História da Sonic Connection

Quando eu estava no primeiro ano do ensino médio, eu e meu amigo Davi começamos a usar o Blogger para criar páginas falando sobre diversas coisas. Eu usava o nick de Hyper the Hedgehog e havia criado um blog com o nome do nick falando sobre Sonic. O blog infelizmente não durou muito... o motivo? Bem, eu estava me apegando a uma outra série de jogos: Final Fantasy. E me apego a ela até hoje! Acontece que na época em que havia criado o blog eu não tinha muito conhecimento sobre blogs nem conhecia nada sobre a arte de blogar. Foi apenas por curiosidade que entramos nesse mundo. Depois de um tempo, resolvi dar uma pausa com o Blogger. FF havia me conquistado, tanto é que hoje é uma das minhas séries favoritas. Foi somente em novembro de 2008 que resolvi voltar com o projeto de blogs. Então, nasceu a Sonic Connection, este que você está lendo agora.


Eu já fazia parte de comunidades de Sonic e visitava sites brasileiros (Power Sonic, Inter Sonic, Sonic Palace, Music Plant) e alguns em inglês, como a Sonic Retro, MUITO tempo antes de começar a criar blogs. Eu devo ter começado a participar da comunidade Sonic na Internet em meados de 2005 ou 2006. Eu fiquei fascinado com a construção de sites e queria fazer um igual; o que me impedia era o simples fato de eu não saber como fazer um. Foi aí que eu passei a construir blogs, junto do Davi.

Como o blog nasceu...

O meu primeiro blog se chamava Hyper the Hedgehog Blog e eu postava coisas sobre Sonic. Não lembro de tudo que eu havia postado, mas teve um post que não consigo esquecer. Foi o do detonado do Sonic 1 de Master System (meu primeiro jogo do Sonic), onde eu ensinava a como pegar as Esmeraldas do Caos. Eu lembro desse em especial pois foi esse o meu primeiro post na blogosfera a receber um comentário. Era de um rapaz que, a fim de reviver os momentos da infância, tirou seu Master do armário e se pôs a jogar Sonic 1. Como ele não sabia onde estavam as Esmeraldas, ele foi pesquisar na net e, por sorte, encontrou o meu blog. Nunca mais me esqueço daquele belo comentário.

Porém, eu passei a me interessar por RPGs, sendo que meu primeiro foi Final Fantasy. Eu comecei a deixar Sonic de lado e, consequentemente, o blog também. Eu estava jogando bastante Final Fantasy IX. Lá pelo terceiro disco do game, lembro de ter gannho uma arma para o personagem Zidane, chamada Orichalcum Dirk. Eu passei por maus bocados com aquela arma no jogo, mas ela me ajudou bastante. Eu gostei tanto dela que eu fiquei usando até o final do jogo. Não só pela forma dela, mas também pelo nome peculiar... Lembro de ter visto várias estratégias na Internet sobre o jogo. Numa delas, essa arma estava escrita como "Orichalcon" Dirk, e eu acabei adotando esse nome. Eu usava Orichalcon como nick em jogos como Ragnarok. Após conseguir o meu Playstation 2, eu conheci Kingdom Hearts.

Acho que foi mais ou menos depois de eu ter terminado o primeiro KH, quando um certo vídeo de um jogo de Sonic vazou...




Cara, como eu fiquei animado com o que eu vi. Apesar de que eu ainda estava meio desligado com as novidades do Sonic, aquele vídeo me deixou extremamente interessado. Eu segui as novidades do jogo, uma por uma. Mas ainda segui no mundo dos RPGs. Passou-se os meses de 2008, e meu hype com o Sonic Unleashed cresceu ainda mais. Até que no final do ano, no dia 18 de novembro, o jogo lançou. Eu logo peguei a versão de PS2 e fui jogar...

Acho que o que me impulsionou à criar o blog foi o game Sonic Unleashed. Eu fiquei viciado no jogo! Aquela velocidade insana e ação frenética das fases diurnas me fizeram ficar extremamente ligado no jogo. Não que as fases do Werehog não fossem boas, naquelas época eu tinha o costume de gostar de qualquer jogo do Sonic que me colocassem para jogar. Mas aquilo realmente me marcou como fã. Foi aí que meu interesse com Sonic e com o blog voltou.

