Caso Sonic Zone


Má noite para todos.
Apresento-lhes um caso estranho.

Sonic Zone Fórum, um dos nossos mega aliados, está com acesso proibido no servidor. Casos de membros acessando loucamente o fórum e o site (usando vários computadores), tentando encontrar um modo de entrar na comunidade, não são raros. Recentemente, o fórum ficou no ar por cinco horas, antes de voltar ao buraco negro da proibição. Se não bastasse, a Power Sonic, atualmente o maior site brasileiro de notícias sônicas, está com suas páginas estáticas desde o dia 16 de novembro. Membros de uma comunidade de Sonic no Orkut também tiveram esse ataque de "masoque aconteceu?" depois de uns dias que o fórum tinha "caído".

Acompanhe o resto clicando em "Leia mais...".

Um caso realmente estranho. Uma grande comunidade mostrar o famoso erro 403 significa que algo está completamente errado. Se não sabe que raios é erro 403, seguindo descrição copicola do Wikipedia:

403 Forbidden (403 Proibido) é um código de erro HTTP retornado pelo servidor web quando o utilizador ou programa tenta obter acesso um recurso que o servidor não permite.
O erro também é obtido quando tenta ver a listagem de directórios em um servidor web com Apache ou Microsoft IIS com o recurso desabilitado.
Após devidas apresentações, vamos continuar.

Com o fórum boiando no vazio, alguns membros mais fiéis (por exemplo eu) ainda acessavam, diariamente, a comunidade. Já membros que só participavam esporadicamente, entraram no esquecimento. Assim foi até que no dia 02/12 (ontem), um leitor da Power Sonic chamado "Yuri" comentou "AE povo, o SZF voltou!!!!" na última notícia postada no site.

Durante o breve momento que o fórum manteve-se ao ar nesse final de semana (a última "respirada" foi no dia 22 de novembro, ou seja, a estadia do buraco negro era longa), eu criei um tópico intitulado "O que foi isso??", pedindo explicações dos administradores sobre o ocorrido. Vários usuários comentaram sobre o assunto; um deles disse que chegou a acessar o fórum em vários locais, para ver se tentava mostrar a tela com background de um momento da Green Hill de Sonic Generations.

A explicação: Dark Sonic (tio DS) postou no tópico que a comunidade tinha sido vítima de ataques de bots. Com isso, o servidor resolveu bloquear o acesso ao site (dessa forma, evitando que todo o servidor caísse). O mesmo disse que o problema poderia ter sido (também) um uso grande de scripts numa nova versão do site Sonic Zone que ele estava preparando e, em fases de testes, seu uso prolongado poderia ter causado o down no site. Por MSN, também fui informado que o admin HKº (tio HK) já sabia do problema e tinha tentado resolver, mas que a volta do site era uma questão de sorte, "já que devia ter voltado na sexta". No sábado, então, o fórum voltou. Mas relatos de membros afirmavam que o root ainda estava bloqueado, e apenas /forum permitia o acesso.

Não sabe que que é root? Pelamor...

Um Servidor Raiz (Root Name Server) é um servidor de nome para a zona raiz do DNS (Domain Name System). A sua função é responder diretamente às requisições de registros da zona raiz e responder a outras requisições retornando uma lista dos servidores de nome designados para o domínio de topo apropriado. Os servidores raiz são parte crucial da internet por que eles são o primeiro passo em traduzir nomes para endereços IP e são usados para comunicação entre hosts.

No dia seguinte, o fórum voltou a cair, desta vez com erro 500 (chega de quote de Wikipedia), e logo depois, voltando ao 403. Enquanto nisso, a Power Sonic vaga por aí, sem rumo...

Um caso beeeeem estranho. Se for confirmado o uso de bots para fazer down no site, o problema poderá voltar mais cedo ou mais tarde, já que a mesma pessoa que realizou esse ataque pode realizá-lo novamente. Aliás... será que já não foi isso mesmo que aconteceu, após a segunda queda do fórum?

É aguardar pra ver. Até lá, é só sentar e ver um site de memes... ou acompanhar o Sonic Connection =3
Tenham todos uma má noite.

Um comentário: