Análise - Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games

Depois do segundo título da série, ver Mario e Sonic juntos já não é mais surpresa. É estranho que, há uns quatro anos, essa série de crossovers causou um impacto enorme, mas hoje não se espera tanto de uma sequência, visto o arsenal de títulos party presente no Nintendo Wii. Entretanto, hype não é sinônimo de qualidade em um jogo. Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games é um exemplo de um game que causou pouco alvoroço, mas não deixa de ter qualidade como sequência espiritual da série de jogos olímpicos.


A premissa do jogo é a mesma do primeiro título da série de crossovers. Mario e Sonic e sua turma se unem para participar de vários eventos esportivos dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. São dez personagens de cada universo, os mesmos do game anterior, divididos em categorias, como Força, Habilidade e Velocidade. Você compete em mais de 20 eventos olímpicos, os quais são todos oriundos dos esportes conhecidos nas Olímpiadas. Alguns já vimos no primeiro game da série, mas outros esportes são novos, como vôlei de praia, ciclismo e futebol.

Pra quem já havia jogado o primeiro Mario & Sonic, de 2007, parte desses eventos pode ser apenas um pouco "mais do mesmo". 100 metros rasos, trampolim, 110 metros com obstáculos, eventos que já apareceram no primeiro título reaparecem com pequenas mudanças na jogabilidade. Agora, se você não pode aproveitar a introdução da série, Mario & Sonic 3 não será um completo desperdício. Apesar das grandes semelhanças com eventos dos games passados (ginástica rítmica aqui, é virtualmente idéntica à patinação do gelo, em Mario & Sonic at the Winter Olympic Games), todas tenderam a seguir um esquema de jogabilidade um pouco mais simples e aditiva do que antes. Em canoagem, por exemplo, em vez de agitar os controles e apertar dois botões sem importancia coesiva, aqui você deve mexer o Wii Remote para baixo, com a mão em cima do topo do controle, imitando um remo, no momento certo para ganhar velocidade.

Quanto aos novos eventos, alguns são potencialmente interessantes e divertidos, mas outros deixam a desejar. Nado sincronizado lembra um Just Dance, tendo que fazer os movimentos indicados na tela na hora certa... mas na hora certa mesmo, pois o controle é bem sensível ao tempo em que seu movimento foi realizado. O tiro ao alvo lembrou uma mistura de arco-e-flecha com o jogo de tiro do primeiro game. Os alvos podem estar se mexendo ou não, com alvos valendo mais pontos e com tempo limite, em que de acordo com seu tempo gasto na rodada, seu número de pontos aumenta. Tem rodadas onde há alvos que precisam ser acertados em ordem!

Acho que Luigi achou uma nova vocação. Adeus, vida de encanador!
Dos "completamente novos", temos hipismo, que acaba sendo interessante no começo, mas envelhece rápido, limitando-se a agitar e girar os controles para orientar o cavalo e apertar A para pular os obstáculos. O mesmo vale para futebol: não precisa ser um Pro Evolution Soccer, mas fica muito atrás de Mario Strikers Charged do que se refere a simples, porém divertido, jogo de futebol para a família, já que apenas se baseia em chutar, passar e andar, com pitacos de chutes especiais, e peca pela dinâmica inflexível. Vôlei de praia é outro exemplo, que mesmo tendo uma jogabilidade um pouco mais aprofundada, é tedioso por causa da ação incrívelmente lenta. Já ciclismo são outros quinhentos: sendo o líder do seu time, você precisa "girar" os controles de forma a acelerar a sua bicicleta. Quando a stamina do seu grupo estiver quase no fim, deve-se apertar uma sequência de botões para trocar de líder e, fora da posição frontal, você deve se manter na fila de ciclistas para aumentar a velocidade do seu time.

Além dos eventos normais, há também os Dream Events. A série de Mario & Sonic sempre foi bem requisitada por causa desses eventos especiais. Só que aqui, os Dream Events dão um passo à frente dos games anteriores, trazendo atividades completamente diferentes dos eventos comuns das olímpiadas. Em termos de idéias, são bem criativos: o Dream Equestrian consiste em quatro cavalos (ou jogadores) passarem por uma corrida de obstáculos sem deixar os ovos de Yoshi cairem da carroça. O mais legal dessa é que a pista é a Moo Moo Meadows, de Mario Kart Wii. Puxando a sardinha para o lado sônico, temos Dream Uneven Bar, onde os jogadores devem ganhar pontos enquanto giram nas barras. O engraçado é que você pode sacanear o outro jogador e se pendurar nas pernas do outro para girar em conjunto e ganhar pontos extras! Tudo rolando na Grand Metropolis, de Sonic Heroes. Vários jogos foram homenageados aqui, como Sonic Adventure 2 e Super Mario Galaxy 2, e todos os eventos oferecem mecânicas únicas e criativas.
Goleiros provavelmente não vão querer levar um gol do Sonic... por motivos óbvios.