Eu terminei Sonic Unleashed no dia seguinte ao lançamento (pra você ver como meu hype me segurou xD). A chama para voltar ao blog cresceu ainda tanto que eu resolvi voltar com o Hyper the Hedgehog Blog. Unindo minha vontade em jogar Sonic, mas os meus mais recentes gostos com outros assuntos, resolvi criar um blog cujo conteúdo estaria envolvendo não só Sonic, como games, animes, mangás e assuntos semelhantes. O retorno do blog foi feito no dia 21 de novembro de 2008.

Durante esse tempo, eu andei jogando bastante Kingdom Hearts 2. Dentro desse game, existem itens que você precisa colocar para liberar a Keyblade (arma do jogo) mais forte, a Ultima Weapon. O item se chama "Orichalcum +". Foi aí que eu me lembrei, o nome não é Orichalcon, e sim Orichalcum. E então, ainda fascinado pelo nome peculiar. Resolvi assim adotá-lo de vez, como o meu nickname final: Orichalcum the Hedgehog.

E então, foi aí que aconteceu o verdadeiro ponto de partida. Agora que eu usava o nome de Orichalcum, o nome do blog não estaria mais fazendo sentido. Tá certo que era meu nick antigo, mas dar início ao blog e continuar com um nome "nada a ver"... Passei a pensar num novo nome...

Temos coisas de Sonic, logo, terá Sonic no título...
Mas não falaremos só de Sonic, falaremos de outras coisas...
Como resumir a proposta do blog em uma só palavra....?
Um blog de Sonic com vários conteúdos...
Todos unidos no mesmo lugar...
Unidos... conectados aos visitantes...
Conectados...

No dia 9 de dezembro, eu postei a noticia de que iria mudar de nickname e que o nome do blog se chamaria Sonic Connection.

Os primeiros passos
Escolhi um visual para o blog. A primeira versão da Sonic Connection era um template já pronto, com duas colunas laterais e a coluna de posts no centro. Tinha um menu horizontal no topo e o cabeçalho bem largo. Eu já tinha alguns manhas usando um Photoshop, apenas se não serem lá grande coisa. Por mais que eu não gostasse e usar um modelo já pronto, eu preferia aquele modelo preto aos modelos padrões do Blogger, que na época eram simples demais.

Então, para deixar uma marca minha no blog, eu criei o logotipo do blog. Como o nome era bem diferente dos normais, eu precisava criar um logotipo com letras e efeitos diferentes dos padrões. Usando isso, mas seguindo a vibe do jogo do Sonic que estava para ser lançado, Sonic and the Black Knight, eu crei a imagem de cabeçalho para estrear o blog.

O primeiro banner da SC.

Um detalhe interessante é que esse banner foi usado para criar o primeiro button da Sonic Connection xD.

Comecei postando as últimas notícias de Sonic que rolavam nos principais sites sobre o ouriço e preparei as primeiras seções do blog, a de Saves, Papéis de parede e Letras de músicas. Eu passei e encher com várias letras de musicas dos games do Sonic e, em alguns delas, eu postava minha tradução para o português. Chegou o ano de 2009, e então começou o meu ano mais ativo na SC.

2009: Um ano de empenho
E começou o trabalho. Eu comecei a unir tudo o que eu mais dominava e passei a investir em conteúdos para download. Unindo isso ao fato de termos feitos vários reviews de games e dado início à seção de Personagens e Álbuns. Eu sempre fui muito chegado às musicas do Sonic, então fiquei extremamente focados nas Letras de Musica. No mês de abril, eu postei mais de 50 letras com grande parte delas traduzidas. E criei as páginas com o downloads de vários álbuns de música do Sonic.

Eu lentamente fui adicionando reviews ao blog, lembro de ter chegado à marca de quinze textos. Já havia analisado vários jogos, a grande maioria entre os de Mega Drive e Master System. Eu já tinha até começado a postar sobre a série Advance no blog. E quanto aos detonados, esse foram sendo colocados de forma beeeeem lenta, quase que com meses de diferença.

