O Caso Hacked by TetsuV3

Recentemente os fansubs brasileiros estão sofrendo com um problema chato, na qual a culpa, acredita-se, que seja da Punch. O objetivo da Sonic Connection de forma alguma é falar mal de ambos os sites, porém somos forçados a apresentar todas as informações, além de mostrar que algumas das provas são sem fundamentos. Em resumo: até que prove o contrário, estaremos defendendo a Punch.
Vamos aos depoimentos:
No dia 14 de Janeiro de 2012, o site AnimaKai postou em seu site reclamando que o administrador da Punch Fansub, apelidado de TetsuV3, invadiu o site deles. Como prova, foi apresentado um print demonstrando o ip que invadiu o site deles.
Na imagem a seguir, é dito que o IP realmente pertence a Punch, porém aqui temos a primeira contradição. Antes de dizer qual é, vou explicar o que significa DNS. O DNS (Domain Name System) é responsável pela resolução dos nomes em IPs. Nenhuma máquina é capaz de falar na nossa língua, sendo que sua língua é na realidade os famosos 0´s e 1´s, sendo que não é diferente na hora de localizar um computador na rede. Para facilitar o trabalho, todas as máquinas tem IPs, e para encontrarmos uma delas na rede precisamos saber esse IP. Mas fala sério, quem é que iria decorar 4 conjuntos de 3 números, sendo que decorar o nome do site é bem mais fácil? Por isso o DNS existe, traduzindo o nome do site em números para que o computador possa localizar ele na internet.
Pensando dessa maneira, se você digitar o IP apresentado neste log num navegador, o que será retornado para nós é o site da Punch. Porém, temos uma surpresa inesperada:
Não temos o retorno do site da Punch, por mais que o IP seja realmente deles. Isso prova que a Punch é hospedado na cPanel, o que dificulta localizarmos a página somente pelo IP. E então é aí que vem a graça da coisa: se você digita o IP da Google, é isso que nos é retornado:
Isso deve provar que realmente o teste com IP funciona, quebrando a possibilidade da culpa ser da Punch, além da possibilidade das provas terem sido forjadas. Se a Punch realmente invadiu algum site, como ela fez a façanha de invadir através da cPanel? Não tem como você invadir um site da cPanel através da cPanel. Além do mais, se isso é um servidor de hospedagem, eles teriam que se responsabilizar pelo que aconteceu. Porém, existe ainda os prints da Sakura Animes e da Yokai Animes, e ambos também provam que esse IP esteve tentando acessar o site deles. 
Apesar disso reforçar que a Punch invadiu, na realidade está somente nos reforçando a inconsistência das provas. Se fosse a Punch realmente, eles teriam invadido através de um computador local, e não ter dado o trabalho de entrar em seu próprio servidor de hospedagem para depois entrar na conta de um usuário. É trabalho desnecessário!
Agora eu deixo uma pergunta no ar: de quem é realmente a culpa? Lembrando que todos os sites que apresentaram provas até agora, foram curiosamente da cPanel, e nenhuma das provas foram de invasão, e sim de tentativa de login através do SSH (é parecido com o TELNET).

Um comentário:

  1. Essa foi a primeira noticia (e única até agora) que tentou elucidar melhor o caso e não saiu por ai com uma tocha gritando Fora PunchSub.

    Não gosto da Punch, mas essa história ainda ta muito mal contada pra tirar alguma conclusão.

    Bom post, elucidativo.

    GarotoVaca,
    Geekdama.com

    ResponderExcluir