O Bom, o Mal e a Resenha

Fugindo da minha proposta de trazer aqui reviews e notícias do mundo nipônico, resolvi tratar de um assunto que tenho visto ser um problema em algumas comunidades aonde não citarei. Nesse artigo estarei falando um pouco sobre a arte da resenha e seus prós e contras, e também falarei como fazer uma boa resenha, pois não é necessário ser profissional para fazer uma resenha profissional. Só precisa seguir algumas regrinhas...


O que é uma resenha?
Resenha não é algo que surgiu agora, e muito menos temos a data de quando a idéia de analisar surgiu. Talvez seja algo que existia desde quando eramos um bando de macacos pré-históricos desenhando nas cavernas. Mas hoje em dia se tornou algo popular, principalmente na área de entretenimento, aonde muitas pessoas exigem um trabalho "profissional". A arte da resenha nada mais é que uma maneira que o ser humano achou para apresentar e comentar sobre algo, seja ele um eixo de caminhão, seja ele um filme nos cinemas. Na área de entretenimento temos diversos sites que trabalham justamente para isso. Caso o produto tenha recebido um bom feedback do analista, então milhões de pessoas irão atrás do produto, mas caso o feedback tenha sido ruim, a empresa já pode preparar o plano B para não ter que sofrer com futuros Recalls (recolhimento de produto "danificado").
Durante a análise você também deve levar em consideração a opinião de outros usuários que não sejam do seu círculo social. Isso é determinante na hora de apresentar o resultado final, pois uma palavra errada e você pode se considerar morto, pois fan não é de perdoar alguma resenha que fale mal do que goste. Justamente por não levar em consideração os demais usuários do produto é que sites, como IGN e Gamespot, perderam muita credibilidade em alguns círculos sociais.
A resenha também não tem necessidade de ser algo profissional, e muito menos ter alguma autorização da Academia Brasileira de Letras. Só precisa ter paciência, uma ótima escrita e imparcialidade. Mesmo que você acabe sendo parcial, tente o possível argumentar sua opinião, pois se ela tiver bons argumentos estará válida como uma resenha. Existe o termo chamado "fan review", criado pelos escritores para designar uma review que foi feito por pessoas não especializadas, sendo que não existe especialização nesta área.

Fan Review Procede?
A fan review nada mais é do que uma desculpa criada pelos usuários da internet para explicar porque seu trabalho está tão porcos. Em resumo: é a arte de se auto-promover sem esforço, o famoso "pamonhismo" (acabei de inventar). Agora, aqueles trabalhos feitos de fans para fans, com muito suor, que não esperam nada além de reconhecimento de seu esforço e um comentário positivo sobre seu trabalho, não são fan reviews, e sim resenha. No momento que é feito uma resenha, será uma resenha não importa o veículo por qual ela foi feita.
As maiores características das fan reviews são: português pobre, uso de Caps Lock para nada, uso de wallpapers selecionados ás pressas no local de pequenas imagens, textos com erros imperdoáveis de português, textos confusos e total parcialidade em seus trabalhos. E no final dela temos uma mensagem bem grande dizendo: Perdoe-me pelas imagens grandes e pelo texto ruim, essa foi minha primeira review e não tive muito tempo para escrever ela, pois minha tia/tio/pai/mãe/whatever estava precisando usar o pc. O pior é quando recebem a crítica e não aguentam. As reações variam desde um "desculpe por ter nascido" a até "Vai se ****! Falei que é minha primeira review! Não sou Paulo Coelho não!".

O básico de uma boa resenha
Aqueles que dizem que resenha feita de fan para fan não é necessário ser um Shakespeare está mentindo. Como qualquer texto, a resenha é uma redação, e redações necessitam amor e carinho para que saiam obras primas. Se você não leva jeito para escrever, aprenda, pois quando chegar na hora de prestar o vestibular, isso irá pesar em muito na sua nota. Agora vamos aos básicos de uma resenha:

1)Estrutura de uma redação: qualquer resenha é um texto, por isso é obrigatório o uso da estrutura de uma redação aqui. O texto deve ter começo-meio-fim, sendo o começo uma introdução detalhada ao que pretende falar, o meio a parte aonde irá expor seus argumentos para mostrar sua opinião, e um fim apresentando sua conclusão ao que pretende expressar na redação.
2)Português rico: um texto rico em diversidade de palavras, é um texto feliz. Não coloque palavras difíceis, mas tente colocar palavras bonitas e fáceis em seus devidos momentos. Seu português pode ser desenvolvido lendo livros, não importa o autor.
3)Opinião com argumentos: ter argumentos não basta! Saber expor eles de uma forma educada, e que não pareça estar impondo ela dará credibilidade com seus leitores. Não apresente somente seu argumento, mas procure demonstrar o de outros usuários, o que torna a review mais rica. Cuidado para não colocar somente argumentos de outras pessoas, e os seus ficarem de fora, se não ficará marcado como uma pessoa sem opinião própria.
4)Respeito: Em hipótese alguma ofenda seu leitor, falando que somente um macaco gostaria daquilo. Fará perder credibilidade com o leitor, além de ser marcado como um troll. Por isso respeite sempre seu leitor, mesmo que ele seja o maior babaca do mundo. Nos comentários, se tiver algo ofensivo, simplesmente ignore, pois não vale a pena responder ele.
5)Imagens: O uso de imagens é somente para deixar a resenha mais bonita na exposição num site. Caso seja um trabalho escolar ou algo maior, não se deve usar imagens. Siga as normas da ABNT para normalização de trabalhos nesse caso. E, se for usar imagens, coloque imagens médias ou pequenas, em locais estratégicos, e não um wallpaper gigantesco aonde lhe convier.
6)Faces de MSN: NUNCA VOCÊ DEVE USAR! Qualquer texto que for fazer, não use emoticons para expressar seu humor no momento. O leitor está pouco se lixando se está alegre ou não em determinado momento. Só serve para poluir seu trabalho.
7)Releia o que fez: Releitura é a base de tudo. Algumas vezes, mesmo que não tenha erro de português, pode ter alguma frase que não ficou legal e que você queira mudar. Por isso releia quantas vezes quiser antes de expor seu texto.

Não tenham medo de se expressar na internet, pois a internet foi feita para se despir da vergonha, mas não significa que devemos elogiar qualquer texto somente para elevar sua auto-estima. Você muitas vezes será julgado, e em algumas será julgado fortemente, mas contanto que sua resenha tenha sido bem feita, não há motivos de se preocupar. 

3 comentários:

  1. É engraçado ver um texto falando de imparcialidade sendo parcial com os parciais(e das fan-reviews).

    Acho que argumento correto é aquele que não fica muito no emocional, o que acredito ser motivo de muitas discussões na rede.

    Talvez devessemos simplesemente considerar as resenhas porcas outras coisas (ri muito com pamonhismo), já que resenha é uma avaliação onde você coloca os altos e baixos de determinado objeto, e não um canto para opinar.

    ResponderExcluir
  2. Hm.. Soneca, não se escreve "entreterimento", mas sim, entretenimento. :a

    ResponderExcluir
  3. @Sonic Evollution:
    Valeu pelo aviso. O auto-corretor passou essa batido =/

    @Kico7
    Por isso o termo melhor para isso seria fanreview, já que é assim que elas se declaram. Tentei ser imparcial, infelizmente acabei sendo parcial. Mas é realmente essa a situação dessas reviews porcas.

    ResponderExcluir