Uma coisa importante a falar é que quando o blog nasceu, um administrador já estava do meu lado. Ele é o Davi, que cuida hoje do blog Hyrule Map, falando a respeito da série de game The Legend of Zelda. O Davi, apesar de ser uma grande amigo de infancia meu, pouco postava no blog. Hoje, ele ainda posta muito, MUITO pouco, mas enfim... A recíproca é verdadeira XD

Digamos que o Hyrule Map foi o primeiro parceiro da SC, como afiliado. Após ele, tivemos um blog feito por outro amigo, que falava sobre Fórmula 1. O blog não existe mais, infelizmente. Busquei algumas boas parcerias, como o Soniclub. O blog do GreyTH foi o primeiro parceiro que eu não conhecia (nem conheço) pessoalmente e lembro até que ele me deu uma dica sobre o número de posts da página principal do blog.

Com o tempo, criei o costume de fazer atualizações a cada duas semanas. Eram sempre pequenas, mas valeram todo o esforço. Só que, ainda naquele tempo, as visitas da SC ainda não ascenderam tanto. Mas continuei firme até chegar no final do ano. Pensando em como comemorar o aniversário do blog de um ano, resolvi presentear os visitantes com uma super atualização.

Sim, para os leitores fiéis do blog, vocês devem estar se perguntando por que não ocorreu nenhuma atualização desde o início do mês. E o motivo é: estava guardando tudo para esta ocasião! Estive planejando isso há um tempão e estou certo de que vai ocorrer tudo bem. A partir de segunda-feira, dia 23, vão começar as Atualizações Periódicas. Todo dia irei adicionar conteúdo, seja notícia, seja review, seja download, QUALQUER coisa!

Durante esse período haverá um menu mostrando quais foram as últimas cinco atualizações feitas com os devidos links. Muita coisa pode acontecer durante esse tempo, então fique atento, pois vou também informar a hora em que o conteúdo foi adicionado.

As APs vão terminar em 11 de dezembro (sexta-feira) e nesse dia, farei a relação de tudo o que foi feito. Estas atualizações serão feitas por mim e o David Hart (webmaster da Hyrule Map).
Banner de aniversário da Sonic Connection
Foi nessa mesma época que fiz parceria com a falecida Rádio Sonic Alliance. Criei um novo button para os afiliados e dei início às atualizações. Eu preparei tanto conteúdo com tanta velocidade que ganhei muitos elogios de visitantes e parceiros. Acho que essa foi a maior inserção de conteúdo da história do blog. Eu gostei tanto daquilo que resolvi prolongar as Atualizações periódicas. As visitas começaram a ter um aumento considerável e eu me senti extremamente satisfeito com o blog. Terminei o ano de 2009 com chave de ouro tanto no blog, como na minha vida pessoal. E me senti pronto para 2010. Até que...

2010: Um ano de mudanças
Banner de 2010.
Eu estava tão satisfeito com o desempenho da SC em 2009 que me incentivou ao fazer algo ainda maior em 2010. Eu notei que a área de detonados estava vazia e desatualizada, então trarei de pensar numa maneira de aumentar o conteúdo. Outra idéia era colocar no blog tudo sobre Sonic. Absolutamente tudo! E eu passei a pesquisar bastantes informações e pensei em como organizá-las de forma ainda melhor da que já estava. Mas o que estava me encomodando muito era o visual. Eu gostava dele, mas com o tempo, ele foi envelhecendo. Se a Sonic Connection fosse mudar em vários sentidos, um deles seria o template. E logo fui buscar não um novo, mas tutoriais e dicas de como criar um template. Seria minha primeira experiência com HTML e CSS na construção de um visual para blog.

Eu passei o início do ano postando vários conteúdos pequenos, mas com uma certa frequência. Porém, meu tempo estava reduzido. Foi em 2010 que eu comecei a me preparar para o vestibular. E como tal, tive bem menos tempo para cuidar do blog. Porém, o tempo que me sobrava para postar noticias, eu simultaneamente começava a escrever o código-fonte do novo visual da SC.

E os meses se passaram. Poucas atualizações e muitas notícias dos principais jogos do Sonic que estavam nos destaques daquela época, como Sonic Free Riders, Sonic Colors e a bola da vez, Sonic the Hedgehog 4. Foi quando surgiram novas figuras na SC...

Chegamos no mês de maio, e parte dos novos projetos da SC estavam sendo concluídos. Eu então estreei a minha segunda criação especial para o funcionamento do blog, os Action Buttons. Super simples, mas se tornaram muito úteis. Foi aí que surgiu o Felipe. Se eu não me engano, nós começamos a conversar no MSN e acabamos virando amigos, apesar de um morar no Ceará e o outro em São Paulo. Ele me ajudou com as notícias e ainda fez artigos para o blog (que devem estar perdidos no tempo). Com pouco tempo, minha confiança no Felipe aumentou e suas postagens começaram a aumentar em número.

