plataform")

    Graficos sem emoção (come on, Generations mostrou como se faz uma "Green Hill" de verdade, não aquela coisa plastificada!).

    Musicas sem inspiração(A musica de boss é um loop repetido de 15 segundos, Jun só funciona quando faz musicas para jogos 3D)

    Level design bem ruim(pular numa mola com um inimigo acima dela... brilhante não?)

    A questão é, a SEGA nos prometeu algo e no lugar deu outra coisa.

    Imagine se você tivesse esperando uma moto para o seu aniversario, e no lugar você ganhasse um patinete, foi exatamente isso que sentimos.

    A propria Sega admitiu que o jogo tem esses erros, porque os fanboys não podem tambem?

    Simplismente orgulho de admitir que estavam errados, minha unica explicação.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelos comentários sobre este artigo. Aos que gostaram, já estou escrevendo outro onde vou me aprofundar um pouco mais na questão, este foi uma espécie de introdução.

    ResponderExcluir
  10. @Natalia Nee-Sama

    Exatamente, sendo Sonic 4 ep. 1 um jogo "introdutório" a SEGA teria que caprichar ainda mais, Sonic 1 por exemplo causou uma ótima impressão aos fãns, o que motivou eles para comprarem o Sonic 2, já que já sabiam que a franquia era boa. É isso que temos que pensar, os fãns tiveram uma péssima impressão de Sonic 4 ep. 1, o que pode gerar poucas vendas no Sonic 4 ep. 2. PORQUE? ora, pelos fatores que citei anteriormente, os fãns já tem uma má impressão do game.

    ResponderExcluir