Fan fiction: auto-promoção ou uma forma de expressão?

Sabemos que a internet anda cheia de coisas cabeludas ultimamente, como os memes, clubes de apoio aos cutucadores de nariz compulsivos, agentes do FBI que fingem ser crianças, 4chan, entre muitas outras coisas. Mas nenhuma delas chega a ser tão assustadora quanto a infame fan fiction, ou fanfic como é chamada atualmente. Mas será que são tão ruins as fanfics? Bom, se você nunca chegou a ler uma fanfic ficará um pouco difícil entender minha reação sobre esse assunto, mas vou tentar exemplificar da melhor maneira. Agora me dê sua mão para que eu possa te guiar por esse terrível, e algumas vezes bonito, caminho das histórias escritas pelos fans.

Definindo Fan Fiction
Fanfic é um termo criado na internet, que é usado para designar uma história criado por um fan, utilizando um determinado universo ficcional pré existente. Esses textos podem conter novos personagens, novas personalidades dos antigos personagens, novos mundos, novos lugares, e assim sucessivamente. Porém pode também ser considerado fanfic uma história totalmente inédita, contanto que seja postada sem fins lucrativos. Esse tipo de material não é raro de se achar, tendo milhares de sites hospedando milhares de histórias. Também temos essa cultura dentro de fóruns de discussão, sendo que não importa o assunto abordado nele.
Por ser uma redação, a primeira coisa que esperamos é um bom nível no português, criatividade e coerência. Também é importante numa fanfic saber como prender o leitor para que ele leia seu trabalho até o fim. Uma boa base de literatura pode ajudar você na hora de escrever seus textos, por isso sempre leia livros, não importa o tema.

O mau da fanfic
Os escritores de fanfics tem um terrível hábito de ignorar completamente as regras do português e simplesmente escrevem da maneira que melhor lhe convém. Alguns exemplos são erros de português hediondos e quebra das regras de escrita de redação. Outro problema delas são a falta de coerência: muitas redações são somente um amontoado de palavras que não conseguem formar uma ideia clara do que está acontecendo. Veja um exemplo:
Ela sobe de novo abre o guarda roupa e pega uma regata com ziper no meio.  Veste ela que deixa uma parte na barriga a mostra. A regata PRETA fica mto bonita nela….
Percebam os erros de português, como a falta de virgulas, acentuação e vício da linguagem informal desenvolvida na internet. Outro problema terrível que pode ser visto nesse trecho é o tratamento que a narradora dá para a "Quarta Parede". A quebra da quarta parede é um recurso de narração, aonde o narrador e os personagens se interagem, além de que as personagens tem consciência de que são fictícios. Somente caso você saiba realmente como contar uma piada, será impossível utilizar corretamente esse recurso. E enredos sérios, o uso da quebra é completamente descartado, pois não acrescenta nada. O ato do narrador elogiar as vestimentas da personagem já implica na quebra da quarta parede.
Sakura-KKK.Eu vou descançar.
Tsunade-Sakura quero vc na minha sala amanha.
Sakura-OK XAU!
Nesse trecho notamos mais alguns erros de português, mais gírias da internet e, principalmente, anuncio do nome do interlocutor primeiro ao que ele fala. A redação, quando dá espaço para um personagem conversar, é utilizado o hífen no começo, e se necessários, o nome daquele que pronuncia vem no meio da fala, entre dois hifens. O correto seria assim:
- Eu vou descançar. - disse Sakura em meio as gargalhadas.
- Sakura, - disse Tsunade - quero você na minha sala amanhã.
- Tudo bem.
A conclusão que temos após ler essas histórias é que o autor simplesmente está tentando se auto-promover. A auto-promoção é uma técnica muito utilizada pelos usuários da internet que buscam reconhecimento através de trabalhos que não tem capacidade para faze. Algo semelhante a quando se está produzindo resenhas. O problema é que o autor não percebe que os leitores estão nem aí para suas desculpas e sua história porca, e continua insistindo em digitar mais e mais até que, após o terceiro capítulo, o escritor perde a vontade e abandona o trabalho para poder iniciar um novo depois de algumas semanas.
Esse é outro problema das fan fictions: poucas são concluídas, e menos ainda são as recomendadas para leitura. Invés do autor guardar a ideia e trabalhar nela até ser algo sensacional, ele simplesmente digita tudo que saiu de sua mente e já posta na internet sem nem ao menos ler o que escreveu. Nenhum escritor de sucesso faz isso, e nem mesmo aqueles que escrevem boas fan fictions. É necessário um momento de reflexão, diversos rascunhos e acertos até que a sua história seja satisfatória.
E por ultimo, mas não menos importante, a falta de criatividade: é costume dos escritores usarem idéias já desenvolvidas em suas histórias. Algumas vezes não é preguiça e sim fanatismo pelo universo de sua obra favorita, mas será sempre vantajoso utilizar seu próprio universo. Pode ser algo baseado no seu universo favorito.

Quando se foge do vício...
Alguém já ouviu falar do The Black Book of Arda? Esse é um livro russo escrito por um fan dos trabalhos de Tolkien. Nesse livro conta a história do Silmarillion no ponto de vista de Melkor, mas aqui Melkor é o herói e Eru Ilúvatar é um déspota que pode colocar toda a criação em perigo. É dito que o livro é muito bem escrito, apesar de somente vender na rússia, e o mais interessante é que o livro é uma fanfiction. Isto prova que existe bons trabalhos no meio dessa avalanche de escritores de primeira viagem.
Pode ser estranho minha citação, mas Sangue Quente começou também como uma fanfiction
Criatividade não é algo que somente os iluminados tem, mas algo que se desenvolve após fazer uma pesquisa de diversos trabalhos que se encaixem no que você pretende produzir, seja um livro, seja um novo modelo de computador. E livros é algo que você precisa ainda mais da criatividade, pois cair nos clichês das séries que você gosta, só vai matar a sua adorada história.

3 comentários:

  1. Muito bom o post, infelizmente não conheço muitas fanfics, outro dia uma colega minha falou disso e até falou que há fanfics que, na opinião dela, superam as próprias obras originais (e usando o universo e personagens da obra). Não sei muito o que dizer já que li muito pouco, sem contar que as que eu li não estavam em portugues.

    Posso considerar Doijinshi fan fic?

    ResponderExcluir
  2. Sim, Doijinshi é uma espécie de fanfic :a

    ResponderExcluir
  3. Sir, sequer tinha ideia de que tinha um site. Está excelente, gostei especialmente desta matéria e estou comentando nela por preguiça de ir a alguma mais recente.

    Você, ao contrário dos exemplos demonstrados, escreve muito bem! Chega a ser sacanagem comparar com eles XD

    ResponderExcluir