Ainda no mês de maio, os planos da SC tomaram um novo rumo. Passou por mim a idéia de comprar um domínio para o blog. Eu já estava acostumado a ouvir pessoas chamando a SC de "site", então eu fui na onda e comecei a chamar o blog como tal. A ídeia de estar com um ".com.br" na URL do blog me deixava ainda mais animado sobre como as coisas iriam terminar em 2010. Então, evidentemente, eu comprei o domínio da SC e passei logo a preparar um grande projeto, que iria englobar todos ou outros.

Chamei de Big Change. A grande mudança do blog. No visual, no conteúdo e no endereço. Eu deixei o blog em estado de manutenção por um longo tempo no mês de agosto preparando tudo. Eu e meu amigo Carlos Aécio cuidamos do novo logotipo da SC e eu estava finalizando o novo template. Repensei nos conteúdos e retirei vários outros, como as análises e os conteúdos piratas, como roms, emuladores, downloas de álbuns e etc. Havia decidido naquela hora que jamais iria colocar coisas que fariam apologia à pirataria. Criei uma imagem para mostrar a todos a Grande Mudança que  a Sonic Connection iria sofrer.

Imagem referente à Big Change, já com o novo logotipo.

Foi então em agosto que a SC recebeu a Big Change. A versão 2.0 estreou com seu novo endereço e conteúdo reformulado. Foi como começar o blog do zero. Um Project Needlemouse em forma de blog. Um design totalmente feito por mim, completamente diferente de um design comum. Então, a coisa continuou andando. Mais notícias, mais planos e mais um membro...

Quando a SC estava no auge da 2.0, foi a vez do Vinícius entrar no time do blog. Quando eu o conheci, ele gostava bastante da seção de Músicas, que estava gigante. Após me adicionar no Messenger, ele me contou sua trajetória em alguns dos blogs sobre Sonic e sua saída da Soniclub. Depois de muito papo, Viny garantiu a entrada dele na SC. Acho que, de todos os que estavam no blog fora eu, Viny demonstrou ser o que tinha mais zelo com a SC e o conteúdo. Só que a presença dele foi meio conturbada em 2010. Mesmo sabendo que não postar conteúdo pirata, ele publicou o download de uma ISO do game Sonic Colors (eu acho). Eu exclui imediatamente, mas mesmo perdoando o Viny, ele resolveu apagar todos os posts dele e sair do blog por vontade própria. Eu aceitei a escolha e continuamos conversando.

Imagem feita pelo Viny, antes de entrar na SC.
Com o passar do mês de setembro, meu tempo para cuidar do blog foi diminuindo, por causa do vestibular. Foram poucos os posts até o mês de outubro, quando percebi que eu meu tempo estava quase acabando. O que me deu ainda mais essa certeza foi a quantidade de posts naquele mês. Então tomei a atitude de dar uma pausa temporária ao blog. Com apenas uma postagem no mês de outubro, avisando da pausa, fui me afastar do blog. O Viny até tentou me ajudar, fazendo u um retorno rápido ao blog sem aviso prévio. E eu fiquei sumido da SC nesse período.

Esse tempo fora, em certa parte, foi útil para eu repensar em algumas coisas sobre a Sonic Connection. Eu pensei em mudar o visual denovo, e já tinha uma idéia de como fazer. Nesse meio tempo, eu havia jogado Sonic the Hedgehog 4: Episódio 1 e tinha gostado bastante dele. E como o pessoal estava falando muito do jogo, resolvi criar o visual da SC baseado no estilo do Sonic 4. Eu construi o novo template tendo a 2.0 como base e mudei as imagens usada por outras que lembram os menus do jogo. Então, já com o vestibular feito, eu retornei ao blog, exatamente um dia antes da SC completar dois anos.

No dia de aniversário, a versão 2.5 fez sua aparição com alguns bugs. Já imaginei que ela ficaria assim, já que não tive todo o tempo do mundo para corrigir os erros de edição da 2.0. Postei a minha primeira análise do atual modelo de análises. E passei a usar mais as funções do Blogger.