Que Mario & Sonic 3 é voltado à jogatina em grupo, isso todo mundo já sabe. Mas nos jogos anteriores, a série sempre apresentava várias razões para você querer jogar sozinho. Aqui também não é diferente: o jogo possui um sistemas de desafios para se fazer, seja em eventos ou fora deles. E ao completar um evento em cima do pódio, você adquire um scratch card, a famosa "raspadinha", para concorrer a ítens. Você raspa duas vezes; se conseguir o mesmo item nas duas tentativas, o ítem será seu. E caso você não tenha a sorte de pegar alguma coisa na raspadinha, você pode trocar as suas cartelas que não foram premiadas por vestimentas para usar no seu Mii. Os ítens variam de roupas e músicas, mas há ítens que fazem sua cartela invalidar ou te dão outra chance para raspar um espaço vazio. Tudo isso dentro do chamado Bonus Mode, onde além disso tudo, você mudar as roupas dos Miis e escuta as músicas do jogo no Jukebox, podendo até a customizar as músicas tocadas nos eventos com as que você quiser. Fora isso, o jogo ainda tem as já batidas leaderboards, para enviar seus recordes ao quadro de mundial online.

Apesar desse enorme apelo single player, o multiplayer também não foi reduzido quanto à importância. O jogo possui também um modo party. Só que, diferente do ridículo Party Mode do segundo título da série, o London Party pelo menos tentou ser mais original em conteúdo e desafio. Dentro de uma pequena imitação da cidade de Londres, os jogadores deve realizar uma série de atividades baseados em regras específicas, tendo que participar não só dos eventos do game, como também de mini-games feitos especialmente para esse modo party. O objetivo é juntar selos para por na sua cartela. Quem preencher a cartela primeiro, vence. É uma adição bastante interessante, visto que ele tira você do esquema mais simplório do "escolher-evento-e-jogar" para algo mais dinâmico, com a adição da opção de escolher o tempo estimado de jogo, que pode ir de 16 à 48 minutos, aumentando o tamanho da cartela. E uma adição mais simples causou uma grande diferença no multiplayer, que é o sistema de turnos em certos eventos. Para quem não possui muitos controles à disposição, agora é possível jogar revesando um único controle para cada jogador usar na sua vez.

Em termos técnicos, Mario & Sonic 3 não deixa a desejar nos padrões atuais do Wii. Ele não apresenta um grande avanço gráfico comparado ao primeiro título, mas possui muito mais texturas bonitas e cenários coloridos, e os modelos dos personagens receberam uma leve melhora visual. Os Dream Events são os que mais impressionam, todos com excelentes detalhes visuais rodando a 60 frames por segundo. Destaque especial para o Dream Discus, com uma versão da Windy Valley (Sonic Adventure) de encher os olhos. Infelizmente, as vezes o jogo sofre queda na taxa de frames, parecendo rodar a 30 fps em alguns eventos ou cenas animadas, como nos 100 metros rasos, nas comemorações de medalhas ou dos gols feitos no futebol. E por falar em animação, os personagens pouco sofreram mudanças desde o último título, algo que considero um erro, uma vez que já poderiam ter trabalhado melhor nesse quesito depois de dois títulos. Até as animações de vitória são as mesmas do jogo passado, mostrando um certo desleixo por parte da produção. Com relação a apresentação do game, é a melhor da série: menus muito bem feitos e, como já é de costume, uma belíssima cena em CG introduz o game. A trilha sonora, como sempre, fica em segundo plano em grande parte da jogatina, tendo apenas como diferencial as boas remixes dos Dream Events (em especial, a remix da Moo Moo Meadows no Dream Equestrian). E por fim, os sensores do Wii Remote e Nunchuck respondem bem aos comandos feitos. Você pode até encontrar um probleminha no evento de nado sincronizado ou na ginástica artística, mas em geral, a resposta dos controles é satisfatória.

Quando você ver isso em movimento, ficará impressionado!

Uma das coisas que notei ao experimentar o jogo com meus amigos foi como ele, de fato, consegue divertir mais e ter uma durabilidade bem maior que os dois últimos jogos. A Sega pôs um maior esforço para tornar o game mais acessível, não só por permitir revezar os controles, mas o game já está mais envolvente ao público mais casual e jovem. E o fato do jogo ser mais interessante e durável que os outros dois títulos remete principalmente á fidelidade mais acentuada aos Jogos Olímpicos. Para quem já possui o primeiro título, parte dos eventos pode parecer um desperdício de dinheiro, mas para os novos na série, o game é um prato cheio. Mesmo com dezenas de games party presente no console e sem o uso de acessórios como Motion Plus ou Balance Board, Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games pode se firmar como o melhor jogo da série de crossovers já feito. Se me perguntarem se vale a pena, eu digo que sim. Boa diversão!

Um comentário: