Destaques do Ano de 2011 - Parte 01

Bem vindos ao primeiro "Destaques do Ano de 2011", na qual teremos duas partes escritas por mim e pelo Orichalcum. O Destaques do Ano de 2011 não é um Top 5, colocando em ordem os melhores baseados no nosso gosto. O destaque é formado pelos animes nas quais nos chamou a atenção durante o ano de 2011, e que merecem reconhecimento.
Então não estranhe ver algum anime inbecil em primeiro, enquanto um anime muito bom está em ultimo. Isso não é colocado em ordem de favoritismo, e sim em ordem aleatória. Vamos as indicações desse ano.

5 - Kore wa Zombie Desu ka? (Isto é um Zumbi?)
Animes, em primeiro lugar, tem a tarefa de entreter. Claro que, pessoas como eu, assistem animes ensandecidamente, somente para ver uma obra prima. E é dessa maneira que acabamos achando pérolas, que não brilham tanto, mas ainda sim tem seu brilho e valor. Kore wa foi um dos animes desse ano que chamou minha atenção. Apesar de seguir aos trancos e barrancos, a série me agradou com seu humor non-sense e sua história, por mais manjada que ela fosse.
Não é algo que irá agradar todo mundo, principalmente os odiadores de ecchi e os extremistas, mas agrada uma boa parcela facilmente. E foi graças a essa boa parcela que o anime receberá sua segunda temporada ano que vem.
"Kore wa Zombie Desu ka?" começa quando o estudante Ayumu, por ter conhecido a misteriosa garota Yuu, é envolvido e acaba morto por um serial killer que estava agindo na região. Yuu, que era necromancer, consegue reviver Ayumu como um zumbi e o promove como seu guarda-costas. Com o novo corpo, Ayumu se torna quase imortal com sua alta capacidade de regeneração, além de conseguir aumentar seus músculos em até 800%. Entretanto, seu corpo passa a se enfraquecer ao receber raios solares e agora ele terá que se adaptar a isto passando a ter uma vida inadequada.

4 - Nichijou (Cotidiano)
Se lembram do Azumanga Daioh, anime de cotidiano que muitas pessoas consideram o melhor? Bom, finalmente recebemos um título do gênero que é tão bom quanto a encerrada obra do mestre Azuma. Com seu humor random, com cenas que em momentos beiram o absurdo, como a série de sketchs de objetos da Mio caindo do céu, Nichijou conseguiu alegrar meus sábados tediosos.
Lembrando que Nichijou é uma série que dificilmente irá encantar a todos, mas uma grande parte adorará. Se ainda não viu, dê uma chance e não se arrependerá.
Para os menos informados, a série segue a vida de um grupo de estudantes do ensino médio e sua escola. Esquisitices e vários absurdos são muitos, como uma menina de robótica feita por uma cientista de oito anos de idade, um garoto que monta uma cabra para ir a escola com seu mordomo, uma garota que pode adquirir várias armas de fogo do nada, um gato que pode falar e um diretor que luta com um cervo. Apesar de suas configurações bizarras e personagens, os estudantes ainda levam uma vida normal.

 3 - Puella Magi Madoka Magica
Sem sombra de dúvidas, as garotas mágicas do grupo Magica Quartet foram as que mais fizeram alvoroço esse ano. Muitos especularam que estavam de cara com o novo Neon Genesis Evangelion, outros diziam que é melhor que Evangelion, e outros que não passa de um anime de garotinha. Seja o que for que falem, Puella Magi Madoka Magica conseguiu uma cadeira na minha lista dos destaques do ano, com sua história sombria, personagens bem construídas e jogos de câmeras magníficos, na qual somente a Shaft sabe fazer.
A história é sobre Kanema Madoka, uma estudante normal da oitava série que vive uma vida normal, até um estranho encontro acontecer. Ela não sabe se o encontro é coincidência ou se é apenas o destino, mas duas coisas são certas: esse é o momento em que seu destino irá mudar, e também o momento em que começa a história de uma garota mágica. 

2 - Gintama' (2011)
Depois de enganar o público 3 vezes, a Sunrise finalmente entregou as pontas e encerrou o anime em Abril, justamente por estar próximo demais do mangá e não querer criar fillers para a série. Então ficamos com os repetecos dos episódios em HD, que ficou conhecido como "O Melhor de Gintama" (Yorinuki Gintama-san), além do filme, que foi bem recebido por todos os fans.
Mas os fans queriam mais, e assim a Sunrise voltou atrás e, após um ano, trouxe a tão aguardada continuação da história do samurai desempregado mais adorado. Obviamente que Gintama' veio em bom tempo, com seu humor negro, boas lutas e um ótimo enredo. 
Gintama conta a história de Sakata Gintoki, um preguiçoso ex-samurai que faz qualquer coisa por dinheiro. Junto com Shimura Shinpachi, um garoto que almeja ser um samurai, e Kagura, membro do clã mais poderoso do universo, entram em grandes encrencas, aceitam qualquer trabalho para fazer do mundo melhor... e para pagar o aluguel.

 1 - Tegami Bachi - Letter Bee Reverse
Por mais que pareça favoritismo, realmente Letter Bee Revese mereceu entrar no destaque de 2011. Após a fraca primeira temporada, o Studio Pierrot resolveu se arriscar mais uma vez com a obra de Hiroyuki Asada, e quase acertou dessa vez. Letter Bee Reverse é a prova que não devemos deixar animes mensais receber versões animadas tão cedo.
Continuando de onde parou a primeira temporada, a série nos mostra o início de toda a trama, que nos levaria direto para a melhor saga do mangá. Infelizmente, foi justamente quando chegou na melhor saga que Letter Bee Reverse se enrolou todo. Mas aí você pergunta: se o Reverse foi tão ruim, por que entrou nos destaques? Porque até antes da guerra contra o Cabernet, o anime estava seguindo religiosamente o mangá, além de que os desenhos e as músicas evoluiram ainda mais. Com seus trancos e barrancos, a temporada dos Reversos conseguiu entrar também na minha lista de destaques do ano.
Tegami Bachi são carteiros que levam cartas e pacotes importantes através da terra do Crepúsculo, Amberground. A história se passa em torno de Lag Seeing, um jovem garoto que nasceu no Dia da Tremulação, 12 anos atras quando o sol feito por homens caiu por razões desconhecidas. O mangá segue sua ambição de se tornar um Letter Bee e como ele segue o caminho de seu idolo Gauche que está desaparecido.

Deveriam ter entrado:
-Tiger & Bunny: Ainda não tive tempo de assistir.
-Steins;Gate: Foi bom, mas não foi tudo aquilo que falam.
-Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai: Ainda não tive tempo de ver.
-Mawaru-Penguindrum: Também não tive tempo de ver.

Um comentário:

  1. Bela lista, diria eu que boa parte das séries que se destacaram no fandom estão ai, mesmo, ao meu ver, que grande parte delas estejam na lista "DEveriam ter entrado". Acredito que os que mais chocaram e foram mais originais até agora foram Madoka e Penguindrum(apesar de não ter visto muito deste último).

    ResponderExcluir