2010 não foi um ano muito bom para o blog. As mudanças de visual não vingaram a falta de tempo para postar conteúdo e, com isso, nossa média de visitas baixou drasticamente. O fim do ano ficou marcado como o momento onde eu percebi que estava faltando algo na SC...

2011: Um ano de renovação
Estava todos passando por um momento muito importante como fãs. 2011 é o ano onde nosso ouriço azul comemora 20 anos de lançamento do seu primeiro jogo. Eu estava pensando em como recompensar os leitores da SC nesse ano, e uma delas foi criar um novo design para ele. Mesmo tendo trocado de visual duas vezes em menos de seis meses, eu já havia idealizado um novo visual. Esse seria o bastante para vingar parte do que foi perdido e desperdiçado em 2010. Antes do ano acabar, eu deu inicio ao plano da nova versão 3.0. Eu criei uma pesquisa no blog e no Sonic Zone Forum, a comunidade que eu estava mais presente, para decidir o próximo logotipo da SC.

Decisão de logotipos da Sonic Connection 3.0


Mais uma vez, com a ajuda do meu amigo Carlos, fizemos um novo logotipo com um ar mais moderno. O objetivo era definir qual logotipo iriamos usar a partir de agora e, baseando-se nele, iriamos criar o visual do site.

Após um empate, decidimos ficar com o modelo 3, com fundo azul. Então, deram-se início as edições intensas de HTML e CSS.... No começo do ano participamos de uma votação dos melhores Sites/blogs de Sonic do Brasil em 2010. Ficamos em sexto e sete participantes. Sendo que para consolar, ficamos em primeiro na categoria Visual =p

Com o tempo, enquanto eu construia a 3.0, eu comecei a criar uma idéia de como continuar com o blog. Eu estava passando por um momento dificil na minha vida pessoal e isso me fez entender alguns conceitos errados que andava tomando. E unindo isso ao blog, eu comecei a notar que mesmo com um visual melhorado, alguma coisa estava faltando. O que seria...?

Quando a versão 3.0 estava ganhando forma, me passou pela cabeça de que eu estava esquecendo algo. Então, olhei pro novo logotipo do blog e me toquei: tinha um motivo para o blog ser chamado de Sonic Connection. Foi aí que eu finalmente enxerguei a forma correta de como criar o blog. Eu sabia que podia, mas não sozinho. Então, recorri à ajuda dos membros do blog.

Tomei uma tímida postura nova na SC. Posts sobre games em geral apareceram sem explicação prévia. Eu então comecei a organizar a nova "investida" do blog. Com a mente no lugar e com todas as idéias organizadas, passei a construir a versão 3.0 intensamente. O fogo que havia nascido em mim quando eu criei o blog estava ardendo forte denovo (drama mode on! XD).

Conteúdos novos começaram a aparecer. Artigos sobre os melhores jogos do Sonic, análises completas e uma super atualização na seção de músicas causaram um grande impacto nas visitas. Dei inicio ao projeto de Fansub do Sonic OVA, que eu já estava pensando em fazer desde o início do ano. A interação com os Aliados da SC ficou mais forte, surgiram então alguns projetos novos com um campeonato de Sonic Riders. Detonados e enquetes passaram a ter frequencia no blog. E nesse tempo, o game Sonic Generations estava para ser anunciado...




Quando eu vi o Sonic moderno com o Sonic clássico, devo dizer que isso teve um impacto tão grande na SC, que me fez ter a certeza de que seguindo por esse caminho, as coisas iam da certo. Então, postei o projeto de Fansub concluido e tivemos uma enorme repercussão e com um grande número de downloads. Foi nesse dia, 25 de abril, que eu havia tido a certeza: a Sonic Connection 3.0 estava pronta.

No dia 27 de abril, a versão Ultimate estreou. Todos que viram a nova versão ficaram deslumbrados. Até eu me surpreendi com o resultado final. Finalmente havia criado um template simples, bonito e livre de qualquer bug ou imperfeição sequer. Eu criei pensando num template que atendesse todas as necessidades quanto à organização e apresentação do conteúdo. Acho que foi o mais abuso do HTML e CSS do Blogger que eu já fiz. Quem diria que um Template Mínima poderia se tornar nesse visual...

