Tutorial variado - Criar mods para Sonic adventure DX e Sonic Heroes Editor



Olá de novo pessoal!
Venho aqui com mais um tutorial, como disse antes... em alguns tempos irei postar tutoriais variados.
Eu sei que é simples e hoje já é bem fácil fazer o processo de criar uma modificação para o SADX, mas tem gente que ainda não conhece o método e gostaria de saber. Vou então mostrar a todos como fazer modificações para o SADX e mostrar como utilizar o programa chamado Sonic Heroes Editor. Também irei dar dicas para melhorar a qualidade de seus mods e outros.


Primeiro vamos com o Sonic ADX e prosseguindo vamos aprender a editar texturas, para começar um mod que muda uma textura, você terá que ter o PVMEdit, programa usado para extrair e importar texturas do Jogo, você pode baixar clicando aqui.


Agora que baixou o arquivo, extraia e verás que tem um arquivo de teste chamado "AMYSADXTESTE". Abra o PVMEdit.exe e para exemplo ao tutorial irei usar o "AMYSADXTESTE", esse arquivo contém texturas da Amy.
Então, vou em File e em Open e abro o arquivo "AMY...". Irá aparecer várias texturas, dê duplo clique para aparecerem a direita.

Obs: os arquivos .pvm podem ser encontrados nas pastas que contém arquivos do sistema do Sonic Adventure DX
Obs2: o botão 'mask' mostra a cor a ser usada como transparente na imagem da textura.

Dando duplo clique nas imagens e aparecendo a direita, clique com o botão direito em cima da imagem e em export. Agora escolha o destino onde salvar a textura para assim editar depois. Dou a dica de editar a textura aumentando muito pouco o brilho, a saturação e o contraste com um programa de edição de imagens (photoshop, photofiltre studio X, etc). Tente tirar um pouco o serrilhado da textura e o quadriculado usando um pouco o efeito de suavizar. Eu estou a usar a textura da Amy e caso eu queira alterar a cor dela apenas edito as texturas principais

Depois de ter feito alguns ajustes ou mudado a cor ou alterado o desenho em si, vou no PVMEdit e na imagem que exportei clico com o botão direito e em import (importar), ache a imagem textura na qual editou. E assim vai, editando parte por parte de um cenário ou um personagem se pode criar um mod que edita as texturas.

Uma dica é sempre haver um backup do Jogo, pois o mod pode danificar ou dar algum erro no Jogo na qual depois não tem como voltar atrás.

Talvez mais para frente eu ensine a editar mais profundamente o Jogo, na qual necessitará do uso de algumas linguagens.
---

Agora com o Sonic Heroes, usando o programa Sonic Heroes memory editor ou apenas dizendo Sonic Heroes editor. No mais esse edita mais coisas do Sistemas como a alteração de Teams, desativar a HUD e muitos.


Baixe o programa Sonic Heroes memory editor clicando aqui. Extraia e abra o "shmemeditor". Na janela do programa poderá aparecer a frase "Sonic Heroes is not running" em vermelho, ou seja, diz que o Jogo não está rodando e terás que abri-lo para mexer nas opções do programa abaixo. Deixe o SH Editor aberto e abra o Jogo. Após abrir o Jogo, com o Jogo aberto no Menu faça um processo para que ele minimize (exemplo: aperte Ctrl + Shift + Esc) e volte ao SH Editor. Agora verás que está escrito "Sonic Heroes is running" em verde e agora podes utilizar as opções abaixo.
Amount of Rings (Quantidade de Rings) - Amount of lives (Quantidade de Vidas) - Character levels (Level de personagem) - Utilize esses e os abaixo apenas durante uma fase.

No canto direito do SH Editor há 5 botões "More features", "Edit auto-freezing settings", Swith characters", "Save shmemeditor.ini" e "Shotcut Keys". "More features" de "mais recursos" você poderá alterar a posição de um personagem durante uma fase, altere o lider apenas quando pausado. "Edit auto-freezing settings" de "Edite configurações auto-aplicaveis", opções nas quais só podem ser editadas com o Sonic Heroes fechado. Tem opções como "Automaticamente parar o tempo" ou "Desativar a HUD". O botão Switch characters é bastante usado, podes mudar do Sonic para o Shadow por exemplo (ficando Shadow, Tails e Knuckles), mas claro, haverá bugs, principalmente nas cutscenes. Save shmemeditor.ini apenas salva as opções que aplicou para não ter de faze-las de novo. "Shotcut Keys" de "Botões atalhos" serve para colocar as opções do programa a serem acionadas apertando um certo botão do teclado.

É isso pessoal, espero que tenham gostado do Tutorial de Mods de texturas do SADX e de como alterar o Sonic Heroes, uma imagem para encerrar:

Até a próxima! =)

Um comentário: