Houve uma época em que era impossível ver dois ícones de videogames, Mario e Sonic, serem lançados no mesmo jogo, devido à intensa rivalidade das gigantes rivais, Nintendo e Sega. Hoje, além de possível, tornou-se corriqueiro jogar com Mario e Sonic num único título. Se isso já foi considerado sinal do apocalipse, não se sabe. Mas o mundo não acabou quando fomos presenteados com Mario & Sonic at the Olympic Games.
É logico que já foi imaginado uma situação onde o encanador bigodudo e o ouriço supersônico unem forças em um título totalmente novo. O que não se esperava era que esse título fosse baseado num evento esportivo. Mario & Sonic at the Olympic Games, como o próprio nome implica, é um game baseado nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Nele, você joga com 16 personagens, sendo oito de cada universo dos mascotes, em eventos esportivos presentes nas Olimpíadas. São 20 eventos divididos em oito tipos de esportes: atletismo, ginástica, tiro ao alvo, remo, arco e flecha, natação, esgrima e tênis de mesa. Uma modalidade exclusiva do game também está adicionada, os Dream Events, quatro atividades com características dos universos dos dois personagens, como uma disputa de corrida com itens que remete bastante a Mario Kart, luta de esgrima com ataques especiais e tênis de mesa com habilidades.
Os personagens são organizados por categorias baseadas em suas capacidades, podendo haver melhores opções na hora de escolher qual usar num determinado evento. Por exemplo, Knuckles, do tipo Power, tem grande força e resistência, mas peca em velocidade e habilidade, sendo indicado para eventos como arremeso de martelo ou remo. Yoshi, do tipo Speed, é bastante rápido e ágil, mas tem pouca força e resistência, sendo indicado para os 100 metros rasos ou corrida com revezamentos. A escolha do personagem antes de um evento pode ser crucial para a vitória. Existem personagens balanceados, como Mario e Blaze, e é possível jogar com o seu Mii, o boneco personalizável do Wii.
Mario & Sonic pode ser jogado com até quatro jogadores em todas os eventos e usa por padrão o Wii Remote com uso do Nunchuck. A grande maioria dos eventos no game tem a opção de jogar com ou sem o Nunchuck, sendo algumas apenas com o controle principal e outras, como o arco e flecha, é obrigatório o uso dos dois. Além de partidas comuns, há o modo Circuit, onde você compete sozinho ou com amigos um circuito de eventos pré-determinado. Aqui é onde você deve jogar para liberar os eventos do game (apenas metade dos eventos estão disponíveis no começo) e é possível também, posteriormente, criar seu próprio circuito. Há também um modo Mission, com missões específicas para cada personagens; algumas bem específicas, como arremessar o dardo entre 40-50 metros de distância.
A rigor, o game parece bastante com o que poderia ser um Wii Sports 2. Na época em que o título foi lançado, os esportes apresentados eram uma grande novidade, portanto havia uma grande variedade de eventos para se divertir. Somando isso aos minigames, opções é o que não faltam em Mario & Sonic.
Como é de se esperar, todos fazem bastante uso dos controles com sensor de movimentos do Wii. A grande maioria dos controles é fácil de entender e depois de alguns minutos de prática, jogar os esportes se torna bem mais fácil. Porém, apesar de variedade de eventos, o mesmo não se aplica à jogabilidade. Durante todo o tempo de jogatina, você perceberá que fez muitos movimentos iguais. Balancar o Wii Remote e o Nunchuck são ações muito repetidas nos eventos, fazendo parecer que a dinâmica do jogo, em quase 60% das vezes, é totalmente voltado a fazer o personagem correr ou nadar mais rápido. E isso se torna cansativo muito rapidamente, sendo uma experiência enjoativa para os jogadores mais criteriosos. Não é dificil se ver cansado após uns 20 minutos de jogatina.
Tem eventos que se salvam desse problema, como o arco e flecha: você precisa posicionar os controles de forma como se estivesse segurando um arco. Apontando o Wii Remote para a tela, segure A + B e "puxe" para se preparar para soltar a flecha. Então, mire a fecha de acordo com a posição do Nunchuck (fazendo o papel de arco), fazendo com que a mira de ambos estejam sincronizados. Em alguns casos, é preciso considerar a direção do vento, pois isso afeta consideravelmente a estratégia. São exemplos de dinâmicas interessantes e bem aditivas. No geral, os controles funcionam de forma satisfatória, exceto em alguns casos como os de salto à distância, onde é difícil ter uma resposta boa dos controles, principalmente no salto triplo.
Complementando o pacote, temos o modo Gallery, recheado de minigames interessantes, com algumas curiosidades a cerca dos jogos olímpicos e ainda um conjunto de músicas famosas das duas franquias. Todas as suas conquistas de medalhas, troféus e emblemas ficam registrados no menu Records. É nele onde você pode checar seus recordes em todas as modalidades e ainda enviá-los para o Ranking mundial online, para disputar seus recordes com o resto dos outros jogadores no mundo.
A análise da proposta do jogo é extremamente fácil de se fundamentalizar. O jogo é voltado para o multiplayer, e nisso ele foi bem pensado, pois grande parte dos eventos é jogável precisando apenas de um Wii Remote. Ironicamente, a experiência single player é tão sólida quanto a multi, podendo ser um jogo tanto para grupos quanto para o simples jogador casual. O problema visível aqui é apenas o rápido cansaso no jogador e isso afeta quase todo o divertimento.
Apesar de ser incomum se encontrar um trabalho visual detalhado em um jogo "party", Mario & Sonic não decepciona nesse quesito. Os gráficos são bem trabalhados e coloridos, e os modelos dos personagens são bem animados, incluindo em suas celebrações de vitória num evento. A taxa de frames é bastante solida, até mesmo em eventos mais pesados como natação com revezamento e visualizar numa tela de alta definição oferece uma bela qualidade visual, até mesmo para os padrões do Wii. Já a qualidade sonora é bastante simples e tímida, se for comparar com os gráficos. As músicas não são muito empolgantes, mas conseguem se adequar ao espiríto esportivo presente no título. Talvez, você possa se irritar com as frases dos personagens, que se repetem bastante, mas isso não estraga a diversão nem o trabalho artístico do game.
Mario & Sonic at the Olympic Games não é um jogo de se desperdiçar. O jogo é divertido, de fato, mas é cansativo depois de alguns minutos de gameplay e possui controles repetitivos e desinteressantes alguns dos eventos. Apesar de ser um jogo party de qualidade razoável, ainda não é um título que faça o planeta tremer por ter Mario e Sonic ao mesmo tempo. Porém, foi uma ocasião bem conveniente e o jogo consegue ser satisfatório. Vale pelo menos uma conferida, pois jogar por muito tempo poder trazer alguns probleminhas...
Imagens: Gamespot
Nenhum comentário:
Postar um comentário