Junto da 3.0, eu trouxe a notícia de que a SC vai trazer conteúdos não-Sonic. O que estava faltando na Sonic Connection era exatamente uma proposta. Antes, a SC estava apenas na posição de simples blog de Sonic. Mas agora, eu percebi que seguir a proposta estabelecida no primeiro post da SC pode levar a bons resultados. Então passei a seguir a idéia de "retornar às origens". Resolvi tomar a postura de que, se for para compartilhar algo que você gostaria de contar aos outros, como dicas de como criar um fangame, por exemplo, não há porque hesitar em postar isso na Sonic Connection. Depois da 3.0, a Sonic Connection se tornou um lar de conteúdos abrangentes.

O Viny fez seu retorno ao blog e eu passei a postar conteúdo sobre animes. Eu descobri como criar um mp4 em alta qualidade com 100mb a partir de um mkv em qualidade HD com mais de 300mb e passei a upar e disponibilizar downloads de episódios de anime no blog. Passei a criar mais textos, querendo tornar o conteúdo da SC o mais único possível. Análises, enquetes, animes e artigos começaram a se destacar.

Um dos meus medos era que a seção de Animes tivesse mais acessos que o resto do blog. Por mais que o blog possua conteúdos de animes, o foco deve ser Sonic. E eu me preocupei em deixar a seção de Animes sempre atualizada, mas em um plano secundário. Como resultado, para a minha felicidade, os animes trouxeram muitas visitas ao blog, mas nenhum post de anime ficou na frente das postagens de Sonic em nenhum mês até hoje.

Os meses se passaram, mantendo o ritmo de conteúdo de forma regular. Surgem novos projetos de Fansub e uma idéia para um fangame de Sonic, chamado por mim de Project Mask. Mais ou menos nessa época, meu PC havia parado de funcionar e então, comprei uma CPU nova. Se comparar com o PC antigo, esse novo é um Titã! Meu trabalho acelerou e muito! E depois diso, me veio um idéia maluca...

No mês de julho, eu fiz parceria com a Sonic Tales. Eu conheci o blog pela Sonic Zone e conversei com o webmaster, Thiago. Após adicioná-lo ao msn, descubro que ele mora na mesma cidade que eu! Conversa vai, conversa vem e acabo me tornando membro da Sonic Tales, ajudando na tradução dos gibis da Archie Comics, a mesma responsável pelas atuais HQs do Sonic. E então, uma relação mútua entre os blogs começou a rolar.

Em agosto, por uma razão desconhecida, eu tive uma idéia bastante utópica. Seguindo o mesmo ritmo de organização do Thiago, eu comecei a pensar em como comemorar o aniversário de três anos da SC em agosto. Cheguei no resultado de fazer 70 postagens num período curto de tempo, mas o que me deixava inqueito era ter que fazer todas as 70 sozinho. Não daria tempo de eu fazer tudo até novembro.

Foi então que setembro e outubro chegaram. Em setembro, a SC havia aparecido com um conteúdo pequeno, mas em compensação, um novo membro entrou na equipe. O Guilherme, chamada também de GuimsTH, um amigo que conheci no Sonic Zone Fórum, havia "retornado dos mortos". Ele estava sumido, mas voltou para ficar. E com tanta conversa instantânea (Messenger FTW!), Guims se tornou membro do blog.

E em outubro, a coisa disparou. Outro membro fez sua apresentação: Soneca, também conhecido do SZF. Eu mostrei a ele o blog e, vendo que tipo de pessoa ele era, me pus a convidá-lo a se juntar ao blog. Ele aceitou e já deu inicío ao seu serviço de uploader, encoder, newsletter da área otaku da SC. Então, no dia 9 de setembro, postamos cerca de 9 postagens. Cada um fez o seu, menos o inútil do Davi xD. Como resultado, a SC recebeu seu maior pico de visitas únicas até aquele dia em toda a sua história. E para a minha surpresa, as visitas se manteram sempre naquele nível e até hoje não saem de um número razoavelmente grande. Infelizmente, foi também nesse mês que o Viny saiu do blog por causa de um desentendimento pessoal. A coisa foi resolvida, mas definitiviamente aquilo foi um marco para a história do blog.

Muitos posts feitos em outubro. Chegou novembro, o mês do aniversário do blog. Os preparativos para a Connect70 estava sendo feitos. Muito se pensou em como proceder com os posts. Porém, veio um obstáculo: nem todas as 70 postagens estaria prontas até o dia. Então, com muitas conversas com os membros, expandimos a semana do evento. E cá estamos com os três anos da SC em mãos.

2 comentários: